REFLEXOS


2007

(vídeo | mini-dv transferido para ficheiro digital, cor, s/ som, 6 min)

A acção deste vídeo decorre numa escola onde trabalhei como professor. Colocam-se questões às crianças e estas vão pondo os dedos no ar para responder, de acordo com os códigos escolares. Uma vez que o vídeo não tem som, desconhecem-se as perguntas, assim como as respostas.


Como artista procurei capturar expressões de desejo e ansiedade (nos movimentos ascendentes dos braços das crianças) e expressões de frustração / desilusão (com a consequente queda dos mesmos).


Ao trabalho foi colocado o título de “Reflexos”. Reflexo enquanto reacção motriz dos músculos e reflexo enquanto imagem devolvida por um espelho ou superfície reflectora. No vídeo os reflexos vão acontecendo em três sentidos diferentes: no sentido do professor para as crianças e posterior reflexo para o professor; no sentido das crianças para o professor e posterior reflexo para as crianças; no sentido de cada criança escolhida para o colectivo da turma e posterior reflexo para a criança escolhida.


Como resultado, este vídeo revela — nos movimentos e expressões das crianças — a necessidade do ser humano, ao nível do processo de identificação do Eu, se refletir no olhar do Outro.


No processo conceptual, teve grande influência o livro “A condição humana” de Hannah Arendt.



Nota: no excerto do vídeo online foram tapadas as caras das crianças.