CAPITULAR


2006

(instalação + vídeo | vitrina de vidro, monitor numa pequena maleta, texto escrito à mão sobre vidro | dimensões variáveis | mini-dv transferido para ficheiro digital, cor, s/ som, 57 min)

No espaço de uma vitrina institucional do Goethe Institut (habitualmente ocupada com livros) esvaziou-se o seu interior e instalou-se um pequeno monitor com um vídeo (exibindo uma performance), que em diálogo com a localização contígua de uma biblioteca, reflecte sobre os sistemas de organização e hierarquização do conhecimento.

O vídeo consiste numa sequência ininterrupta, sem princípio nem fim (em loop) de um conjunto de 10 séries repetidas da performance. Cada série encontra-se separada por imagens das placas divisórias que identificam numericamente cada campo temático para arquivo dos livros na biblioteca (revelando-se igualmente um retrato da orientação ideológica da instituição). Em cada série desses capítulos, como performer deito-me e levanto-me 10 vezes entre as estantes de livros.

Trata-se de uma referência ao sistema decimal internacional de organização das bibliotecas, onde a opção pelos referidos movimentos de um corpo continuamente para cima e para baixo surge pela analogia com a ideia de ascensão e queda, com a qual relaciono a ambição e limites do sistema decimal bibliotecário e, em geral, os sistemas de produção, catalogação e memória de conhecimento. E da vida.





Na porta de vidro da vitrina transcrevi a definição da palavra “capitular” de um dicionário. Esta palavra caracteriza-se pela particularidade de ser muito difícil de catalogar uma vez que é simultaneamente adjectivo, substantivo e verbo transitivo ou intransitivo, dependendo do contexto em que se encontra.


Capitular
1 adj. Que diz respeito ao capítulo dos religiosos, dos cónegos / Denominação de letra maiúscula: letra capitular. / s.f.pl. Decretos reais; ordenanças emanadas dos reis merovíngios e carolíngios.

Capitular2 v.i. Assinar uma capitulação, render-se. / Transigir, ceder. / - v.t. Classificar, qualificar, tachar de. / Fazer a capitulação (de um crime).

In Dicionário enciclopédico Koogan Larousse