ACESSO CONDICIONADO


2007

(instalação + vídeo | cozinha, porta com postigo, escadas de serviço, monitor e suporte | dimensões variáveis | mini-dv transferido para ficheiro digital, 22 min, cor, s/ som)


Este trabalho foi criado e instalado enquanto site-specific. Num edifício originalmente residencial, de princípios do séc. XX, situado na Av. da Liberdade e entretanto desocupado, foi colocado um monitor — exibindo o vídeo — numas escadas interiores de acesso fechado. O vídeo apenas podia ser visto pelo público a partir da cozinha de um apartamento, por um pequeno postigo de uma porta trancada.


Originalmente, essas escadas estavam reservadas ao uso de empregados (serviam as cozinhas das residências) constituindo em comparação com as escadarias principais, um espaço de diferenciação funcional e social, reflexo de uma organização que visava separar o público do privado, assim como diferentes classes sociais.


As imagens apresentam o ponto de vista de alguém que sobe e desce as escadas (o próprio vídeo era mostrado num monitor instalado nessas escadas interiores), tentando com uma chave abrir várias portas fechadas, sem nunca conseguir, pois a chave não abre nenhuma das fechaduras. Funciona como metáfora de inúmeras leituras.