Historia Porto

Para perceber a história da cidade do Porto, é preciso ter em conta a sua localização geográfica e recuar milhares e milhares de anos, à origem de tudo. Devido à localização da Península Ibérica (que engloba Portugal, Espanha, Andorra e Gibraltar), os primeiros seres semelhantes ao homem, o homo sapiens sapiens, chegaram pelo norte de África, através do estreito de Gibraltar, e foram andando e povoando a Europa. Durante a Idade do Gelo, muitos destes seres deslocaram-se do Norte da Europa para o sul, fugindo do clima frio e seco.

Entre Portugal e Espanha, os primeiros homens foram percorrendo o território, procurando encontrar locais onde houvesse condições propícias para a sua fixação. Em Portugal foram subindo pela costa, junto ao mar, para fugir às florestas densas. Há milhares e milhares de anos, não havia aeroportos, portos, auto-estradas, comboios... onde existissem condições para viver, como bom clima, proximidade ao mar e ao rio, para poderem pescar, ou terrenos férteis, para cultivar, era onde se fixavam. Junto ao litoral e no interior, a acção dos rios produziu planícies, criando um ambiente favorável ao homem. Consegue imaginar viver assim, sem meios de transporte e de comunicação, Internet e até sem telemóvel, em que tudo o que tinham era o rio, o mar e o que colhiam da terra?

Em relação à Região Norte, onde o Porto se situa (no noroeste de Portugal, sendo a segunda maior cidade em termos populacionais do país), os povos foram criando raízes graças ao Rio Douro, com 850 quilómetros de extensão, e ao mar. A história do Porto será muito mais antiga do que a de muitas cidades europeias, já que factos históricos e achados arqueológicos apontam para a presença de homo sapiens sapiens há mais de 20 mil anos numa área entre o Alto Douro Vinhateiro e o Vale do Côa.