A Associação Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo é uma associação sem fins lucrativos que tem a sua sede no Centro Unesco para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, em Beja. O grupo é formado por 37 crianças do concelho de Beja, com idades entre os 6 e os 11 anos.

Diretor Coral: Paulo Ribeiro

Diretor Artístico: Joaquim Mariano

O espetáculo musical e etnográfico "Ciclo do Vinho de Talha" pretende homenagear o Cante Alentejano, o Vinho de Talha e o Alentejo. Os Rouxinóis recriam as várias fases do Ciclo do Vinho, da produção à comensalidade que o Vinho de talha sempre proporcionou.

No palco são distribuídos cerca de três centenas de objetos reais e réplicas.

Os Rouxinóis do Alentejo encontram-se a concluir a edição do seu novo DVD que irá aliar o espetáculo ao documentário com as tarefas reais realizadas nos locais próprios.

As tarefas apresentadas em espetáculo foram supervisionadas pelos viticultores e vinicultores da VITIFRADES.

Em 2016, os Rouxinóis do Alentejo regressaram com o apoio dos seus padrinhos, os Cantadores do Desassossego.

As modas aprendidas pelos Rouxinóis foram supervisionadas pelos Cantadores.

Os Rouxinóis apresentaram no dia 24 de Maio de 2019 o espetáculo “Panis et vini in Pax Iulia”.

Este espetáculo, preparado especificamente para o evento Beja Romana, fez uma viagem no tempo para mostrar como os romanos faziam o pão e o vinho em terras de Pax Julia.

Apresentação do trabalho discográfico com a direção musical do maestro Jaime Branco e um Ensemble Instrumental, formado por professores de música do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, aos quais se juntam o acordeonista António Caço, a fadista Joana Santos e os “padrinhos” dos Rouxinóis, os Cantadores do Desassossego.