Não vê uma pré-visualização acima? Voltar a autenticar
👉 Dias 𝟮𝟳 𝗱𝗲 𝗷𝗮𝗻𝗲𝗶𝗿𝗼 e 𝟯 𝗱𝗲 𝗳𝗲𝘃𝗲𝗿𝗲𝗶𝗿𝗼, estão abertas Audições para captação de novas crianças entre os 6 e 12 anos (c𝘢𝘴𝘰 𝘢 𝘤𝘳𝘪𝘢𝘯𝘤̧𝘢 𝘦𝘴𝘵𝘦𝘫𝘢 𝘯𝘰 𝘨𝘳𝘶𝘱𝘰 𝘦 𝘶𝘭𝘵𝘳𝘢𝘱𝘢𝘴𝘴𝘦 𝘢 𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦, 𝘱𝘰𝘥𝘦 𝘢𝘪𝘯𝘥𝘢 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘪𝘯𝘶𝘢𝘳)
Terão lugar nos dias e horas de ensaio habituais (segundas-feiras das 17.45h às 19.00h)
O Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Unesco comemora o seu 10.º aniversário a 27 de novembro de 2024.
Nestes últimos nove anos, Ana Baião tem andado a fotografar o Cante um pouco por todo o Alentejo e na grande Lisboa, em diversas iniciativas e com diversos grupos. Inclusive deslocou-se a Paris para fotografar um dos poucos grupos existentes no estrangeiro, sendo que o Rancho de Cantadores de Paris tem a particularidade dos seus elementos serem de várias nacionalidades e apenas duas pessoas portuguesas.
Filmagens e entrevistas no ensaio geral no dia 20.11.2023 para o espetáculo de apresentação do novo CD, integrado nas comemorações do 9º aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
No dia 25 de Novembro, o Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo apresenta em Beja o CD "OLH'ÓS ROUXINÓIS!" no Pax Julia, Teatro Municipal, num espetáculo onde se comemora também o 9° aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Este concerto contará com a presença do Grupo Coral Misto “Searas ao Vento”, da aldeia da Trindade, e do Grupo Coral Moços da Aldêa, e ainda dos convidados Jorge São Pedro, Paulo Colaço e a dança do Bella’s Crew Dance, "numa experiência intergeracional e simbólica da transmissão oral que ocorre no cante alentejano e que assegura a continuidade desta tradição, nomeadamente através das vozes das crianças, sementes de esperança para o futuro do Cante".
Este enriquecedor intercâmbio cultural foi possível graças ao acolhimento da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense, e à Liga dos Amigos da Mina de São Domingos, uma coletividade alentejana sediada em Sacavém, que desde junho de 2018 desenvolve um projectão de Cante Alentejano neste agrupamento de escolas, em conjunto com a Câmara Municipal de Loures.
Paulo Ribeiro, responsável artístico e ensaiador desta formação, constituída por crianças dos 06 aos 12 anos de idade, recordou à Voz da Planície que a “reorganização do grupo foi retomada 20 anos depois da sua formação inicial e dois anos depois de paragem devido à pandemia".
O ensaiador lembrou, também, que os Rouxinóis do Alentejo recriavam ciclos temáticos, com recurso a música, e que agora está de regresso com uma outra perspetiva.
....