Os Rouxinóis apresentaram-se a inaugurar a 35ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market a convite da entidade Turismo do Alentejo, naquela que é a maior feira de turismo de Portugal. (fotografia com menos 4 elementos)
2024 novembro | Fotografia: José Manuel Costa
O grupo atua regularmente a nível local e regional, pontualmente desloca-se à região da grande Lisboa, seja para programas de TV ou atuações em salas de espetáculos. O ano de 2024 foi bastante preenchido, com cerca de 2 atuações por mês, exceto nos meses das férias escolares nos quais se interrompe a atividade.
2024 maio | Fotografia: Ana Baião
Salienta-se a atuação que passou na RTP por altura da abertura do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, encabeçando um grupo de 130 crianças de Barrancos, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira, que cantaram o hino da CNPDPCJ "Cuida bem de mim", original de Madalena Alberto, em versão Cante, com arranjo de Paulo Ribeiro.
No reinício dos ensaios em setembro, a par da organização do lançamento do CD "Olh'ós Rouxinóis!" nas comemorações do 9º aniversário do Cante - Património Mundial da UNESCO, os Rouxinóis participaram no espetáculo "Por Amor ao Alentejo" que marcou o encerramento do centenário da Casa do Alentejo, em Lisboa.
2023 maio | Fotografia: Momentos - Estúdio Fotográfico
Sessão fotográfica para a edição do CD "Olh'ós Rouxinóis!" Por esta altura já tinham atuado em diversos certames de âmbito regional, bem como na RTP como convidados do "Estrelas ao Sábado".
A nova formação do grupo o apresentou-se publicamente no dia 26 de novembro de 2022 no Centro UNESCO, em Beja, espetáculo integrado nas comemorações do 8º aniversário do reconhecimento do Cante Alentejano como património cultural da Humanidade. Nesta nova fase, os Rouxinóis do Alentejo já não representam tarefas etnográficas e cantam somente "a vozes", sem recurso a instrumentos musicais.
Reativação do grupo
Após o período pandémico, no qual a atividade do Grupo esteve suspensa, muitas das crianças ultrapassaram os 12 anos e foi necessário realizar Audições para constituir um novo Grupo. Também os corpos sociais mudaram e foi contratado o Diretor Coral e ensaiador Paulo Ribeiro. Compareceram mais de 50 crianças e o grupo iniciou os ensaios desta nova fase no dia 13 de junho de 2022, com 37 crianças entre os 6 e 11 anos.
2019
Os Rouxinóis iniciaram as filmagens do DVD "Ciclo do Vinho de Talha" com todas as tarefas reais (infelizmente a pandemia interrompeu este trabalho). Na Beja Romana apresentaram “Panis et vini in Pax Iulia”, espetáculo preparado para demonstrar como se fazia então o pão e o vinho. Em setembro apresentaram ainda o CD "Ciclo do Vinho de Talha", espetáculo dedicado à saudosa fundadora Alice Guerreiro.
2018
Os Rouxinóis do Alentejo participaram no projeto "A Música Portuguesa a Gostar dela Própria". Em novembro de 2018 estreiam o espetáculo "Ciclo do Vinho de Talha" no qual representavam as tarefas e cantaram com diversos convidados: Francisco Fanhais, Pedro Mestre, Paulo Ribeiro, António Caixeiro, “ Os Camponeses” de Vale de Vargo , José Diogo Bento, Duarte Farias, Jorge São Pedro, Paulo Colaço, GC Feminino “Estrelas do Alentejo”, Joana Santos e Cantadores do Desassossego.
2017
No dia 21 de junho de 2017, os Rouxinóis do Alentejo apresentam o "Ciclo do Pão", chegando a apresentá-lo em Serralves (Porto). O grupo era formado por 25 crianças do 1º ciclo e contaram com o apoio dos seus padrinhos Cantadores do Desassossego, os quais supervisionavam as modas cantadas.
2016
Reativação do grupo
Em outubro de 2016, após uma paragem de alguns anos, o grupo recomeçou a ensaiar, desta vez na sala de música da Escola Básica de Santiago Maior, pelo professor de Educação Musical Joaquim Mariano. No dia 6 de junho de 2017, os Rouxinóis sobem ao palco pela primeira vez no Liceu Diogo de Gouveia, em Beja, para cantar três modas.
2006 / 2010
Durante este período atuaram por todo o distrito de Beja, levando "Por esses campos fora..." aos concelhos e evidenciando a etnografia local (Queijo de Serpa, pesca em Odemira, enchidos de Barrancos, Ciclo do pão, Ciclo do azeite, etc...). Cantavam inúmeras modas do Cante alentejano e ao mesmo tempo apresentavam as várias histórias etnográficas com o recurso a mímica e a vários utensílios pertencentes às artes e ofícios tradicionais do Alentejo. Editaram o projeto em CD e DVD.
2003
Os Rouxinóis do Alentejo passaram a ser formados por crianças desde os seis anos de idade.
2002
Representação de Portugal no festival juvenil de música em Kecskemét na Hungria, com o Ciclo do Azeite.
2000
Representação de Portugal no festival juvenil de música em Kecskemét na Hungria, com o Ciclo do Pão.
2000
O Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo foi formado no ano 2000 na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja, com o objetivo de representar Portugal num festival juvenil de música na Hungria.
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja
Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo