Conheça a obra de Ron Perlim

O próprio nome do livro diz respeito a História e Geografia do município de Porto Real do Colégio, nas Alagoas. Nele, ainda há um apêndice intitulado É bom saber! O conteúdo histórico fala da origem da cidade, as primeiras expedições, a colonização, o aldeamento e outros fatos relevantes que aconteceram na época. Quanto aos aspectos geográficos, o leitor compreenderá a localização de Colégio no mapa de Alagoas e na microrregião de Penedo, seus limites, a população, sua formação étnica e outros dados relevantes. É claro que o autor não poderia esquecer da parte cultural, onde as lendas e mitos são citados, a produção artesanal e outras manifestações do povo. A seção É bom saber traz uma novidade: Colégio teve um representante no Senado Federal através do projeto O Jovem Senador.

2ª Edição: 2019 (Plima Edições)

Gênero: Didático

ISBN: 9788557002401

O livro O povo das águas está à venda neste endereço: Editora Penalux.

Mas antes, leia o Primeiro Capítulo que está disponível.

Quando Cíbar mergulha nas águas do rio São Francisco, é surpreendido por uma voz e toma um susto daqueles por estar diante da Mãe d’água. Ela lhe pede para ser colocutor entre os humanos e o povo que vive no rio. Assustado, ele não se dispôs a ajudar, indo às pressas para casa. Passou o resto dia pensado nela e no que havia dito. Então, resolveu ir para a reunião do conselho realizada na pedra do meio. Lá, ouve atentamente as alegações e a desconfiança de alguns dos líderes de cada nação ali presente, concordando em ser o porta-voz e seguir as orientações do conselho das águas. Enquanto porta-voz, Cíbar tem dificuldades para conscientizar políticos da importância e necessidade da revitalização do rio e da preservação ambiental e de toda criatura que nele habita, deparando-se com a incompreensão, mentiras, prepotência, má vontade e ameaças, dando origem a um penoso embate que só cessa quando Iati intervém, retendo as águas do rio em seus olhos. Neste livro, Ron Perlim nos convida para refletir nossas práticas político-sociais. A leitura deste livro é prazerosa e de fácil compreensão. O povo das águas mistura ficção com realidade com o propósito de tentar humanizar os leitores, tornando-os mais sensíveis, conscientes e reflexivos quanto aos problemas ambientais, políticos e sociais apresentados nesta história.

MAROLI ROCHA PEDAGOGA

1ª Edição: 2017 (Editora Penalux)

Gênero: Novela

ISBN: 9788558330000

Este livro, organizado pelo autor, reúne crônicas extraídas do Blog do Ronperlim, Revista Benfazeja, Portal dos Escritores Alagoanos e de algumas antologias das quais participou.

As crônicas de Ronaldo nos fazem adentrar nas angústias que a vida nos proporciona nas indefinidas questões humanas. Nelas, o cotidiano nos permite transmutar de espaços reais para o irreal nos mais profundos questionamentos: Pra que trabalhar tanto nesta vida? Pra que tantos filhos? Em que porta bater? e tantos outros que nos acompanham no decorrer da existência.

Além dessas questões, em sua literatura, o autor nos convida para passear pelas Ruas vazias e solitárias, conhecer A espectadora, ver no Sorriso de Nizinho a esperança.

Já a crônica Foi só um olhar, que encabeça o título deste livro, trata de um assunto que tem sido motivo de debate pais afora, que é a violência contra a mulher. E a violência não está restrita a essa crônica, mas em tantas outras espalhadas pelo corpo do livro, onde registra uma variedade de situações as quais estamos sujeitos no decorrer da vida.

Maceió, agosto de 2016.

Dilma Marinho de Carvalho:

Profª. Especialista em Literatura

1ª Edição: 2017 (Edições Ronperlim)

Gênero: Crônicas

ISBN: 9788557001251

Edição Esgotada

Este livro ocupa-se da pequena corrupção, especificamente aquela que está entrelaçada ao contexto eleitoral, seja em campanhas ou em mandatos.

Ele trata com clareza da política prática dos municípios em contextos que se completam nas mais variadas situações. O autor define essa prática de comércio eleitoral de base, caracterizado pela troca do voto por bens tangíveis (espécie de escambo), intangíveis (favores) e pela compra de voto (quando o eleitor prefere em espécie).

A proposta do livro não é somente expor as mazelas eleitorais dos municípios, mas através delas propor reflexões, fazer os leitores entenderem que é necessário mudar. Que a mudança tem que vir da base e a base são os municípios, matrizes de todos os candidatos. E o que é que precisa mudar? As pessoas. Estas precisam mudar a forma de escolher. Enquanto isso não acontece, não haverá mudanças significantes nesta República.

1ª Edição: 2015 (Edições Ronperlim)

Gênero: Política

ISBN: 9788567293295

Edição impressa Esgotada.

O e-book Viu o home? está à venda na Saraiva

As histórias aqui narradas tratam do sistema precário de educação e de saúde, das brincadeiras, das angústias cotidianas, das paqueras e seus tabus, das crenças e costumes religiosos, da medicina popular e do trabalho infantil que eram impostos na época.

Assim, este livro conduz o leitor por esses meandros, suscitando reflexões capazes de transcender o texto na direção de vários contextos atuais.

2ª Edição: 2014 (Scortecci)

Gênero: Infanto-juvenil

ISBN: 9788536626967

Edição Esgotada

Através da doçura de Dona Laura, antigas estórias já perdidas pelo tempo são resgatadas. “Causos” da roça, estórias de lobisomem, caipora, assombrações e outras lendas são contadas ao jovem Fernando, com a delicadeza e paciência que só os mais velhos têm.

1ª Edição: 2011 (Edise)

Gênero: Infantojuvenil

ISBN: 9788563318091

Este livro está à venda neste endereço: Edise

O livro, Porto Real do Colégio: Sociedade e Cultura expõe em seu conteúdo a formação histórica desse município alagoano, contextualizada no processo de colonização pelos bandeirantes e jesuítas. Nele, o leitor verá como se deu o contato com os silvícolas, a formação de um aldeamento que, posteriormente, deu origem a cidade, sua origem étnica e a sua diversidade cultural.

1ª Edição: 2010 (Editora Virtualbook)

Gênero: Sociedade e Cultura

ISBN: 9788579531132

Edição Esgotada

Agonia Urbana é a palavra que busca o seu espaço. Neste livro não identificamos a claustrofobia tão marcante nas poesias herméticas. Aqui tudo foge do lugar comum e ganha novos ares. O amor vai em busca de novos horizontes, querendo que estes sejam sempre impregnados de sonhos, assim é possível descobrir a versatilidade da Agonia Urbana.

A palavra ganha as ruas, sobre ela é projetada a luz do dia e da noite, é hora de ler e viver o que nelas está escrito.

1ª Edição: 2009 (Editora Litteris)

Gênero: Poesia. Prosa poética.

ISBN: 9788578010942

Edição Esgotada

O livro Às Margens do Rio Rei foi atualizado e revisado pelo autor. Nesta edição, cuidou ele em ser mais claro, conciso em toda a obra; excluindo textos e acrescendo outros.

Nesta edição, tratará somente dos aspectos históricos, geográficos, culturais e sociais do município; excluindo os aspectos políticos, pois, pretende em outro momento disponibilizar neste site um livro que fale especificamente da politica de Porto Real do Colégio.

Espero que os colegienses gostem dessa nova edição.

1ª Edição: 2006 (Editora J. Andrade)

Gênero: História. Geografia. Aspectos Culturais de Porto Real do Colégio.

Edição Esgotada