A Educação Inclusiva no Ensino Superior têm sido alvo de constantes debates e reflexões por parte de diversos atores. Em especial, o Núcleo de Acompanhamento de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas da UTFPR do câmpus Londrina idealizou um projeto de extensão voltado para o desenvolvimento de ações de sensibilização e formação para educação inclusiva.
Surgiu, entretanto, a necessidade de estreitar laços, empoderar as pessoas com deficiência, aproximar parceiros e, em especial, dialogar com a Educação Básica.
Assim, surgiram as Rodas de Conversa, uma realização do NAPNE e do Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC), parceiro desse projeto.
Os encontros acontecerão no período de junho a novembro de 2019 e visam oportunizar espaços de trocas de experiências, vivências e informações relativas ao processo de escolarização e aprendizagem de pessoas com deficiência, em diferentes níveis de ensino.
A intenção, nesse projeto, é aproximar profissionais, alunos, familiares e pessoas com deficiência, da educação básica à superior, para discutir os princípios que norteiam o paradigma inclusivo no contexto da Educação Pública, bem como sobre as principais barreiras e recursos de acessibilidade encontrados pelos participantes, no seu dia-a-dia.
Apoiam também a ação, a Comissão Permanente de Acessibilidade do câmpus Londrina e o Núcleo Regional de Educação, da cidade de Londrina.