Robótica Educacional

A robótica mediando

Missão do Projeto

O Projeto Robótica Educacional é uma proposta Interdisciplinar que tem como objetivo promover não só a integração de todas as disciplinas estudadas, bem como permitir ao aluno vivenciar de forma integral a construção de protótipos e pequenos modelos e mecanismos.  A proposta tem como ponto central um trabalho que envolva o raciocínio lógico, a criatividade, a autonomia e o protagonismo dos alunos. Oportunizar estas experiências aos alunos é proporcionar múltiplos aprendizados, não só em relação ao trabalho prático, mas ao trabalho crítico e reflexivo. Deseja-se o desenvolvimento das atividades em formato remoto ou híbrido, trazendo os alunos para o centro do processo de ensino e aprendizagem, além de buscar um alinhamento do projeto de robótica com o projeto da escola, favorecendo assim o protagonismo de professores e alunos .

Aluno no centro do processo de aprendizagem

Educação 4.0 aluno como protagonista; aprendizagem por meio de projetos colaborativos; professor como mediador e orientador; professores e estudantes atuam juntos; metodologias ativas.


Pensamento Computacional

"(…) pensamento computational: envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos." ​

(BNCC, 2019, p. 474)



Resolução de problemas

...

Aprendizagem por projetos


...


Experimentação

...


Cultura Maker

...


Dúvidas?

Entre em contato pelo e-mail [midias@educacao.niteroi.rj.gov.br] para saber mais sobre o projeto