Quando nos relacionamos sobre ritmo, estamos querendo dizer algo que nos move ao som, batida e o fluido que sentimos em nosso corpo a cada movimento. O ritmo está existente em tudo o que fazemos. É uma sequência harmônica de um fenômeno. E, para Pierre Berge: “ O ritmo é uma lei universal a que tudo submete.”
A música hip hop, também conhecido como rap, é um gênero de música popular desenvolvido nos Estados Unidos por afro-americanos e latino-americanos no bairro do Bronx em Nova York na década de 1970. Consiste em uma música rítmica estilizada que comumente acompanha o rap, uma fala rítmica e rimada que é cantada.
O termo "hip" é usado no Inglês afro-americano desde 1898, onde significa algo atual, que está acontecendo no momento; e "hop" refere-se ao movimento de dança.
HISTORIA
O hip-hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infraestrutura e de educação, entre outros. Os jovens encontravam, na rua, o único espaço de lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues, as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. As gangues funcionavam como um sistema opressor dentro das próprias periferias - quem fazia parte de algumas das gangues, ou quem estava de fora, sempre conhecia os territórios e as regras impostas por elas, devendo segui-las rigidamente.
Neste contexto, nasciam diferentes manifestações artísticas de rua, formas próprias, dos jovens ligados àquele movimento, de se fazer música, dança, poesia e pintura. Os DJs Afrika Bambaataa, Kool Herc e Grand Master Flash, GrandWizard Theodore, GrandMixer DST (hoje DXT), Hollywood e Pete Jones, entre outros, observaram e participaram destas expressões de rua, e começaram a organizar festas nas quais estas manifestações tinham espaço - assim nasceram as Block Parties.
No Brasil
O berço do hip hop brasileiro é São Paulo, onde surgiu nos anos 1980, dos encontros na rua 24 de Maio e no Metrô São Bento,[carece de fontes] de onde saíram muitos artistas reconhecidos como por exemplo Thaíde, DJ Hum, Racionais MC's, Rappin Hood. Ademais, o Rio de Janeiro possui uma cena enorme de hip hop e rap. Em Brasília, DF, a cena contemporânea de hip hop brasiliense também tem expandido consideravelmente, e atualmente é considerada uma das maiores do Brasil.
Os pilares da cultura
O DJ e produtor Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento Hip-Hop, estabeleceu os quatro pilares essenciais dessa cultura: rap (música), Disc jockey (animador), breakdance (dança), graffiti (arte) e, beatbox (instrumental). Outros elementos incluem o MC, a moda hip hop e as gírias.
Operador de discos, que faz bases e colagens rítmicas sobre as quais se articulam os outros elementos, hoje o DJ é considerado um músico, após a introdução dos scratches de GradMixer VST na canção "Rock it" de Herbie Hancock, que representa um incremento da composição e não somente um efeito. O breakbeat é a criação de uma batida em cima de composições já existentes.
Beat Box
O termo beatbox (do inglês, significa, literalmente, "caixa de batida") refere-se à percussão vocal do hip-hop. Consiste na arte em reproduzir sons de bateria, de sintetizador, de scratch e de samples com a voz, boca e cavidade nasal.
Master of ceremonies
Mestre de Cerimônia é o porta-voz que relata, através de rimas, os problemas, carências e experiências em geral dos guetos. Não só descreve, mas também lança mensagens de alerta e orientação.
Break dance
Break Dance (B-boying, Popping e Locking), por convenção, é a denominação dada às danças de Break Dance. Apesar de terem a mesma origem, são de lugares distintos e por isso apresentam influências das mais variadas.
Grafitti
Expressão plástica, o grafite representa desenhos, apelidos ou mensagens sobre qualquer assunto, feitas com spray, rolinho e pincel em muros ou paredes. Sendo considerado por muitos uma forma de arte e é usado por muitos como forma de expressão e denúncia.
A franquia "Ela danço, Eu danço" (Step Up, no original) é uma franquia de filme com drama, romance e muito hip hop.
Step Up (2006)
Tyler Gage ( Channing Tatum ) recebe a oportunidade de uma vida após vandalizar uma escola de artes cênicas, ganhando a chance de ganhar uma bolsa de estudos e dançar com uma dançarina em ascensão, Nora Clark ( Jena Dewan ).
Step Up 2: The Streets (2008)
Faíscas românticas ocorrem entre dois estudantes de dança (Andie e Chase) de origens muito diferentes na Escola de Artes de Maryland.
Step Up 3 (2010)
Um grupo unido de dançarinos de rua de Nova York se vê confrontado com os melhores dançarinos de hip hop do mundo em um confronto de alto risco.
Step Up Revolution (2012)
Um grupo de dançarinos de flash mob liderados por Sean ( Ryan Guzman ) e a filha de um magnata do hotel, Emily ( Kathryn McCormick ), tentam salvar uma faixa de Miami povoada por uma comunidade unida de ser transformada em hotéis.
Step Up: All In (2014)
Todos os astros das edições anteriores de Step Up se reúnem na reluzente Las Vegas lutando por uma vitória que pode definir seus sonhos e suas carreiras.
Step Up: Ano da Dança (2020)
é um filme chinês produzido e comercializado em 2020, dirigido por Ron Yuan . Jovens de diferentes classes sociais em Pequim se reúnem para formar a melhor equipe de dança da China e aprender o que realmente significa ser família.
2020 ‧ 1h 33m
Uma jovem se compromete a superar sua timidez através da dança para entrar na escola de seus sonhos.
2021 | 1 temporada | Séries dramáticas
Para realizar seus sonhos, uma talentosa dançarina sul-africana precisa enfrentar os próprios medos e a oposição da família.
2020 | 1h 42min
Uma jovem bailarina clássica descobre o hip-hop por acaso e precisa optar entre seguir os passos dos pais ou se dedicar à nova paixão.
Mais sugestões de filmes
Let's Dance
2019 ‧ Drama/Comédia dramática ‧ 1h 49m
Um dançarino de hip-hop, inseguro mas cheio de talento, se torna professor de uma prestigiosa escola de balé de Paris, onde se apaixona por uma aluna.
Honey - No Ritmo dos Seus Sonhos
2003 ‧ Dança/Romance ‧ 1h 34m
Honey Daniels é uma dançarina de hip-hop que dá aulas para os jovens de seu bairro e tem um sonho: coreografar videoclipes. O diretor Michael Ellis a vê dançando e a convida para participar de um videoclipe. Mas Honey vê que o sucesso tem um preço.
Honey 2 - No Ritmo dos Sonhos
2011 ‧ Drama/Romance ‧ 1h 51m
Após ser liberada de um centro de detenção juvenil, uma dançarina talentosa de 17 anos volta para casa e decide dar um novo rumo à sua vida. Ela se prepara para competir em um show de talentos.
Honey 3: No Ritmo do Amor
2016 ‧ 1h 37m
Uma universitária abandona os estudos e decide alugar um teatro para apresentar uma versão hip-hop de "Romeu e Julieta". Porém, discussões entre os membros do elenco colocam em risco o projeto inteiro.
Honey 4: No Pulsar do Ritmo
2018 ‧ 1h 40m
Uma aspirante a dançarina de rua concorre a uma bolsa de estudos, mas é desencorajada por sua família e namorado. Determinada a provar que está certa, ela pratica a dança no cenário underground de Atlanta para elevar suas habilidades.
No Balanço do Amor
2001 ‧ Dança/Romance ‧ 1h 52m
Quando sua mãe falece em um acidente de carro, Sara muda-se de uma cidade pequena, do Centro-Oeste, para Chicago, e vai morar com seu pai. Na nova cidade, ela apaixona-se por um estudante afro-descendente da escola. Eles dividem o amor pela dança e, juntos, tentam superar os obstáculos de um relacionamento inter-racial.
No balanço do amor 2
2006 ‧ Drama/Romance ‧ 1h 32m
Estudante da famosa faculdade de artes, Julliard é apresentada ao mundo do hip hop por instrutor visitante e se apaixona. Dividida entre o respeitável mundo do balé e a crueza do hip hop, percebe que só ela pode escolher o caminho que deseja trilhar.
Break - O Poder da Dança
2018 ‧ Drama/Comédia dramática ‧ 1h 36m
Após um grave acidente, Lucie tenta se redescobrir como dançarina e conhece um talentoso street dancer que precisa vencer as próprias inseguranças.
A Batalha do Ano
2013 ‧ Dança/Drama ‧ 1h 50m
O ex-treinador de basquete Jason Blake (Josh Holloway) é recrutado para treinar um grupo de bailarinos e conseguir ganhar a Batalha do Ano. Enquanto o treinador tenta ensinar confiança a equipe, em troca eles o ajudarão a recuperar o sentido de viver.
O Poder do Ritmo
2007 ‧ Dança/Musical ‧ 1h 49m
DJ, um talentoso dançarino de rua, conhece a adorável April no primeiro dia da faculdade. Trabalhando como jardineiro para pagar as contas, DJ não se dá muito bem com os alunos ricos, mas uma competição entre as fraternidades lhe chama a atenção e decide fazer parte de uma delas.
O Poder do Ritmo 2
2010 ‧ Drama ‧ 1h 29m
Jovem problemático tenta superar desentendimentos familiares, problemas amorosos e uma gangue de rua à sua procura por causa de uma dívida para liderar um grupo de dança em uma competição nacional.
Street Dance - Dois Mundos Um Sonho
2010 ‧ Dança/Drama ‧ 1h 38m
Com o objetivo de vencer um concurso de street dance, uma equipe se vê forçada a ensaiar com bailarinos da Escola Real de Dança, em troca da utilização do espaço para treinar. Porém, as diferenças não se restringem ao estilo de cada um.
Street Dance - Duas Vezes Mais Quente
2012 ‧ Romance/Drama ‧ 1h 30m
Após uma derrota humilhante, Ash reúne os melhores dançarinos de todo o mundo para uma revanche contra uma equipe imbatível.
No Ritmo Indiano
2017 ‧ Romance/Drama ‧ 1h 50m
Kelli é uma americana que sonha em ser dançarina profissional. Em um casamento com sua família na Índia, ela conhece Aseem, um dançarino local que lhe apresenta a cultura de seu país. Os dois se conectam profundamente através da dança.
No Ritmo do Coração
2021 ‧ Drama/Romance ‧ 1h 51m
Ruby, de 17 anos, é a única pessoa que ouve em uma família de surdos. Quando o negócio de seus pais é ameaçado, ela fica dividida entre seu amor pela música e suas obrigações.
No Ritmo da Paixão
2013 ‧ Dança/Musical ‧ 1h 50m
Donny comete um crime e é enviado para a prisão de Nova Orleans. Durante a liberdade condicional, ele assume o risco de viajar até a boate do irmão, em Nova York, para realizar o sonho de dançar. Por lá, ele conhece alguém com o mesmo ideal.
As Apimentadas (Bring It On, No original)
Uma franquia de competição de dançar escolar.
• Teenagers - As Apimentadas |2000 ‧ Comédia/Esporte ‧ 1h 38m
• As Apimentadas - Mandando Ver |2004 ‧ Comédia/Adolescente ‧ 1h 30m
• As Apimentadas: Tudo ou Nada |2006 ‧ Comédia/Adolescente ‧ 1h 39m
• As Apimentadas: Entrar para Ganhar |2007 ‧ Comédia/Adolescente ‧ 1h 30m
• As Apimentadas: Ainda Mais Apimentadas |2009 ‧ Comédia/Adolescente ‧ 1h 50m
• As Apimentadas - #Desafio Mundial |2017 ‧ 1h 35m
Sugestões de acesso >
• Poesia Acústica • PineappleStormTV https://www.youtube.com/c/PineappleStormTV/featured
• Orgânico • Rap Box https://www.youtube.com/c/RapBox
• 1Kilo Oficial https://www.youtube.com/c/1KiloOficialTv/featured
• Malibu • Malibu Studios https://www.youtube.com/c/MalibuStudios
• Bagua Records https://www.youtube.com/c/BaguaRecords/videos