GENT da gente:

Nasce um novo grupo de pesquisa em Engenharia no Sertão

Por: Jonhatan Magno Norte da Silva

Nos últimos anos, professores e alunos das Engenharias do Campus do Sertão vêm buscando um maior alinhamento em torno de temas específicos por meio de grupos de pesquisa. O principal objetivo desses grupos é a construção de soluções inovadoras e tecnológicas para problemas que demandem certa complexidade, gerando conhecimento útil e de qualidade. Atualmente, o CNPq é o órgão responsável pela certificação final desses grupos junto às Instituições de Ensino Superior. Desse modo, além dos ganhos de conhecimentos, de experiência e curriculares, os membros de um grupo de pesquisa podem ter a possibilidade de integração com professores, mestrandos e doutorandos de outras Instituições, ampliando sua rede de contatos profissionais e acadêmicos.

No Campus do Sertão, alguns grupos de pesquisa da Engenharia já são conhecidos, a exemplo do Group of Engineering in Decision-Making and Artificial Intelligence (GEDAI) liderado pelo professor Robério dos Santos, o Grupo de Análise de Materiais e Estruturas (GAMEs) liderado pelo professor Vinicius Correia e o Grupo de Pesquisa de Geotecnia e Saneamento, liderado pelo professor Antonio Netto (GPGS). Porém, temas associados à engenharia do trabalho não tinham como alvo estes grupos.

História do GENT

Frente a ausência de pesquisas sistematizadas em engenharia do trabalho, ainda no ano de 2018, um grupo de alunos e o professor Jonhatan Magno passaram a se reunir, ainda que de forma não oficial, iniciando um conjunto de ações. Nascia ali o embrião do que seria o Group of Ergonomics and New Tools (GENT). Nesse mesmo período, foi aprovado o projeto de extensão “Avaliação da relação entre fatores de risco ocupacionais e o desenvolvimento de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho em colaboradores dos setores industrial, de saúde, da construção civil, da educacional e do comércio da cidade de Delmiro Gouveia – AL”, que deu origem a diversos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e artigos em congressos nacionais. O GENT estava “vivo e em movimento”.

Ainda no ano de 2018, foi feita a primeira parceria entre o GENT e o Laboratório de Análise do Trabalho (LAT/UFPB), dando origem ao TCC, também publicado como livro, de Lucas Gomes Miranda Bispo, ex-membro do PET Engenharias. Após a contribuição dos professores Luiz Bueno da Silva (UFPB), Leila Amaral Gontijo (UFSC), Ivan Bolis (USP/UFPB), entre outros profissionais, um artigo foi construído com base nos principais resultados deste TCC, repercutindo em uma publicação na revista Applied Ergonomics (Figura 1).

Figura 1 - Recorte do artigo publicado na Applied Ergonomics.

No ano de 2019, em parceria com a doutoranda Wilza Karla Dos Santos Leite, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (UFPB), o professor líder do GENT, Jonhatan Magno, publicou um artigo no International Journal of Occupational Safety and Ergonomics. Já em 2020, foi aprovado o primeiro trabalho oriundo de parceria internacional com a China University of Mining and Technology, publicado no ‘International Journal of Mining and Mineral Engineering’. Ainda em 2020, duas novas escalas desenvolvidas pelo grupo GENT em parceria com o professor Antonio Cezar Bornia (UFSC) foram publicadas no International Journal of Industrial Ergonomics e na revista britânica Ergonomics. Os resultados positivos incentivaram a oficialização do GENT em junho de 2020 junto ao CNPq. Nos últimos dias, o artigo de revisão elaborado por membros do grupo foi escolhido como melhor trabalho da temática de Segurança do Trabalho da SEMENGE 2020.

Figura 2 - Recorte das recentes publicações do GENT.

Membros do GENT

O grupo conta com a participação dos professores do Campus, Jonhatan Magno e Manoel Torres, e da professora Alline Thamyres. Também são membros o técnico de laboratório Eduardo Lima de Miranda; os discentes Deividson de Souza, Eloyse de Souza, Guilherme Silva, Iris Silva, Joabe Nascimento e Lara Silva; além dos alunos egressos Camyla Morena (UFPE), Igor de Melo (UFPE), Lucas Bispo (UFRN) e Lucas Correia (UFPE); e dos engenheiros de produção João Vítor Santos e Maria Sonaira Alcântra. Também pesquisam em parceria com o GENT os professores Luis Bueno da Silva (UFPB), Lenilson Olinto Rocha (UNIVASF), Wilza Karla dos Santos Leite (UFPB) e Elamara Marama de Araujo Vieira (UFPB).

Uma das bases principais do GENT é busca por parceiros para promover a troca de saberes, compartilhar equipamentos e instrumentos de coleta de dados e aperfeiçoar a acurácia dos métodos de pesquisa atuais, sempre em busca da excelência científica e do intercâmbio de ideias, tecnologias e soluções.


Linhas de Pesquisa

Alunos interessados podem procurar o grupo para trabalhar em uma das cinco linhas de pesquisa:

  • Ergonomia, segurança e trabalho – Os assuntos trabalhados são: Antropometria e biomecânica ocupacional; Influência dos fatores de risco nos acidentes e doenças do trabalho; Proposta e avaliação de intervenções ergonômicas; Construção de protocolos de saúde para riscos em segurança e ergonomia; e Criação e avaliação de instrumentos de medição indireta;

  • Variáveis ambientais e desempenho humano – Os assuntos trabalhados são: Influência de parâmetros ambientais no desempenho humano, no erro humano e em aspectos cognitivos; Influência de parâmetros ambientais nos acidentes de trabalho e nas doenças ocupacionais; e Aplicações de imagens térmicas ao processo decisório empresarial e em saúde;

  • Riscos e métodos computacionais – Os assuntos trabalhados são: Formulação e aplicação de métodos numéricos e elementos finitos para análise de estruturas anatômicas e modelagem de sistemas articulares e musculoesqueléticos; Construção e validação de modelos estatísticos para avaliação de riscos ocupacionais; Aplicação de lógica fuzzy na avaliação de sinistros envolvendo acidentes e doenças do trabalho; Aplicação de modelos de decisão em multicritério para solução de problemas em ergonomia;

  • Projeto de posto de trabalho e sistemas produtivos – Os assuntos trabalhados são: Antropometria e trabalho muscular estático e dinâmico; Posturas, força, repetitividade, automação e saúde; Escalas de trabalho, pausas, férias e saúde; Macroergonomia aplicada; Teletrabalho e home office; Estresse, insatisfação e qualidade de vida no trabalho; Ergonomia e acessibilidade no trabalho; Envelhecimento e trabalho; Sexo, gênero e trabalho; e Violência no trabalho;

  • Ergonomia, Segurança do Trabalho e Indústria 4.0 – Os assuntos trabalhados são: Big data e inteligência artificial na previsão e prevenção de acidentes de trabalho, incidentes perigosos e doenças ocupacionais; Impactos do trabalho auxiliado por exoesqueletos e por robôs humanoides; Big data e impactos cognitivos nos tomadores de decisão; Avaliação das relações entre realidade aumentada, treinamento, qualidade, desempenho e erro humano; Simulação de intervenções ergonômicas em postos de trabalho e sistemas produtivos; Manufatura aditiva na produção de exoesqueletos e demais componentes minimizadores de riscos e lesões; Impacto da integração de sistemas e compartilhamento de dados nas nuvens nos parâmetros macroergonômicos e de decisão empresarial; Avaliação da inclusão de novos materiais, equipamentos e sensores em aspectos de conforto e segurança.


Todos são convidados a conhecer o GENT

O GENT está vinculado ao Laboratório de Ergonomia e Segurança do Trabalho e tem encontros quinzenais, nos quais ocorrem capacitações, cursos de nivelamento, discussões sobre os temas que serão trabalhados a posteriori e apresentação do andamento das pesquisas e dos artigos construídos. Atualmente, o grupo está trabalhando na construção de três papers para revistas com fator de impacto às quais pretende submeter até o final de dezembro de 2020.


REFERÊNCIAS:

Espelho do Group of Ergonomics and New Tools (GENT). Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/614326>.

Bispo LGM, Silva JMN, Bolis I, Leite WKS, Vieira EMA, Colaço GA, Souza EL, Gontijo LA, Silva LB. Effects of a worksite physical activities program among men and women: An interventional study in a footwear industry. Applied Ergonomics, 21 Nov 2019, 84:103005.

Silva JMN, Gontijo LA, Bornia AC, Silva LB, Leite WKS, Vieira EMA. Evaluation of musculoskeletal discomfort using item response theory: creation of a scale based on the selfreported pain symptoms. Ergonomics, 2020.

Silva JMN, Gontijo LA, Bornia AC, Silva LB, Leite WKS, Vieira EMA, Torres MGL. Construction of an osteomuscular discomfort scale for the upper region of the body of footwear industry workers. International Journal of Industrial Ergonomics, Volume 80, November, 103048, 2020.

Leite WKS, Araújo AJ, Silva JMN, Gontijo LA, Vieira EMA, Souza EL, Colaço GA, Silva, LB. Risk factors for work-related musculoskeletal disorders among workers in the footwear industry: a cross-sectional study, International Journal of Occupational Safety and Ergonomics, 2019.

Jiskani IM, Silva JMN, Chalgri SR, Behrani P, Lu X, Manda E. Mine health and safety: influence of psychosocial factors on musculoskeletal disorders among miners in Pakistan.