A Revista JuMtos foi uma ideia da Equipe de Mídias da Escola Estadual de Tempo Integral (Plena) José de Mesquita em Cuiabá-MT. Foi criada em 2021 com o ideal central de publicar e divulgar as atuações estudantis realizadas dentro e fora do ambiente escolar.
Em 2021 os alunos da EE José de Mesquita elaboraram uma Edição Piloto para testar a circulação da revista, tal edição foi feita por meio de pesquisas e vivências. Esse projeto teste foi contemplado na "2ª Mostra Científica Virtual STEAM" realizada pela SEDUC-MT e também finalista do concurso “Educathon” do projeto Cidadão Digital sendo o único do estado de Mato Grosso.
Em novembro de 2022, após 1 ano de projeto, foi realizada a campanha de Ruptura através de movimentação das redes sociais e uma intervenção artística em forma de desfile no evento de lançamento da Edição N°3. A Ruptura foi o ato de desvincular a revista da EE José de Mesquita, nosso local de nascimento, e firmar parcerias com o ideal de ampliação.
Durante toda a nossa trajetória foram firmadas parcerias com o Sesc Arsenal, Fecomércio, ALMT - Assembleia Social, Cine Teatro Cuiabá e Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.
Em 2023, o projeto foi aprovado em um edital da PRAE (Pró-reitoria de Assistência Estudantil) - UFMT, que nos apoiou financeiramente, e foram firmadas parcerias com a PROCEV (Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência) - UFMT e SECOMM (Secretaria de Comunicação e Multimeios) - UFMT, para divulgação e apoio nos eventos de integração entre a equipe executora e os leitores. Tais parcerias marcam nossa atuação na Universidade e a ampliação do projeto.
O nome “JuMtos” foi criado pela estudante Maria Antônia Batista Castro Sousa, ressaltando o “J” e o “M” por serem iniciais do nome da Escola José de Mesquita.