Edital para publicação
INVENÇÕES PEDAGÓGICAS
EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1a edição
A revista Invenções Pedagógicas configura-se como uma revista eletrônica periódica de cunho acadêmico organizada pelo Instituto Singularidades. Tem como objetivo a divulgação de saberes e práticas ligadas à Cultura Maker, Cultura Digital e aprendizagem baseada em projetos. A revista visa estimular o intercâmbio e a disseminação de experiências e práticas educacionais brasileiras, ampliando também o repertório de conteúdos em língua portuguesa.
A revista é destinada à professores de instituições públicas e privadas; educadores de laboratórios independentes, startups, terceiro setor; formadores de professores e licenciandos cujas atividades abrangem desde a educação básica até o ensino superior.
A primeira edição tem como tema FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Um assunto de extrema relevância para o país, no momento em que se discute a formação inicial de professores diante de uma realidade em que mais de 90% das matrículas realizadas no último ano nas licenciaturas pertencem à EaD. Pensar na aprendizagem mão na massa é uma forma de contribuirmos para este debate.
A comissão organizadora é composta pela equipe do LabSing: Profa Dra Tathyana Gouvêa, Profa Dra Tatiana Laganá e Prof Calebe Rezende. A comissão científica da revista é composta pela Profa Dra Lilian Bacichi, Profa Me Regina, Prof Me.Akio e outros convidados especialistas na temática de cada edição.
Orientações para submissão estão detalhadas neste edital.
Aguardamos sua contribuição!
Calendário:
Envio de trabalhos de 21 de novembro a 5 de Fev. Prorrogado para 5 de Março.
Avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica quanto à adequação ao edital e contribuição para o tema da edição;
Envio do resultado da avaliação por e-mail até o dia 29 de março;
Envio de Certificado de Publicação. E-book com DOI. Registro do ISSN a partir da 2ª edição.
Publicação da revista - Abril de 2024
Diretrizes:
Os autores devem seguir as normas de formatação da revista;
Serão aceitos os seguintes tipos de texto: relato de experiência; artigos e traduções de textos;
Só serão aceitos textos na língua portuguesa;
Formatos de arquivos aceitos: DOC e PDF de no máximo 100mb
O arquivo deverá ser nomeado da seguinte forma: Nome_Sobrenome_Título_Max5Palavras. Exemplo: Maria_Correa_OficinaDasCores.pdf
Número máximo de 7 (sete) autores por texto;
Fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5; margens 2,5.
Cada autor poderá submeter até́ 02 (dois) artigos.
Submissão
Apenas um dos autores deve enviar o texto pela plataforma;
Preencher todas as informações solicitadas no formulário, como nome, e-mail, endereço, instituição de ensino e cargo de todos os autores;
Os participantes serão informados do resultado por e-mail.
Exemplares
Não serão produzidos volumes impressos. A revista será disponibilizada apenas em formato digital que poderá ser baixado (download) de forma gratuita em PDF. A revista passa a ter ISSN a partir de sua 2a edição.
Critérios de Aceitação
Adequação às normas previstas no Edital.
Estrutura textual, clareza e qualidade da escrita.
Definição dos objetivos.
Originalidade, atualidade e relevância do tema apresentado.
Uso da norma ABNT vigente
A comissão científica pode solicitar ajustes nos textos, ficando a aceitação do trabalho sujeita à aprovação dos ajustes;
A comissão científica se responsabiliza pela seleção do conjunto de textos de cada edição, não sendo possível pedidos de revisão deste parecer. Não haverá devolutiva para cada trabalho, apenas a divulgação de aceite ou não aceite para publicação.
Formatos de Submissão:
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Os relatos de experiências são a principal modalidade de submissão de textos para a revista Invenções Pedagógicas.
Ao menos um dos autores deve ter participado ativamente da experiência relatada.
O modelo disponibilizado na plataforma traz ideias para organizar sua escrita, contemplando todos os campos necessários para explicar sua prática e inspirar outros educadores.
O Relato de Experiência possui tamanho de 4 a 6 páginas, com fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5; margens 2,5.
Conteúdo mínimo: título; nome dos autores; instituição promotora; resumo (de até 7 linhas); 3 palavras-chave; apresentação (instituição, público, projeto); metodologia (recursos, espaço, proposta); principais resultados e desafios.
ARTIGO
Para a revista Invenções Pedagógicas, buscamos artigos que:
Sistematizem pesquisas na área do Construcionismo ou que façam comparações entre práticas;
Os textos podem ter de 7 a 10 páginas, com fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5; margens 2,5.
Conteúdo mínimo: título; nome dos autores; instituição promotora; resumo (de até 7 linhas); 3 palavras-chave; apresentação; metodologia; principais resultados.
TRADUÇÃO
A revista Invenções Pedagógicas abre espaço também para traduções de textos da área do Contrucionismo, visando ampliar referências em língua portuguesa para leitura e formação de educadores.
Não há um número específico de páginas, mas os textos devem ser enviados com fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5
O arquivo enviado deve ser formatado com 2 colunas, na esquerda o texto traduzido em português e na direita o texto original em qualquer idioma.
Cessão de direitos para publicação
A cessão de direitos para publicação na revista acadêmica consiste na transferência dos direitos para publicar seu trabalho na revista, caso seja aceito, permitindo que ela publique, reproduza e distribua o material. Este acordo é fundamental para formalizar a inclusão do trabalho na revista, proporcionando à publicação os direitos necessários para promover e disseminar a pesquisa. A cessão dos direitos será dada por meio do formulário de submissão de projeto. Neste momento os autores também dão validade da autoria do conteúdo que está sendo submetido, da veracidade dos dados e da autorização da instituição e/ou envolvidos no projeto para sua divulgação.
Inteligência artificial
Os textos submetidos podem ter contribuições da Inteligência Artificial (IA), desde que seja explicitado que uso foi feito. Essa declaração deve abordar de maneira transparente como a IA foi empregada, incluindo detalhes sobre os recursos utilizados e o impacto da IA nos resultados apresentados. A divulgação completa do uso de IA é fundamental para promover a transparência, a compreensão e a avaliação adequada do trabalho pelos revisores e pela comunidade acadêmica. Além disso, os autores são incentivados a fornecer informações sobre como a IA complementa ou influencia a interpretação dos resultados, reconhecendo o papel colaborativo entre a inteligência artificial e a contribuição intelectual humana. Esta declaração ajudará a enriquecer a discussão em torno da implementação ética e responsável de IA na produção científica.