O Índice PL, partisan lean ou tendência partidária é o índice utilizado pelo FiveThirtyEight para descrever a preferência de uma determinada região por um partido.
No mapa abaixo, observa-se a tendência partidária de cada estado americano. Os estados com resultados mais negativos (mais azuis) são aqueles que costumam favorecer mais candidatos democratas nas eleições presidenciais, enquanto os estados com resultados mais positivos (mais vermelhos) são aqueles que costumam favorecer mais candidatos republicanos.
O estado mais democrata, segundo o Índice PL, seria o Hawaii (-32,3), enquanto o Wyoming (+47,5) seria o estado mais republicano.
Ao dividir os estados em grupos, podemos observar com mais facilidade as tendências eleitorais. Propus as faixas a seguir:
"Seguro R" (1): vantagem republicana superior 10 pontos (x>10);
"Provável R" (2): vantagem republicana superior a 5 pontos e inferior ou igual a 10 pontos (10 >= x > 5;
"Tende R" (3): vantagem republicana superior a 2 pontos e inferior ou igual a 5 pontos (5 >= x > 2);
"Neutro" (4): vantagem republicana inferior ou igual a 2 pontos e vantagem democrata inferior ou igual a 2 pontos (2 >= x >= -2);
"Tende D" (5): vantagem democrata superior a 2 pontos e inferior ou igual a 5 pontos (-5 =< x < -2);
"Provável D" (6): vantagem democrata superior a 5 pontos e inferior ou igual a 10 pontos (-10 =< x < -5);
"Seguro D" (7): vantagem democrata superior a 10 pontos (x < -10);
Se tratarmos os estados das faixas 1, 2 e 3 como se elegessem dois senadores republicanos, levando em conta que 28 estados se encaixam nesta descrição, teríamos o total de 56 representantes do Partido Republicano no senado.
Se tratarmos os estados das faixas 5, 6 e 7 como se elegessem dois senadores democratas, levando em conta que 16 estados se encaixam nesta descrição, teríamos o total de 32 representantes do Partido Democrata no senado.
Os estados da faixa 4 serão tratados por este trabalho como campos de batalha ou battleground states, podendo facilmente ser conquistados por qualquer partido. 6 estados se enquadrariam nesta descrição, configurando apenas 12 assentos como realmente competitivos.
Ao realizar um teste de normalidade no Índice PL a partir dos dados fornecidos sobre todos os estados, podemos observar os seguintes resultados: