Ao dissecar os dois índices, é possível observar que o Índice PL, do FiveThirtyEight, é mais adequado do ponto de vista teórico, apresentando uma relação Vantagem Percentual (R - D) = 1.26381 PL, uma reação excelente para somente uma variável com o R-quadrado ajustado de 0.8689.
Em comparação, o Índice PVI, do Cook Political Report, apesar de também apresentar resultados significativos, é um pouco menos eficaz para explicar as variações de voto. Ao remover os outliers, o R-quadrado ajustado é de 0.8 e a relação encontrada é Vantagem Percentual (R - D) = 2.3784 PVI.
Ainda, o modelo construído a partir do Índice PVI apresenta alguns resultados anormais, enquanto o modelo baseado no Índice PL não apresenta.
Apesar disso, a taxa de acerto das eleições mais recentes apresenta um resultado que difere desta análise estatística.
O Índice PL acertou 90% das eleições para o senado, enquanto o Índice PVI acertou 95%.
Essa defasagem, no entanto, não significa necessariamente que o Índice PVI é mais adequado que o Índice PL. Uma explicação simples, por exemplo, seria de que um dos partidos somente excedeu as expectativas em alguns estados e não em outros.
De acordo com a avaliação estatística, portanto, apesar de ambos índices apresentarem resultados positivos, o Índice PL possui uma adequação um pouco superior em relação ao Índice PVI.
Ainda, como demonstrado anteriormente, ambas as variáveis chegam à mesma conclusão: o mapa eleitoral dos Estados Unidos favorece republicanos em eleições para o senado.