Next Repair Café session: 7-2-'26.
O Repair Café Altura, e agora também o Linux Repair Café Altura, quer trabalhar consigo para um futuro sustentável e reparável.
Esperamos ajudá-lo a consertar seus itens quebrados, incluindo seu computador, que em breve se tornará muito menos valioso graças à política de fim de suporte da Microsoft.
Venha descobrir uma alternativa que pode manter seus PCs e laptops ativos e seguros por mais tempo em todo o mundo.
Tudo isso para reduzir a montanha de lixo (digital) e conservar nossos recursos.
Local: Parque Caliço como parte da venda em mesa.
Hora: 9:30 - 12:00
18 de junho de 2025 A 14 de outubro — ironicamente, apenas quatro dias antes do Dia Internacional da Reparação (18 de outubro de 2025) e no próprio Dia Internacional do Lixo Eletrónico — a Microsoft vai terminar o suporte gratuito para o Windows 10, uma decisão que levará a um aumento massivo do lixo eletrónico.
Atualização: a 24 de junho, a Microsoft anunciou formas adicionais para os utilizadores individuais acederem ao ano extra de suporte sem pagar uma taxa única de 30 dólares. Embora isto seja positivo a curto prazo, apenas adia o problema por 12 meses.
Cerca de metade de todos os computadores Windows ainda estão a executar o Windows 10. Centenas de milhões destes computadores não cumprem os rigorosos requisitos de hardware do Windows 11 e, portanto, perderão qualquer opção de suporte gratuito contínuo da noite para o dia. 1 Sem atualizações de segurança, estes computadores deixarão de cumprir os padrões de compatibilidade de software ou cibersegurança, pressionando indivíduos, instituições de ensino, agências governamentais e empresas a atualizarem o hardware prematuramente. A decisão da Microsoft não só acelera a eliminação prematura, como também prejudica os esforços para prolongar a vida útil dos produtos e sobrecarrega ainda mais a utilização de recursos e os sistemas de gestão de resíduos. O PIRG dos EUA estima que a interrupção do suporte do Windows 10 poderá gerar mais de 700 milhões de kg de lixo eletrónico.
Este é apenas um exemplo de como a obsolescência do software aumenta o consumo de recursos, transforma dispositivos funcionais em lixo eletrónico e leva as pessoas a comprar dispositivos novos, muitas vezes caros. Sem regulamentos que impeçam as empresas de tomar este tipo de decisões, estes impactos provavelmente agravar-se-ão.
Mas, na preparação para o Dia Internacional da Reparação, estamos a reagir.
Comunidades estão a mobilizar-se
Em todo o mundo, milhares de eventos de reparação e iniciativas comunitárias estão a mobilizar-se, dando uma nova vida aos computadores, poupando dinheiro e reduzindo o desperdício. Fazem-no ajudando a instalar sistemas operativos gratuitos e de código aberto, tanto em computadores ainda em uso como em computadores descartados prematuramente por pessoas e empresas que já atualizaram o hardware devido à decisão da Microsoft.
O membro da Aliança, The Restart Project, cocriou um kit de ferramentas "Fim do Windows 10" para grupos de reparação comunitários que desejam apoiar as pessoas afetadas por este problema. Oferece conselhos práticos sobre como adaptar eventos de reparação, organizar novos tipos de eventos e colaborar com outras pessoas, bem como informações sobre as opções disponíveis para os utilizadores de máquinas com Windows 10.
E pelo nono ano consecutivo, comunidades de todo o mundo vão reunir-se no terceiro sábado de outubro para celebrar o Dia Internacional da Reparação. O evento deste ano irá destacar o problema da obsolescência do software e prevê-se que seja ainda maior do que em 2024, quando foram realizados mais de 2.000 eventos em 40 países.
Este movimento crescente demonstra que as pessoas se recusam cada vez mais a aceitar tecnologias rápidas. E está a começar a funcionar. Sob pressão, a Microsoft oferece agora a opção de adquirir até três anos adicionais de atualizações de segurança acessíveis para o Windows 10 para utilizadores educacionais. Entretanto, as empresas estão a ser forçadas a pagar um preço exorbitante pelo mesmo suporte, e os consumidores receberam a promessa de uma dispendiosa extensão de um ano, uma opção que, à data da redação deste texto, ainda parece indisponível.
Mas sejamos claros: este "botão snooze" de última hora é uma solução paliativa. Sem regulamentações rigorosas, os nossos direitos e o nosso planeta continuarão a ser sacrificados em prol do lucro empresarial. Precisamos de regulamentos que protejam as pessoas e o planeta — e não apenas os resultados financeiros das empresas tecnológicas.
Um Problema Maior que a Microsoft
A Microsoft não é a única empresa que está a levar os seus produtos ao fim prematuro da vida útil. Na ausência de regulamentos, a obsolescência do software continuará a terminar prematuramente a vida útil dos dispositivos eletrónicos. Os computadores, as tecnologias wearable, os dispositivos domésticos inteligentes e muito mais continuarão a aumentar a nossa montanha de lixo eletrónico, à medida que os consumidores são forçados a tomar decisões de compra dispendiosas e indesejadas. Em vésperas do Dia Internacional da Reparação, apelamos aos líderes políticos para que nos ajudem a todos a pôr fim à eliminação prematura de eletrónicos:
Façam durar os produtos: precisamos de regulamentos rigorosos que exijam durabilidade e reparabilidade mínimas, com software e suporte de segurança adequados à sua vida útil potencial — não apenas para computadores, mas para todos os produtos relacionados com energia. Chega de dispositivos concebidos para se partirem ou se tornarem prematuramente obsoletos.
Repare a economia: Neste momento, é mais barato poluir do que manter. Isto é um retrocesso. Precisamos de tributar mais produtos descartáveis com uma vida útil curta – e recompensar aqueles que duram. Quem gera lixo deve pagar por isso, não o consumidor ou o planeta.
Dê uma segunda vida ao lixo: Precisamos de metas claras e de financiamento sério para ampliar a reutilização e reparação de REEE. A reciclagem por si só não nos salvará – precisamos de um sistema que mantenha os produtos em uso e os recursos a funcionar.
Estamos participando
O Repair Café Altura também quer participar:
Planeámos um evento para o Dia Internacional da Reparação e adicionámo-lo ao mapa oficial.
Podemos ajudar as pessoas afetadas pelo fim do Windows 10 com o kit de ferramentas do The Restart Project.
Na Europa? Siga o Right to Repair Europe para atualizações de políticas e mais formas de se envolver.
No Reino Unido? Apoie a Declaração de Reparação e Reutilização do Reino Unido assinando-a em nome do seu grupo comunitário ou enviando um e-mail para o seu deputado local.
Nos EUA? Siga o US PIRG para atualizações sobre o direito de reparação.
Leia mais sobre os eventos Linux Repair Café da Repair Café International.
Procura cobertura deste problema noutros países?
Repair Café Dinamarca: Fim de Vida Útil do Windows 10
HOP, França: O Fim do Windows 10: Obsolescência de Software para Milhões de Dispositivos?
Final do 10, Alemanha
Reparatur-Initiativen, Alemanha: O Fim do Windows 10 – e Como Usar PCs e Portáteis Depois
Re-Use Áustria: Combate ao Lixo Eletrónico: Iniciativas de Reparação Enfrentam a Microsoft
Repair Café Foundation, Holanda: Linux Repair Café Proporciona uma Vida Útil Mais Longa aos Portáteis
Repair Together, Bélgica: Fim do Suporte ao Windows 10: Obsolescência de Software que é Irritante
Repair Café Roma, Itália: Fim do Suporte ao Windows 10
U.S. PIRG: Cemitério de Lixo Eletrónico
As estimativas colocam o número entre os 240 milhões e os 400 milhões de computadores. ↩︎
4 de outubro é a primeira sessão após este verão. Durante o intervalo, pode assistir à nossa apresentação (clique na imagem abaixo para ver esta apresentação do Prezi). No sábado, dia 4 de outubro, poderá voltar a reparar os seus pertences, das 10h às 12h, no Parque Caliço! https://prezi.com/view/V4JMbAfUtQeKKgjCVgDg/
Todo primeiro sábado do mês das 10:00 às 12:00
Em Caliço Park - Vila Nova de Cacella
Durante a venda de 'mesa' para caridade.
Informações: (+351) 963786633 (Daniël)
Nos meses de verão de julho, agosto e setembro sem sessão do Repair Café - mas à venda de mesa!
Sinta-se à vontade para passar por aqui e levar seus dispositivos defeituosos com você. Consertar é sempre melhor do que jogar fora!
Normalmente o tempo é bom o suficiente para consertar dispositivos do lado de fora no terraço, perto da piscina!
Consertar é um quebra-cabeça
Muitas vezes realmente necessário
Ajudar a si mesmo
Acima de tudo aconchegante