Regina Rios é cantora crossover, com técnicas vocais que vão da ópera ao belting, professora de canto desde 2009, graduada em música com bacharel em canto erudito pela FAAM-FIAM em 2013, pós graduada em música popular pela FACCAMP, pós graduada em aperfeiçoamento em voz e coach vocal pelo CEV e cursando o 2o ano a graduação de Fonoaudiologia pela FMU.
Em seu primeiro ano cursando a graduação de fonoaudiologia entrou para a Liga Acadêmica de Estudos Científicos em Voz FMU - LAECVOZFMU, assumindo o cargo de diretora de ensino.
Nutre a paixão pela música desde criança. Passou pelo coral do tendal da lapa aos 12 anos, pelo Teen Broadway aos 17 anos mas seus estudos musicais começaram na escola Espaço Musical em 2007 fazendo aulas de canto com Joana Mariz. No ano seguinte em 2008 começou os estudos de canto erudito na FAAM (FMU) com os professores de canto Carmo Barbosa, Paulo Menegon e Teresa Longatto seguindo até 2013. Em 2010 deu uma pausa do mundo lírico e começou a focar também no canto popular onde estudou a técnica vocal voltada para o rock com Mario Pastore. Buscando sempre seu crescimento vocal em 2012 participou de uma masterclass no Rio de Janeiro com a professora Eliane Coelho e em 2015 fez sua primeira pós graduação no curso de música popular da FACCAMP. Participou do congresso de Voz Rock com o professor de canto Ariel coelho em 2016 e 2019, alem de participar do curso Ver a voz com Mauro Andrea em 2017, Oficina Vocal Funcional com Joana Mariz em 2018, Encontro de Profissionais da Voz Cantada do Vocal-SP em 2019. Em 2019 ingressou no curso de pós graduação Formação Integrada em Voz - Vocal Coach para profissionais da voz do CEV - Centro de Estudos da Voz - com a Dra. Fonoaudióloga Mara Behlau, Thays Vaiano, Glaucya Madazio, Claudia Pacheco e Marisa Barbara e também participou da 20ª edição do RACC - Reciclagem e Atualização Clínico-Científica “Panorama clínico e científico da área de voz no Brasil e no mundo” enquanto estudou no CEV. Em 2020 realizou o workshop "Pedagogia Vocal" com Joana Mariz e mais tarde no mesmo ano ingressou no curso "Memórias de Acesso - Drives Vocais" do professor Ariel Coelho. No final de 2020 participou do curso “2o Curso de fisiologia da voz artística e cantada: Biomecânica da Voz Humana”. Participou em 2021 de alguns Webinars ministrado pela Dra. professora Jeanie Lovetri especialista em voz cantada e pedagogia vocal de NYC. Em 2023 participou do curso "Soul Ingredients - The live experience" "Ingredientes da alma - a experiencia ao vivo" com a Dra. Trineice Robinson-Martin, internacionalmente reconhecida pela sua pedagogia e treinamento vocal em Soul e Gospel. Em 2024 participou do I Encontro de Atualização do FIV, pós graduação realizada em 2019 no CEV - Centro de Estudos da Voz.
É soprano ligeiro coloratura e participou de diversos corais como o coral da UNIFESP em 2009, Filafro Diversity Choir em 2010, Allegro Coral - Natal Musical do Navio Zenith em 2010, Groove Allegro 2011 a 2013, Voz Ativa Madrigal em 2011, foi monitora de naipe nos trabalhos com o Coro Cantilena da Academia Concerto de Sorocaba em 2012, coro do theatro São Pedro na estreia nacional da ópera Las Horas Vacias” de Ricardo Llorca sob regência do maestro Alexis Soriano em 2014, coro patrocinado pela AVON no Parque Ibirapuera onde tambem foi solista com a regência de Sonia Di Morais e produção de Décio Carrara em 2014, foi monitora de naipe tambem do coral CESP Vozes Paulistanas em 2015. Foi coralista e solista em cerimonias de casamento de 2009 a 2018 com os corais Allegro, Toccata, Piteri, Vivart, Incanttus Musicais, Encantos, Staccato, D’brothers, Grupo Orpheus entre outros.
A partir de 2020 e atualmente faz serenatas cantando, canta em cerimonias de casamento, festas para empresas, aniversários, eventos e homenagens com um time pequeno de músicos e também voltou a cantar com algumas empresas de coral e orquestra como Toccata Coral e Orquestra, Vivart, D'brothers, ND, Incanttus e Mesquita's.
Como solista, alem das cerimonias de casamento, participou em 2010 do projeto Ópera Fantástica - A Flauta Mágica de Mozart, pela prefeitura de São Paulo. Em 2011 o projeto se realizou novamente com a ópera “O Elixir do Amor” de Donizetti e em 2012 o projeto contou com a nova história cantada e narrada da escritora Rosana Rios “O Mundo fantástico da ópera” apresentado em diversas bibliotecas públicas da cidade de São Paulo. Em setembro de 2013 o projeto esteve em cartaz no SESC Ipiranga com as óperas “Flauta Mágica” e “O Elixir do amor”. Em 2015 foi a cantora de sábado do bar e casa de shows Rey Castro até abril de 2016 com Pedro La Colina. Participou de gravações de estúdio como backing vocal no cd O Bom e o Velho do músico Thommy Tannus em 2014 e do cd Sonoridades do cantor Carlinhos Freire em 2018.
Em 2018 e 2019 se apresentou com voz e violão solo e em duo com os amigos Daniel Lotoy, Evandro Ferreira e Raphael Mello de pop, poprock nacional e internacional, rock anos 80/90/2000, classic rock e MPB em festas de aniversários, casamentos e bares como Cerverjaria Ideal e SóChegá na zona oeste de São Paulo.
Em 2021 iniciou a trajetória de voz e violão solo, onde continua atuando até hoje em aniversários, eventos particulares e barzinhos como na zona oeste, no bairro da lapa, pompéia e perdizes. Desde 2023 participa tocando e cantando em eventos do grupo "Mulheres Empreendedoras da Vila Romana".
Em junho de 2024 ingressou como vocalista na Banda Tertúlis, que tem como carro chefe o pop, soul, rock, jazz e blues.
Em novembro de 2019 e janeiro de 2020 participou do espetáculo "Os Musicais da Minha Vida" com os renomados tenores Allan Vilches e Rinaldo Leone no teatro Lauro Gomes em São Bernardo do Campo e na Arena de Eventos de Santana de Parnaíba promovidos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo com o apoio das devidas prefeituras.
Em 2020, durante a pandemia de corona vírus, iniciou o projeto "Cantando na Varanda" em sua própria residência com lives para o Instagram e Facebook alcançando diversos públicos alem do seu próprio bairro. Em abril do mesmo ano foi entrevistada pelo Jornal da Gente - Lapa sobre esse projeto e seu trabalho (fotos abaixo). Durante esta pandemia foi contratada para cantar em outras varandas de edifícios, janelas de casas e prédios, pátios de condomínios, quintais e jardins e para fazer homenagens e serenatas no portão de residências. Participou também como compositora e intérprete no vídeo de composição coletiva "Um presidente e um vírus" com a participação de mais de 50 artistas; com a produção e roteiro de Fabio Costa, Daniel Lotoy e Marina Soveral.
Atualmente continua com o projeto "Cantando na Varanda" com apresentações esporádicas e apresenta lives com um formato diferente cantando e tocando piano atendendo a pedidos do público.
Em agosto de 2023 apresentou no Festival Música na Montanha - 1a Edição Todas as Claves, no auditório Claudio Santoro em Campos do Jordão com a camerata de sopros HarmonieMusik, a transcrição de Phillips Thor para sopros de Melodia Sentimental de Villa Lobos com regência de Matheus Carneiro.
É professora de canto para todas as idades a partir de crianças com 4 anos. Ensinou canto popular e erudito nas escolas de música: L.M no Tatuapé em 2009, Super Som na lapa em 2009 e 2010, Original Master no Taboão da Serra em 2012, Movimentos no morumbi em 2012, Santa Terezinha em perdizes de 2012 a 2018, Infinity Music na lapa de 2013 a 2021, Escola Estúdio Musical em Higienópolis de 2016 a 2017, Atelier De La Musique de 2016 a 2019 no Colégio Pré Médico em 2019 para crianças do fundamental 2, do 6o ao 9o ano e na Equilibrium Escola de Música na vila madalena em 2020 e 2021.
Atualmente é professora de canto em seu estúdio de aulas particulares no bairro da Lapa e também à domicilio na zona oeste da cidade de São Paulo. Na pandemia de 2020 todas as aulas de canto foram transferidas para aulas virtuais possibilitando um alcance maior de alunos. Utilizando alguns aplicativos de vídeo como Google Meet, Skype, Zoom, Whereby, WhatsApp, Jitsi entre outros. Hoje em 2024 o modelo híbrido continua, muitas pessoas se acostumaram e gostaram do modelo de aulas online mas as aulas presenciais tambem voltaram à todo vapor.