Quando consultar um médico para uma unha encravada

Unhas encravadas são comuns e dolorosas, mas não soam exatamente como uma emergência com risco de vida. Na maioria das vezes, eles são um aviso passageiro emitido durante uma pedicure - e, portanto, a maioria das pessoas pensa que uma lima robusta é tudo o que será necessário para corrigi-lo.

E ainda, de vez em quando, unhas encravadas requerem analgésicos (analgésicos) e cirurgia. Então, quais são os sinais de que você pode precisar de um tratamento de unha encravada mais agressivo?

O QUE É UMA UNHA ENCRAVADA?

Medicamente denominada onicocriptose , uma unha encravada ocorre quando a borda das unhas dos pés cresce para baixo, perfurando a pele no leito ungueal. É particularmente comum no dedão do pé.

À medida que continua crescendo, a unha encravada vai se encaixar ainda mais no dedo do pé, empurrada pelo peso do seu corpo. Isso é doloroso, especialmente quando você está de pé ou andando.

Outros sintomas comuns de unha encravada incluem vermelhidão e calor ao redor da área. À medida que progride, você pode identificar um hematoma vermelho ou preto brilhante na borda da unha, bem ao redor do local da punção.

O local onde a unha rompe sua pele conta como uma ferida aberta contínua, embora pequena. É por isso que o risco mais considerável com unhas encravadas é a infecção. Quando isso acontecer, espere ver:

Causas comuns de unhas encravadas

A principal causa de unhas encravadas é o cuidado inadequado dos pés – essencialmente, não visitar o podólogo ou aparar as unhas dos pés com frequência suficiente. Cortar as unhas muito curtas ou deixar o canto da unha quadrado (em vez de lixar as bordas) também torna as unhas encravadas mais prováveis.

Outros fatores que tornam as unhas encravadas mais prováveis ​​incluem o uso de sapatos muito pequenos (especialmente aqueles modelos pontiagudos que estavam na moda há alguns anos) ou até mesmo o formato natural das unhas dos pés. Atletas constantemente batendo na calçada, professores, enfermeiras e qualquer pessoa que passa muito tempo em pé também correm um risco maior de desenvolver uma unha encravada.


Em casos muito raros, as unhas encravadas acontecem repentinamente, depois de bater o dedo no lugar certo ou de cair um peso grande em cima dele.

POSSO TRATAR MINHA UNHA ENCRAVADA EM CASA?

Sim, às vezes, desde que ainda esteja em seus estágios iniciais. Sempre que você (ou seu pedicuro) notar os primeiros sintomas de uma unha encravada, existem alguns remédios caseiros que você pode tentar.

Se possível, tente usar sandálias abertas ou sapatos largos por alguns dias.


Mas e a unha em si? Você deve apenas cortá-lo?

Por favor, não. A menos que você seja um mestre de ioga avançado ou um contorcionista, é melhor não tentar remover uma unha encravada em casa. Você não conseguirá alcançar a parte certa da unha confortavelmente e poderá fazer mais mal do que bem.

Marque uma consulta com um podólogo que poderá usar uma ferramenta de remoção de unha encravada apropriada e esterilizada no ângulo certo.

QUANDO PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO PARA UMA UNHA ENCRAVADA?

Se houver algum sinal de infecção, sua unha encravada ultrapassou a capacidade dos remédios vendidos sem receita ou caseiros. Mais uma vez, os sinais de infecção incluem vermelhidão, calor na área, inchaço e qualquer pus ou secreção saindo da unha.

Além disso, se você já experimentou uma pomada antibiótica ou qualquer um dos remédios caseiros acima, mas a dor só piorou, é melhor consultar um médico.

Finalmente, se você tem diabetes, danos nos nervos periféricos ou problemas de circulação, corre um alto risco de contrair uma infecção difícil de tratar. Melhor entrar em contato com um especialista imediatamente!

Embora um pedicuro possa identificar facilmente a condição, eles não estão realmente qualificados para tratá-la. Eles não poderão prescrever antibióticos ou remover a unha com segurança. Se eles não esterilizarem suas ferramentas adequadamente, você pode acabar com um problema maior, como uma infecção fúngica, na pele ao redor.

O especialista certo seria um Doutor em Medicina Podiátrica (DPM) ou podólogo. A podologia é um ramo da cirurgia especializado em todos os problemas do pé e do tornozelo – desde infecções nas unhas dos pés ou celulite até fascite plantar.

Posso ir ao pronto-socorro por causa de uma unha encravada?

Se você notar sinais de uma infecção, especialmente pus amarelo ou fétido, ou se tiver febre - então sim, dirija-se ao pronto-socorro e peça a um médico para dar uma olhada. Eles provavelmente irão encaminhá-lo a um podólogo para o tratamento definitivo, mas se uma infecção ficar tão ruim, isso tem prioridade.

PROCEDIMENTOS DE UNHA ENCRAVADA: O QUE O MÉDICO FARÁ?

Na maioria das vezes, qualquer médico ou podólogo começará tratando a infecção. Isso geralmente é feito com antibióticos.

Em casos graves em que a unha penetrou profundamente no dedo do pé, a cirurgia pode ser necessária. Isso envolverá a remoção dos lados da unha afetada ou de toda a unha do dedo do pé.

Este é um procedimento relativamente simples que pode ser feito com uma estética local (um agente anestésico que garantirá que você não sinta nada durante o procedimento). Você estará acordado para isso e estará em casa mais tarde naquele dia.

Se você já teve unhas encravadas antes ou tem outra condição pré-existente que possa complicá-las (como má circulação ou deformidades nos pés), a remoção será seguida de ablação. Isso significa que usaremos uma solução para endurecer a parte exposta do leito ungueal para evitar que a unha volte a crescer naquela direção. Isso evitará complicações nas unhas encravadas, mas nem sempre é necessário.

A recuperação de uma remoção de unha, infelizmente, não é tão rápida. Você pode precisar ficar fora de seus pés no dia seguinte e evitar longas caminhadas, corridas ou sapatos apertados por duas semanas.