Fronteira é uma vila portuguesa no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 2 000 habitantes.

É sede de um município com 248,60 km² de área e 3 410 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Alter do Chão, a leste por Monforte, a sueste por Estremoz, a sul por Sousel e a oeste por Avis.

A Batalha de Atoleiros foi travada a 6 de Abril de 1384, no atual município português de Fronteira, distrito de Portalegre e a cerca de 60 km da fronteira com Castela, entre as forças portuguesas, comandadas por Nuno Álvares Pereira, e uma expedição punitiva castelhana, enviada por João I de Castela, junto da povoação do mesmo nome, no Alentejo.

Foi a primeira batalha durante a crise de 1383-1385 e a primeira vitória obtida pelo general português. A Batalha dos Atoleiros representou um acontecimento decisivo para a História e para o futuro de Portugal. Nesta batalha, Nuno Álvares Pereira venceu a cavalaria castelhana, apesar da sua superioridade numérica, através da utilização de uma tática militar de inspiração inglesa, a “tática do quadrado”.

Esta vitória revelou-se bastante expressiva, não só por não se terem registado mortos, nem feridos da parte portuguesa, ao contrário dos invasores que sofreram pesadas baixas, mas igualmente devido ao facto de se ter desabonado a invencibilidade castelhana, dando início ao processo de consolidação da nação portuguesa.