Este sítio é a porta de entrada da presença digital da Rede de Bibliotecas de Fronteira (RBF) como ponto de convergência do trabalho realizado entre a Biblioteca Municipal e a Biblioteca Escolar do concelho.

A Rede de Bibliotecas de Fronteira (RBF) tem a dimensão da Concelho: se considerada a sua composição é uma referência na área das bibliotecas. Envolve Agrupamento de Escolas e a Câmara Municipal de Fronteira.

A RBF define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação da Biblioteca Escolar e da Biblioteca Municipal, visando o desenvolvimento da ligação entre as escolas do concelho, otimizando atividades e recursos através de uma parceria efetiva que se concretiza na partilha de experiências, no âmbito da gestão e dinamização de bibliotecas, numa política coordenada de aquisições e na dinamização do empréstimo interbibliotecas, assente na observância de princípios técnicos e biblioteconómicos uniformizados.

São objetivos da RBF:

a) Criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e colaboração na área das Bibliotecas;

b) Promover e estreitar a ligação entre parceiros;

c) Promover a troca de experiências no âmbito da organização, gestão e dinamização das Bibliotecas da rede Concelhia;

d) Produzir materiais com vista à melhoria do funcionamento das bibliotecas escolar e municipal, ao desenvolvimento da literacia da informação e à promoção da leitura e da escrita criativa;

e) Constituir e manter online o Catálogo Coletivo da Bibliotecas Escolar e Municipal;

f) Fomentar o empréstimo interbibliotecas e políticas de aquisições concertadas;

g) Servir de suporte à investigação, à formação e à difusão cultural, mediante a criação de um Portal que efetive o acesso à informação e estimule a difusão das ações desenvolvidas;

h) Dinamizar atividades que promovam as bibliotecas Escolar e Municipal, traduzidas por encontros, seminários, publicações, formação, etc.