Código de Admissão e Convivência

Atualizado até 2021, outubro

PEQUENO HISTÓRICO

A Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais (RBJA) foi criada em 1998, e institucionalizada em 2016, e é aberta a jornalistas e estudantes de jornalismo que trabalhem em veículos de comunicação social, assessorias de imprensa, empresas e organizações não-governamentais ou estejam vinculados a universidades, interessados em discutir temas que envolvam jornalismo e meio ambiente.

A admissão à Rede depende do conhecimento prévio do Código de Admissão e Convivência e do preenchimento de pequeno formulário. Aquelas pessoas admitidas mediante fornecimento de informações falsas (por exemplo, informando que são jornalistas ou estudantes de jornalismo, quando não são) serão desligadas pela administração/moderação.

Pesquisadores - A administração avaliará caso a caso as solicitações de participação provenientes de pesquisadores de outras áreas do conhecimento que tenham como objeto de estudo o "jornalismo ambiental", com tempo certo como normal geral e aviso na rede.

OBJETIVOS

1. Discutir jornalismo ambiental;

2. Integrar os jornalistas que cobrem meio ambiente nas diferentes regiões do país;

3. Divulgar, acompanhadas de comentários pessoais que destaquem sua relevância e contextualizem o resto do conteúdo nos objetivos da Rede: sugestões de pauta, matérias interessantes, cursos, encontros e prêmios com interface relacionada ao jornalismo ambiental;

4. Encaminhar pedidos ou sugestões de fontes jornalísticas em determinada área ou problema.

MEIOS DE INTERAÇÃO

Basicamente, as interações, na Rede, se dão via lista de discussões no Yahoogrupos (até novembro de 2014) e Googlegrupos (de novembro de 2014 em diante) e no Facebook (a partir de 2013). As características operacionais podem variar conforme a ferramenta utilizada. Os jornalistas ou estudantes de jornalismo podem indicar no formulário de adesão se querem participar do grupo de discussão no Google e/ou no Facebook, podendo mesmo após iniciar a participar, solicitar aos administradores mudança nas inscrições.

MENSAGENS

A moderação estimula a divulgação de mensagens na Rede destinadas a agendar eventos entre jornalistas ambientais. A moderação recomenda que a articulação sobre detalhes relacionados à realização desses eventos aconteça fora da Rede;

A lista de discussões sediada no Google não é para servir para newsletters, releases ou material promocional de eventos ou de instituições que trabalhem com meio ambiente sem que estejam contextualizadas nos objetivos das ferramentas de integração da lista. Para newsletters e releases, recomenda-se a possíveis interessados que sejam indicados os meios de participação/assinatura.

CIVILIDADE - Cada membro da Rede deve zelar pela civilidade das suas participações e do debate realizado por meio de suas redes sociais. Quando existente a moderação, ela terá a prerrogativa de rejeitar seguimento a mensagens que, a seu juízo, representem ofensa a pessoa ou a grupo de pessoas. A RBJA não é responsável pelo conteúdo das mensagens e interações na lista de discussões e no grupo no Facebook.

MENSAGENS DIRETAS E PESSOAIS - Nos casos de resposta a convites, congratulações, agradecimentos ou qualquer outra que caracterize uma manifestação dirigida a um destinatário específico ou a um grupo recomendamos que o material seja encaminhado diretamente ao destinatário.

CONFIDENCIALIDADE

As mensagens diretamente enviadas aos meios de interação da RBJA não deverão ser desviadas por terceiros para outras redes, ao menos que o autor da mensagem assim autorize expressamente. Nesse caso, o interessado em fazer uso de algum texto enviado apenas à Rede deve consultar diretamente o autor da mensagem original, solicitando-lhe tal autorização;

PINGOS NOS IS

Ressalta-se que a RBJA e a homepage tratam de jornalismo ambiental, e não de ecologia ou questões ambientais. Portanto, solicitamos que as mensagens tratem de jornalismo, prática e teoria.

ADESÃO AOS MEIOS DE INTERAÇÃO

Para aderir aos meios de interação da Rede o próprio interessado, como normal geral, deve preencher o pequeno formulário apresentando-se e justificando o pedido. O endereço de email apresentado deve ser de uso pessoal. Os dados informados no formulário fazem parte de um cadastro liberado para os integrantes da Rede, para que se saiba quem a integra e também facilitar a comunicação direta, fora da Rede;