FINALIDADES DO EVENTO:
Promover e ampliar pesquisas sobre origens e desenvolvimento de associações e sindicatos em educação;
Possibilitar o intercâmbio entre pesquisadores de distintos países sobre o tema Associativismo e Sindicalismo dos docentes e demais Trabalhadores em Educação;
Consolidar um espaço de discussão interdisciplinar sobre as associações e sindicatos dos docentes e demais Trabalhadores em Educação;
Oferecer subsídios para o fortalecimento das lutas travadas pelos trabalhadores em educação.
O presente encontro de São Paulo será organizado com vistas a preparar as condições acadêmicas necessárias à organização do VIII Seminário Internacional da Rede Aste. Esse evento acadêmico deverá ser realizado em 2021, na Universidade de Brasília (UNB) dando, assim, continuidade ao processo de intercâmbio e aprofundamento da discussão sobre os fundamentos teórico-metodológicos das pesquisas sobre o tema, ampliando ainda mais a presença de pesquisadores estrangeiros, além de indicar a realização dos próximos seminários com intervalos de dois anos.
São seus objetivos específicos, além da organização do VIII Seminário Internacional da Rede:
reunir pesquisadores nacionais e estrangeiros para debater questões teórico-metodológicas da investigação sobre associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação;
estabelecer intercâmbio científico-acadêmico e diálogo entre pesquisadores experientes e iniciantes;
apoiar estudos e pesquisas realizados na pós-graduação sobre o papel desempenhado pelas entidades associativistas e sindicais na formação de docentes para a educação básica;
Incentivar a participação de professores e alunos de pós-graduação, graduação, bem como professores da educação básica em eventos organizados pelas entidades associativistas e sindicais e pelos programas pós-graduação voltados para a formação de professores para a Educação Básica.
divulgar estudos e pesquisas;
publicar textos e resultados do evento.
IMPORTÂNCIA DO EVENTO:
A Rede de Pesquisadores Sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação é um espaço aberto endereçado a pesquisadores, a centros e núcleos de pesquisas, sindicalistas, trabalhadores da educação e estudantes que se dedicam ao tema Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação e que buscam debater e divulgar suas produções. Considerando seu amplo escopo e os diferentes recortes e abordagens possíveis, inclusive sob o ponto de vista teórico-metodológico, a Rede arresta como eixo unificador, a organização política dos trabalhadores da educação. Através do apoio institucional da CAPES, teremos melhores: - reunir pesquisadores nacionais e internacionais para debater questões teórico-metodológicas da investigação sobre Investigação sobre dos trabalhadores da educação, a evolução e as transformações do seu trabalho; estabelecer intercâmbio científico-acadêmico e o diálogo entre pesquisadores experientes e iniciantes; apoiar estudos e pesquisas realizados na pós-graduação sobre o papel desempenhado pelas entidades associativistas e sindicais na formação de docentes para a educação básica; Incentivar a participação de professores e alunos de pós-graduação, graduação, bem como professores da educação básica em eventos organizados pelas entidades associativistas e sindicais e pelos programas de pós-graduação voltados para a formação de professores para a Educação Básica, publicar os estudos e pesquisa.
São objetivos do evento: Promover e ampliar pesquisas sobre origens e desenvolvimento de associações e sindicatos em educação; Possibilitar o intercâmbio entre pesquisadores de distintos países sobre o tema Associativismo e Sindicalismo dos docentes e demais Trabalhadores em Educação; Consolidar um espaço de discussão interdisciplinar sobre as associações e sindicatos dos docentes e demais Trabalhadores em Educação.
CONTRIBUIÇÕES AOS PARTICIPANTES
A Rede Aste é um espaço aberto endereçado a pesquisadores, a centros e núcleos de pesquisas, sindicalistas, trabalhadores da educação e estudantes que se dedicam ao tema “Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação” e que buscam debater e divulgar suas produções. Considerando seu amplo escopo e os diferentes recortes e abordagens possíveis, inclusive sob o ponto de vista teórico-metodológico, a Rede arresta como eixo unificador, a organização política dos trabalhadores da educação. Os eventos da Rede, constituemi-se como importante espação de trocas de experiências, de produção e disseminação de conhecimento para todos pesquisadores que se debruçam sobre a temática, bem como para os trabalhadores da educação e suas organizações.
Em seus eventos, a Rede tem promovido a participação institucional dos professores da educação básica. Podem se incorporar grupos de pesquisa brasileiros cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pesquisadores e grupos de pesquisa de outros países e organizações de trabalhadores em educação e seus filiados.
A consolidação da REDE ASTE possibilitará a promoção e ampliação das pesquisas sobre origens e desenvolvimento de associações e sindicatos em educação, o incremento e o intercâmbio entre pesquisadores de distintos países sobre o tema Associativismo e Sindicalismo dos docentes e demais Trabalhadores em Educação. O evento será de grande valia para a consolidação de um espaço de discussão interdisciplinar sobre as associações e sindicatos dos docentes e demais trabalhadores em educação e, ao mesmo tempo, contribuir para compreensão da especificidade do trabalho em educação, envolvendo docentes e dos funcionários, seus reflexos nas atividades políticas e sociais, bem como estimular pesquisas e estudos sobre essa temática.