Esse tipo de texto tem a função de contar uma história, para isso deve conter uma estrutura básica composta por:
Apresentação: é a introdução do seu texto, onde você apresenta as principais características do texto, como: personagens, tempo e espaço.
Desenvolvimento: é onde as ações dos personagens se desenvolve a partir de uma sequência de acontecimentos movidos pelo tempo e espaço da narrativa.
Clímax: é o ponto forte da sua narrativa, geralmente quando ocorre a reviravolta.
Desfecho: é a parte final da narrativa, onde você revela o destino das personagens.
Ainda, as principais características do texto narrativo é o que chamamos de 5 elementos da narrativa, que é composto por:
Personagens: são eles quem vão fazer parte da história, podendo separar entre personagens principais e personagens secundários;
Enredo: é o que vai designar sua história. Dependendo de como vai ser contado, pode ser classificado em dois tipos: enredo linear (cronológico) e enredo não linear (não cronológico);
Narrador: existem três tipos de narrador, o observador (que não faz parte da história, somente conta), narrador personagem (que está inserido na história) e narrador onisciente (o narrador que sabe tudo da trama, por exemplo, sentimentos de personagens, pensamentos, etc.);
Tempo: marca o momento em se desenvolve a trama;
Espaço: representa o local onde a história se desenrola.
São exemplos: Conto, crônica, fábula, lenda...
Como o próprio nome diz, tem como objetivo descrever as características de uma pessoa, objeto ou ideia, assim, fazendo com que o leitor imagine a imagem/ideia passada através da escrita.
Sua estrutura se baseia em:
Introdução: apresentação sobre quem ou o que será descrito;
Desenvolvimento: realização da descrição
Conclusão: fechamento do texto.
São exemplos: Anúncio de classificados, cardápio, biografia...
Um texto argumentativo é um texto que defende uma opinião ou tese, utilizando argumentos e fundamentos. O objetivo é convencer o leitor a acreditar na ideia defendida.
Sua estrutura se baseia em:
Introdução: apresentação sobre o tema central que será abordado no texto de modo a situar o leitor;
Desenvolvimento: argumentos e fundamentos para sustentar seu posicionamento inicial (tese);
Conclusão: resumo do problema abordado e do posicionamento inicial (tese) com considerações que expressam o resultado do que foi pensado ao longo do texto;
São exemplos: Artigo de opinião, resenha crítica, redação (vestibular)...
Os gêneros expositivos são textos que visam informar e esclarecer o leitor sobre um determinado assunto, apresentando informações de forma clara, objetiva e imparcial. Eles são caracterizados por expor ideias, conceitos e dados de forma precisa, sem tentar influenciar ou persuadir o leitor, apenas para que ele possa compreender o tema.
São exemplos: notícia, verbete, panfleto, etc.
Texto injuntivo ou instrucional é um tipo de texto que fornece instruções ou orientações para o leitor. O objetivo é explicar algo ou descrever um método para realizar uma atividade.
Características:
Usa ordem, conselhos e exigência;
É escrito, em geral, com o tempo verbal imperativo;
Tem como principal objetivo explicar algo ou descrever um método para a realização de alguma atividade;
É fácil de compreender por diferentes leitores;
São exemplos: Bula de remédio, manual de instrução, tutorial, receita...