Esta publicação reúne textos resultantes do trabalho desenvolvido, ao longo dos dois últimos anos, pelo Grupo de Pesquisa Recepção Estética e Crítica de Arte, coordenado pela Professora Lisbeth Rebollo Gonçalves e registrado no CNPq.
Sua organização editorial coube a Fábio do Vale, como parte das atividades de pós-doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, no contexto da Escola de Comunicações e Artes da USP.
As pesquisas realizadas contaram com o apoio de O Estado de S.Paulo, cujo arquivo constituiu-se em fonte primordial de consulta.
Uma das referências do trabalho do grupo de pesquisa foi o livro De Anita ao Museu, de autoria de Paulo Mendes de Almeida, cujos textos críticos sobre os eventos da época foram , originariamente, publicados no antigo Suplemento Literário deste jornal. Muitos outros textos de críticos do período em estudo foram igualmente pesquisados pelo grupo.
O livro é composto por 18 capítulos sobre as exposições nacionais e internacionais de arte moderna acontecidas entre 1931, data do Salão Nacional à época de Lucio Costa como diretor da Escola de Belas Artes, e 1955, ano em que se deu a III Bienal de São Paulo.