Um Desafio Profissional e Ético.
Gerencie recursos, promova sustentabilidade, inovação e ética. Use as softskills, pois movimentos errados podem ser fatais. Colaboração versus Competição.
Aprendizado positivo e Sucesso coletivo.
FREE! Print & Play!
>>> Print & Play - Disponível para Downloads <<<
FREE! Print & Play!
O jogo é inspirado no gamecard High Society do game designer Reiner Knizia, que possui mecânicas próprias e traz, em seus loops, entretenimento e conhecimento sobre o sistema profissional Confea/Crea, sobre seus grupos profissionais e sobre a atividade profissional.
A Ética é seu ponto central e cada jogador, durante as partidas, será testado e deverá mostrar o quanto conhece do sistema, da sua futura atividade profissional e como usá-la de forma ética e estratégica para ser o melhor gestor da mesa.
Jorge Campelo, game designer e geógrafo
A lei federal 5194/1966 regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo e, neste momento, batiza estes grupos profissionais já que, na época, os arquitetos ainda faziam parte deste conselho.
Hoje, mesmo não constando na lei, somos 3 grandes grupos profissionais identificados no sistema profissional. São eles: ENGENHARIA, AGRONOMIA e as GEOCIÊNCIAS. Cada um destes grupos é composto por diversos profissionais em suas modalidades de atuação.
Que tal conhecer cada uma, trazendo suas expertises para um jogo de cartas desafiador, entender a importância de cada uma e como usar de suas softskills para ser o melhor Resource Engineer.
As cartas de práticas profissionais são as cartas que serão disputadas em leilões durante as rodadas, lembrando que, para adquiri-las, cada jogador terá que gerenciar seus escassos recursos e saber a hora certa de entrar e sair com seus lances.
O jogador que gerenciar melhor seus recursos e conseguir conquistar as cartas mais valiosas de práticas profissionais será o melhor gestor da mesa. Mas, em todo grupo tem sempre um mau gestor e este será descoberto ao final do jogo.
Mostre todas suas habilidades de bom gestor em rodadas com pouco recurso e muita estratégia. Não esqueça que colaborar pode ser mais importante que competir em algumas situações.
Más práticas profissionais
Boas práticas profissionais
Más práticas profissionais
Boas práticas profissionais
Vivemos num mundo onde os recursos, sejam de qualquer ordem, são escassos ou de baixa qualidade. Os recursos mais consumidos nas atividades profissionais dos grupos apresentados são os NATURAIS, HUMANOS, TECNOLOGICOS E FINANCEIROS.
Cada jogador começará cada partida da mesma forma, tendo que gerenciar tudo o que tem em mãos. Este jogo é uma simulação do dia a dia de qualquer profissional do sistema Confea/Crea. Se você se sair bem aqui, tenha certeza que já é um BOM GESTOR.
Se ainda é estudante, tudo será uma questão de tempo e logo será absorvido pelo mercado profissional ou estreará com sua mais nova empreitada, uma empresa de SUCESSO!
Este projeto é fruto da parceria entre o Crea-PR e Associação dos Profissionais Geógrafos do Estado do Paraná – Aprogeo. As entidades entenderam que era possível construir possibilidades de falar sobre temas complexos e necessários para os futuros profissionais, temas como ÉTICA e FISCALIZAÇÃO, e viabilizaram em forma de IDEATHON como fazer isto.
Com as ideias em mãos, ainda faltava transformá-las em jogos que, de fato, pudessem entreter como todo bom jogo e também transmitir e fixar conhecimento sobre ÉTICA e FISCALIZAÇÃO. A SóIdeias Tecnologia e Educação, conduzida pelo geógrafo Jorge Campelo, assumiu o compromisso de transformar as ideias em jogos reais.
Com uma imersão de 2 meses que envolveu 9 profissionais que atuam nos diversos níveis da gestão do Crea-PR, eles se dispuseram a compartilhar as dificuldades e demandas. Estas alimentaram todo o processo de gamedesign criado pela SoIdeias.
Por isto, o Resource Engineer é mais que um jogo, é um ECOSSISTEMA para falar de ÉTICA e FISCALIZAÇÃO de forma nunca antes vista.
FALANDO DO JOGO
PRODUÇÃO
APOIO INSTITUCIONAL