Missão e objetivos

Rede de Bibliotecas de Tábua (RBTb)

Missão

A Rede de Bibliotecas de Tábua (RBTb), insere-se no âmbito da criação de parcerias que consolidem dinâmicas de trabalho colaborativo ao nível da organização, gestão e disponibilização de recursos documentais, bem como da promoção de dinâmicas na área das literacias.

Uma aposta fundamentada da Biblioteca Municipal e das Bibliotecas Escolares na concretização de acções concertadas que contribuam para o reforço da formação para a informação, e para o alargamento das oportunidades educativas nesta era das tecnologias e das sociedades em rede.

Um ensejo de aproximar profissionais, mas sobretudo um desafio na construção de uma plataforma interactiva digital que possa disponibilizar serviços de proximidade em linha a todos os utilizadores, facilitando o desenvolvimento de uma verdadeira comunidade de aprendizagem.

Dos objectivos a que nos propomos salientamos:

  • Criação de um Portal, que funcione como plataforma interactiva, que efective o acesso à informação em diversos suportes e estimule a produção e difusão das acções desenvolvidas colaborativamente, estimulando a partilha e a cooperação.
  • Constituição do Catálogo Colectivo e sua colocação on-line, como forma de promover um mais rápido acesso aos recursos documentais e simultaneamente uma gestão integrada da colecção ao nível concelhio;
  • Fomento de uma política coordenada de aquisições que visem a optimização de recursos, o incentivo ao empréstimo interbibliotecário e a dinamização de acções que promovam a literacia da informação e incentivem a leitura e a escrita criativa.

A rede

Apresentados os objectivos da Rede de Bibliotecas de Tábua (RBTb), facilmente se percepciona que a mesma é o resultado de sinergias múltiplas que envolvem os mais diversos actores, mas sobretudo a consequência de um trabalho cooperativo entre a Biblioteca Pública de Tábua e as Bibliotecas Escolares do concelho que progressivamente foram integrando o programa Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação. Se as funções de uma e das outras acabam por ser coincidentes nos campos informativo, pedagógico e de recreação, não havia como trabalhar separadamente; Porque só deste modo se poupam energias e recursos, se desenvolvem projectos continuados que favoreçam redes de trabalho colaborativo incentivando o acesso à informação e a promoção das diversas literacias nos diferentes níveis de ensino.

Movidos pelos desafios que se colocam actualmente aos nossos jovens, procurámos ao longo dos últimos anos aproximar pessoas e instituições educativas e culturais de âmbito local, e sempre que oportuno estendendo as parcerias a um nível geográfico mais alargado, tendo como premissa contribuir para uma sociedade mais informada e para indivíduos info-incluídos.

Acreditamos estar no caminho certo, no centro de uma rede de intercepções onde se inclui o pensamento a estratégia e a acção, patente não apenas nas actividades dinamizadas conjuntamente, mas na produção de documentação uniformizadora. Pelo que continuaremos a agir, para que de uma simples rede de pessoas e do acesso físico à informação se passe para uma rede de verdadeiro acesso ao conhecimento, na qual as oportunidades criadas pelas tecnologias da informação e comunicação não serão descuradas. E neste trilho comum (de professores, professores-bibliotecários e bibliotecários) que vamos percorrendo, certamente que as Bibliotecas sairão renovadas se souberem acompanhar os ritmos do tempo e a rede de intercepções que necessariamente se exige ao nível da educação.


“Se quiseres um ano de prosperidade semeia cereais. Se quiseres dez anos de prosperidade planta árvores. Se quiseres cem anos de prosperidade educa os homens.  Provérbio Chinês - Guanzi (c.645 a.C.)”