A RBJA - Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental foi criada no segundo semestre de 1998 para viabilizar o aprimoramento da atividade jornalística em temas de meio-ambiente e qualidade de vida e o intercâmbio de informações, textos e experiências, oportunidades de trabalho e estágios, entre jornalistas e estudantes de jornalismo.
Em 25 de maio de 2016, a Rede foi institucionalizada, em reunião em São Paulo, com a aprovação de um estatuto e eleição da primeira diretoria e de outros órgãos internos. A Diretoria está composta pelos Jornalistas Adalberto Wodianer Marcondes, como presidente; João Batista Santafé Aguiar, como vice-presidente; Ana Carolina Amaral, como secretária-executiva e Sandro von Matter, como Tesoureiro.
A Rede tem como objetivos principais discutir jornalismo ambiental, integrar jornalistas que cubram os temas da sustentabilidade, promover encontros dentre os associados e ser uma ferramenta para troca de informações sobre fontes especializadas.
1. Discutir jornalismo ambiental;
2. Integrar os jornalistas que cobrem meio ambiente nas diferentes regiões do país;
3. Divulgar, acompanhadas de comentários pessoais que destaquem sua relevância, sugestões de pauta, matérias interessantes, cursos, encontros e prêmios com interface relacionada ao jornalismo ambiental;
4. Encaminhar pedidos ou sugestões de fontes especializadas.
As regras estão explicitadas no Código de Admissão e Convivência.
Entrada na RBJA - Para entrar na Rede, o jornalista ou o estudante de jornalismo deve preencher um formulário basicamente afirmando conhecer o Código de Admissão e Convivência e que pertence a uma ou outra categoria (jornalista ou estudante de jornalismo).
GoogleGroups - Desde 17 de novembro de 2014, a lista de discussões principal da RBJA está sediada no Googlegroups. E também no Facebook.
Anteriormente, a lista de discussão havia sido sediada no egroups.com depois assimilada pelo Yahoogroups.
Atualmente, os seguintes jornalistas exercem as funcões de administradores/moderadores da Rede:
Para remeter mensagem a todos os moderadores de uma só vez, utilize o email:
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Ao utilizar os endereços de email acima, retire o espaço existente antes do símbolo de arroba @.