AÇÕES PARA TODAS AS PESSOAS IDOSAS

A RAPI está aberta ao estabelecimento de parcerias com governos locais, conselhos de direitos da pessoa idosa e demais instituições diretamente relacionadas à proteção da população idosa para a elaboração de projetos que tenham como finalidade fortalecer a Rede de Apoio à Pessoa Idosa. Os projetos em curso com essa finalidade estão descritos abaixo.

SOLIDARIZANDO - Criação de redes de solidariedade nos municípios

Sob coordenação de docentes da Universidade Federal de Viçosa, da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal de Ouro Preto e de funcionários da Coordenadoria Estadual de Política para a Pessoa Idosa, por meio da atuação de discentes dos cursos de Ciências Contábeis e Administração e de participantes de empresas juniores dos cursos de Administração e Contabilidade da UFV, este grupo de trabalho visa desenvolver documentos e disponibilizar apoio técnico aos municípios mineiros para subsidiá-los no planejamento local de redes de solidariedade voltadas a apoiar as pessoas idosas, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade.

E-mail para contato: atendimento.municipiosmg@gmail.com.

Mais informações e documentos orientadores:

https://drive.google.com/file/d/11SsvnHIArRKOeutZeZOcJs8YLgR4_roH/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1-LKGBH-qEMSZ7f8yess_W7bcHR2I8wH1/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1GbuaBokZHPh4Z8zviSJ8gt3vII8XHpwx/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/18o6x8vv0itAMgN6jjvgzDrqnmgjUmML-/view?usp=sharing

ESCUTA e ACOLHIMENTO a idosos em tempos de pandemia

Sob coordenação do GREENS - Grupo de Estudos e Práticas sobre Envelhecimento, Nutrição e Saúde, este projeto – em curso no município de Viçosa (MG) - visa escutar e acolher pessoas idosas, por meio de ligações telefônicas, whatsapp e videochamadas, ampliando as possibilidades de suporte social no momento atual. Por meio desse contato, a equipe do projeto orienta sobre medidas de prevenção e controle da COVID, alimentação saudável, saúde mental e autocuidado em geral. O grupo também tem produzido materiais de apoio para pessoas idosas em distanciamento social, o qual tem sido disponibilizado no formato de cadernos de atividades e vídeos informativos, os quais são enviados por e-mail ou WhatsApp dos idosos. Esses materiais também tem sido disponibilizados para instituições de longa permanência para pessoas idosas nos municípios mineiros e socializados no Facebook, Instagram e Youtube.

E-mail para contato: greensufv@gmail.com

DESTINAR FIs - Captação de recursos via Fundo Idoso

Sob coordenação de docentes do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV), este grupo de trabalho tem como objetivo promover a captação de recursos financeiros aos fundos do idoso (FIs), dos municípios e estado de Minas Gerais, por meio da Renúncia Fiscal, que permite ao declarante do imposto de renda pessoa física doar até 6% do valor do seu imposto devido ao Fundo, e à pessoa jurídica tributada pelo lucro real, doar de até 1% desse mesmo imposto. Por meio do apoio de estudantes do curso de Ciências Contábeis e Administração da UFV, o projeto visa desenvolver ações para incentivar a destinação de parte do imposto de renda devido aos FIs; conscientizar os contribuintes da importância de destinar recursos federais às instituições locais, permitindo que esse recurso seja aplicado na comunidade onde o contribuinte vive; propiciar melhor esclarecimento quanto à forma de efetuar a destinação e de como reportar essa informação na declaração do imposto de renda; e apoiar os Conselhos Municipais de Direitos para a Pessoa Idosa na elaboração de projetos para a captação de recursos.

E-mails de contato: rapimg@gmail.com e destinarfi@gmail.com

NEXO - Captação de recursos para projetos

Sob coordenação dos diretores da Nexo Investimento Social, este grupo visa à captação de recursos para projetos que tenham como objetivo a promoção dos direitos da pessoa idosa no estado de Minas Gerais. Quanto aos beneficiários, Organizações da Sociedade Civil interessadas na elaboração de projetos para captação de recursos por meio do Fundo do Idoso. As atividades são realizadas por meio da contratação dos serviços pelas organizações interessadas. O que se vislumbra é ampliar os investimentos em ações que possibilitem melhorar a qualidade de vida da população idosa e, consequentemente, de todos os mineiros.

E-mail para contato: contato@nexo.is.

PLENITUDE 60+ - Universidade Aberta à Pessoa Idosa

Sob coordenação do Instituto Ânima, este grupo de trabalho visa produzir e divulgar conteúdos, direitos e deveres da pessoa idosa previstos no Estatuto do Idoso, possibilitando a sua efetiva aplicação e cumprimento. Trata-se da produção de conteúdos e disponibilização de dicas e tutoriais sobre assuntos diversos, como alimentação, saúde e bem-estar, yoga e atividades físicas, meditação e relaxamento, cultura, trabalhos manuais, atividades lúdicas, finanças, uso de tecnologia, prevenção da violência contra idosos etc. O grupo visa também a criação e a realização de campanhas educativas, videotextos, podcasts, ações de comunicação em geral para serem compartilhadas e socializadas com idosos, via grupos de WhatsApp, e-mail e Facebook.

E-mail para contato: plenitude.60@nossoinstitutoanima.com.br

ALÉM DOS TRILHOS: educação financeira e empreendedorismo para o envelhecimento ativo

Sob coordenação de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Ponte Nova, por meio da colaboração dos discentes, este grupo de trabalho visa promover o empoderamento e o protagonismo das pessoas com mais de 60 anos a partir da concretização do pilar "aprendizagem ao longo da vida", para que se tornem ativos na sociedade e funcionalmente independentes.

Contatos: cassia.pires@ifmg.edu.br - 31988687934 @ativaidade.pontenova (Instagram)

ENVELHECIMENTO ATIVO - Consultoria aos municípios e conselhos

Sob coordenação de docentes da Universidade Federal de Viçosa, da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal de Ouro Preto, da Universidade Federal de Juiz de Fora (Campus Governador Valadares) e de funcionários da Coordenadoria Estadual de Política para Pessoa Idosa, por meio do Grupo de Pesquisa em Espaços deliberativos e Governança Pública (Gegop), este grupo visa estabelecer parcerias com os municípios mineiros visando apoiá-los com suporte técnico para a implementação e avanços nas políticas de envelhecimento ativo. O que se vislumbra é ampliar as possibilidades de promoção da qualidade de vida para a população idosa e, consequentemente, para todos os mineiros.

E-mail para contato: rapimg@gmail.com.