NEWSLETTER  N.º 3  MAIO

15 DE FEVEREIRO A 8 DE MAIO   

ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA DONA AMÉLIA   

ONLINE | 18 DE MAIO DE 2024   

NEWSLETTER 

A Newsletter é uma iniciativa da Presidente da Comissão Administrativa Provisória, no âmbito do Plano de Ações de Melhoria (PAM)

OBJETIVOS  (in PAM) :


 Comunicação interna

 Comunicação externa


PUBLICAÇÃO E PERIODICIDADE

A NEWSLETTER  é numerada e publicada mensalmente



DIA  INTERNACIONAL DOS MUSEUS

NO MUSEU NACIONAL DOS COCHES

FEIRA  DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Neste Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, a ESRDA tem o gosto de marcar presença na Feira de Educação Patrimonial organizada pelo Museu Nacional dos Coches (MNC).

Há laços que unem, de forma indelével, as nossas duas instituições: para além do facto de Educação e Cultura andarem de braço dado, a patrona da nossa Escola, a Rainha Dona Amélia, foi a fundadora do Museu Nacional dos Coches… Por fim, e não menos importante, o Diretor do MNC é membro do nosso Conselho Geral, o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade da Escola.

Isabel Le Gué

PRESIDENTE DO CONSELHO GERAL

DESTAQUE+    AULA-DEBATE NO MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

 UMA TARDE MEMORÁVEL 

A convite do Museu da Presidência da República e como parte das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, a turma 12.º E1 participou da aula-debate "A Presidência da República e o 25 de Abril", realizada na tarde de 26 de abril.

Durante esta tarde memorável, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir e refletir sobre a importância histórica do 25 de abril, um marco na recuperação da democracia e da liberdade em Portugal. A sessão contou com a presença e os ensinamentos de figuras ilustres da política nacional e da Revolução dos Cravos: o General Ramalho Eanes e o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

No final do dia, a experiência foi enriquecedora para todos os envolvidos. Os alunos saíram com um entendimento ainda mais profundo da história portuguesa e uma motivação renovada para serem cidadãos ativos, justos e conscientes, prontos para defender os valores da liberdade e da democracia em suas próprias vidas, mas também na sua sociedade e grupos.

Francisco Ferreira 

Professor

CIDADANIA

DESTAQUE+   RAINHA COM VOZ

 Sessão Pública de Apresentação do Projeto

12 de abril, no Auditório do Museu Nacional dos Coches    

As conclusões dos vários grupos de trabalho, nos quais estavam representados todos os anos de escolaridade, sem esquecer o grupo de alunos de Português Língua Não Materna (PLNM), foram apresentadas, em sessão pública, no dia 12 de abril, pelas 10:30, no Auditório do Museu Nacional dos Coches.  Na edição de 2023/24

PROJETO RAINHA COM VOZ

AM3 – Reforço do envolvimento e da participação dos alunos

PLANO DE AÇÃO DE MELHORIA 


RAINHA A TRÊS VOZES

O ECO DA MUDANÇA: UM OLHAR DE DENTRO PARA FORA DO EVENTO RAINHA COM VOZ

Após dias fervilhantes de energia e inspiração, o auditório do Museu dos Coches virou palco para a expressão. Os alunos, motivados pelo anseio por mudança e pela determinação, convertem palavras dos alunos representantes em projetos e futuramente, em realidade. Como dinamizadora, foi gratificante e uma oportunidade única para contribuir para um ambiente escolar mais inclusivo e dinâmico. O projeto Rainha Com Voz continua a ecoar além das paredes da escola, promovendo mudanças duradouras, inspirando o sentido crítico dos alunos, explorando os seus direitos de falar e, ainda mais importante: de serem ouvidos.

Texto escrito em Português do Brasil

HELENA RIBEIRO – 10.º C3

PROJETO RAINHA COM VOZ

MEMÓRIAS COM VOZ 

Assim que me foi pedido para participar no Rainha Com Voz fiquei logo entusiasmada, a euforia de poder fazer aquilo de que mais gosto (falar com pessoas e conhecer coisas novas). Passadas umas semanas de troca de ideias, em Equipa decidimos quem ficaria com cada grupo, e após ter sido separada da minha melhor amiga fui desafiada a ficar como dinamizadora do grupo de Português língua não materna. Como dinamizadora deste grupo de PLNM, senti uma mistura de emoções: ansiedade por querer garantir uma atmosfera acolhedora e entusiasmo pelo que estava por vir. Lembro-me de na noite anterior estar a pensar: "Será que vai correr bem?", "Será que vão gostar de mim?" e "E se me atrapalhar toda com o Inglês?" (Porque, como é expectável, tínhamos de falar Inglês com este grupo).

No meio desse turbilhão de emoções, rapidamente me apercebi que não precisava de estar tão preocupada e que as coisas iriam correr bem. Com o tempo, muitas pessoas até estavam a divertir-se tanto quanto eu. Cantámos, conversámos sobre a escola, contámos histórias e juntos conseguimos identificar os desafios comuns enfrentados pelos alunos estrangeiros. O nosso grupo tinha várias particularidades, uma delas sendo o facto de termos três representantes para a apresentação no Museu dos Coches: a Fatema, a Kushbu e o Manil (que são pessoas incríveis e tenho a certeza que irei continuar a manter contacto com eles). Além disso, a nossa abordagem foi bastante diferente da dos outros grupos, tanto eu como a Helena (a outra dinamizadora deste grupo) acreditávamos que não fazia sentido termos uma abordagem exatamente igual à dos outros grupos, uma vez que os alunos estrangeiros enfrentam desafios tão diferentes, mas igualmente importantes, dos outros alunos. Desta experiência trago muita coisa, amigos novos e muitas aprendizagens que levarei para sempre comigo. Fico mesmo triste por ter acabado, mas feliz por saber que foi uma experiência incrível.

MADALENA PINTO – 9.º 1.ª

PROJETO RAINHA COM VOZ

A VOZ DOS BASTIDORES

A curiosidade pelos “bastidores” dos eventos escolares é, muitas das vezes, inexistente. Quer seja por incapacidade de secretismo por parte dos seus autores, quer seja por típica falta de interesse adolescente, a verdade é que muitos projetos acontecem e facilmente passam despercebidos.

No entanto, o Rainha com Voz destacou-se doutros eventos e, já catapultado pelo sucesso da edição anterior, (re)afirmou-se como um importante acontecimento. Talvez por ser uma iniciativa que finalmente faz justiça ao conceito de escola: “Dos alunos para os alunos”… talvez por ser dos únicos momentos em que estes realmente se sentem escutados e representados no seio escolar sem a comum ameaça da desvalorização adulta – professores, não condenem a nossa conversa… como acham que surgiram grandes pensadores e personalidades… calados que nem ratos sem expor as suas frustrações? – a razão dá-la cada um.

Pessoalmente, enquanto membro dinamizador do Rainha com Voz – uma opinião naturalmente pouco imparcial – acredito que se deva à cooperação e autenticidade, objetivos refletidos em todo o processo de preparação. Sendo um projeto em que os alunos são prioridade – como, desde já, deveriam ser todas as iniciativas escolares - sentiu-se um inocente espírito de entreajuda e solidariedade – uma daquelas simpáticas surpresas dos jovens, como os adultos gostam de, com muito desdém, elogiar – desde o processo de organização até ao momento de execução, as ideias de cada um eram respeitadas e valorizadas, criando-se um ambiente de partilha possibilitador uma certa informalidade acolhedora.

Assim, o Rainha com Voz vai-se consolidando como um daqueles projetos para o qual os alunos são naturalmente atraídos, quer seja pelo recompensador sentimento de utilidade, quer seja pela consciência da sua importância individual no coletivo. Cada um de nós conclui a sua participação com a satisfação de ter servido a sua própria comunidade e de, com alguma sorte, ver esse contributo efetivado… mas isso já será para balanço na próxima edição!

MATILDE ALMEIDA – 12.º H1

PROJETO RAINHA COM VOZ


DESTAQUE+   PARLAMENTO DOS JOVENS

 Experiência Única e Enriquecedora 

Domingos Serra (secretário da Mesa da Sessão Distrital de Lisboa), Mafalda Gavinhos e Tomás Horta (deputados à Sessão Distrital de Lisboa), estudantes da nossa Escola, descreveram a sua participação na sessão Distrital de Lisboa, do concurso 'Parlamento dos Jovens', como uma experiência singular e enriquecedora. Eles reconheceram o impacto positivo que o evento terá nas suas vidas e expressaram gratidão pelo apoio da comunidade escolar durante todo o caminho que os levou à distrital. "Foi fundamental para o nosso empenho na defesa das nossas propostas”. Durante o evento, representaram de forma dedicada não apenas a nossa escola e suas propostas, mas também todas as gerações presentes e futuras de estudantes. O ambiente na sessão distrital foi marcado por discursos apaixonados e uma atmosfera de unidade entre os participantes- /deputados. Domingos, Mafalda e Tomás destacam que todos os deputados expressaram apoio às propostas de recomendação das escolas presentes, visando promover uma educação inclusiva, plural e participativa e simultaneamente fortalecer os valores de abril, essenciais para orientar o ensino nos próximos anos.

José Carvalho

Professor | Equipa do PPJ 

PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS

CIDADANIA  E DESENVOLVIMENTO

DESTAQUE+   RESISTÊNCIA E LIBERDADE

19 de março, no Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Os alunos do 12.º ano de Humanidades estão a participar nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com um projeto que promove reflexões sobre este marco histórico da democracia portuguesa e conta com o apoio do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.

No âmbito do projeto realizaram uma visita de estudo ao Museu do Aljube Resistência e Liberdade.

Em sessões quinzenais e utilizando ferramentas de pensamento crítico e criativo, os alunos têm refletido sobre testemunhos familiares, obras de arte, arquivos fotográficos e espaço público, sendo incentivados a questionar, analisar e reinterpretar as narrativas e memórias associadas ao 25 de Abril, dando voz às suas próprias perspetivas e experiências.

No cerne deste projeto, que envolve outras escolas da área de Lisboa, está o objetivo de contribuir para capacitar os jovens e abrir caminhos para uma participação coletiva e uma compreensão mais profunda do legado do 25 de Abril. No final do projeto, espera-se uma maior compreensão do evento histórico, bem como  uma maios sensibilização para a importância da democracia e do compromisso cívico na sociedade contemporânea.

Heitor Rodrigues

Professor de História

DISCIPLINA DE HISTÓRIA

Capitão Salgueiro Maia em conversações no Largo do Carmo


RAINHA NO LARGO DO CARMO

Reviver Abril

Os alunos do 10º H2, realizaram uma Visita de Estudo, no dia 11 de abril ao Quartel do Carmo, para evocar os 50 anos da revolução de abril. Esta visita constava de reportagens fotográficas, entrevistas, recolha de material de estudo, reportagem jornalística.

O balanço deste grupo da turma, foi muito positivo e a turma sentiu-se muito empenhada porque estava um dia lindíssimo de Sol, com muitos turistas estrangeiros nas esplanadas e a visitar os monumentos. Os alunos que fizeram reportagens com recolha áudio e vídeo, entrevistaram várias pessoas, alguns estrangeiros e ficaram muito mais conscientes da importância deste acontecimento para a nossa História recente.

O 25 de abril de 1974 foi um momento histórico em Portugal. Foi quando ocorreu uma revolução pacífica liderada pelos militares, conhecida como a Revolução dos Cravos.

O movimento derrubou o regime autoritário do Estado Novo, que estava no poder desde 1933, e iniciou um processo de democratização no país. A revolução foi caracterizada pela ausência de violência, e os manifestantes colocaram cravos vermelhos nos canos das armas dos soldados como símbolo de paz.

O 25 de abril é celebrado anualmente em Portugal como um feriado nacional, conhecido como "Dia da Liberdade".

Esta revolução pacífica trouxe liberdade política, direitos civis e sociais, e abriu caminho para uma sociedade mais justa e democrática em Portugal.

Isabel Nunes de Sousa

Coordenadora de Estratégia de Cidadania

CIDADANIA

A CONVITE DA BIBLIOTECA DE ALCÂNTARA

Exposição de Artes Visuais

Em comemoração dos 50 anos do 25 de abril, os alunos do Curso-Científico Humanístico das Artes Visuais responderam ao desafio lançado pela Biblioteca Municipal de Alcântara com uma mostra de trabalhos, realizados no âmbito da disciplina de Desenho A, do ensino secundário.

A exposição pode ser visitada até ao dia 17 de maio.

A mesma encontra-se referenciada na página de Facebook das Bibliotecas de Lisboa.

Dina Gimenez

Coordenadora do Departamento de Artes e Tecnologias da Comunicação

ARTES VISUAIS

DESTAQUE+   DESPORTO ESCOLAR

VAMOS FAZER "FIGAS"

Terceiro Encontro de Badminton

No dia 13 de março, decorreu na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa, o terceiro encontro de Badminton, no âmbito do Desporto Escolar.

A ESRDA foi, uma vez mais, muito bem representada por 12 jovens atletas.

Aguarda-se a todo o momento pela classificação final individual dos três Encontros/Competição que ditará a passagem para o último Encontro, a decorrer no dia 25 de maio e onde reunirá os melhores quatro atletas de cada escalão/género das quatro séries.

Vamos “fazer figas”

Até breve.

Raquel Vaz

Professora de Educação Física

DESPORTO ESCOLAR

A CEREJA NO TOPO DO BOLO

Projeto Mega Sprinter/Salto/Km/Lançamento

O projeto Mega Sprinter/Salto/Km/Lançamento é da autoria e responsabilidade da Federação Portuguesa de Atletismo e tem como parceiro a Direção Geral de Educação/Divisão do Desporto Escolar.

A Fase Regional deste Projeto ocorreu no dia 14 de março, no Parque de Jogos 1º de Maio, em Lisboa.

Este ano, fizemo-nos representar com 12 atletas, 6 para o Mega Sprinter e 4 para o Mega Km, nos escalões Infantil B e Iniciados, de ambos os géneros.

A manhã foi intensa de atividade física e de emoções para todos os participantes e para os professores acompanhantes.

Estão TODOS de parabéns!

A “cereja no topo do bolo” ficou para a nossa aluna Catarina Santiago que, no seu escalão de Iniciado feminino, alcançou o honroso 2º lugar no Mega Km.

Raquel Vaz

Professora de Educação Física

DESPORTO ESCOLAR

MAGNÍFICO TEMPO

Fase Final Nacional do Corta-Mato 2024

Setúbal foi a cidade que acolheu a fase final nacional do Corta-Mato 2024, dias 8 e 9 de março. Os melhores atletas dos escalões Infantil B, Iniciados e Juvenis, das Escolas de todo o País, competiram entre si.

A nossa Escola foi muito bem representada pelo Vasco Lopes, do 10º C1, que conseguiu posicionar-se em 30º lugar, num total de 180 atletas do seu escalão, juvenis, com o magnífico tempo de 12 minutos e 3 segundos.

Raquel Vaz

Professora de Educação Física

DESPORTO ESCOLAR

OS CLUBES DE ALCÂNTARA NA NOSSA ESCOLA

Remo indoor, Karaté, Rugby, Andebol, Futsal e Basquetebol,

A semana de 22 a 26 de abril não foi apenas assinalada pelas comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos.

Mais um ano consecutivo, a nossa Escola abriu as portas aos Clubes da Freguesia de Alcântara, para a divulgação, através da prática, das diversas modalidades que têm para oferecer.

Estiveram presentes o Atlético Clube de Portugal, Agronomia Rugby, Associação Naval de Lisboa, Boa Hora Futebol Clube, Clube Ferroviário de Portugal e SKP Associação de Karaté.

Os alunos tiveram a oportunidade de experienciar Remo indoor, Karaté, Rugby, Andebol, Futsal e Basquetebol, sob a orientação de treinadores e/ou jogadores de alto nível.

Todas as turmas passaram por algumas (várias) das modalidades, tendo mostrado grande entusiasmo e vontade de tornar a vivenciar esta tipo de atividade.

Fica o nosso agradecimento aos elementos da Junta de Freguesia de Alcântara pela organização e disponibilidade para estarem presentes todos os dias, assim como aos Clubes pela sua alegre dinamização. 

Raquel Vaz

Professora de Educação Física

DESPORTO ESCOLAR

DESTAQUE+  EMPREENDEDORISMO

Equipa Junior Achievement Portugal

 APRENDER A SER EMPREENDEDOR (I)

SunTec - A Nossa  Equipa na  Junior Market de Lisboa

Pelo terceiro ano consecutivo,nós somos uma das 50 escolas selecionadas no prestigiado concurso EMPRESA da Junior Achievement Portugal.

As alunas Inês Silva, Madalena Góis, Mafalda Rafacho e Maria Vitória, do 12º ano, foram selecionadas para participar na Junior Market de Lisboa.

 Este evento decorrerá no ISEG - Lisbon School of Economics & Management.

Para as quatro alunas, esta é uma oportunidade única para partilhar experiências, aprender na prática o que é ser empreendedor.

Boa sorte!

Equipa JAP 

Francisco Ferreira, José Carvalho e Sofia Almeida

Professores

EMPREENDEDORISMO

APRENDER A SER EMPREENDEDOR (II)

SunTec - Produtividade ,Inovação e Espírito de Equipa

No passado dia 19 de abril, a equipa Suntec participou na Junior Market, do programa A Empresa, no ISEG, Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa.

As várias equipas concorrentes apresentaram e defenderam a sua Miniempresa e tiveram a oportunidade de aumentar a sua rede de contactos junto de profissionais de diferentes áreas e alunos de diferentes escolas.

Da parte da manhã, as nossas alunas competentemente apresentaram o seu pitch perante o júri e a audiência das demais escolas de Lisboa que participaram no programa e, durante a tarde, estiveram no seu stand a habilmente defender o seu projeto perante os vários júris que as entrevistaram.

Esta é mais uma prova do grau de empreendedorismo, produtividade, inovação e espírito de equipa destas alunas, mais um exemplo das características e dos valores dos alunos da nossa Escola.

Parabéns!

Equipa JAP

EMPREENDEDORISMO

GESTOS SIMPLES QUE SALVAM VIDAS 

Formação em Suporte Básico de Vida

Na manhã do passado dia 19 de março teve lugar, no Ginásio da nossa escola, uma formação em masstraining sobre Suporte Básico de Vida, que nos foi oferecida pela empresa Femédica. Esta iniciativa foi organizada pelo Projeto de Educação para a Saúde e pelo grupo disciplinar de Biologia e Geologia, tendo participado todas as turmas do 9.º ano e os alunos de Biologia do12.º ano. Contamos ainda com a presença de elementos da Junta de Freguesia de Alcântara, incluindo o seu Presidente e a técnica responsável pela Educação da autarquia. Todos os participantes tiveram a oportunidade de treinar gestos simples que salvam vidas, como a posição lateral de segurança e a reanimação cardiorespiratória. Os técnicos e monitores da Femédica imprimiram uma excelente dinâmica a esta atividade, tendo os alunos participado com muito empenho e entusiasmo! 

Isabel Leal

Professora de Biologia

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE 

RAINHA VERDE

Celebrar o Dia da Árvore e das Florestas

Para celebrar o Dia da Árvore e das Florestas, a 21 de março, e o Dia da Água, a 22 de março, o grupo disciplinar de Geografia organizou a atividade "Amélia Verde".

Na entrada principal de nossa escola, foi erguida uma sustentável árvore colorida, que serviu como ponto focal para transmitir uma ampla gama de informações sobre espécies autóctones de nosso país e de nosso clima mediterrâneo: o carvalho, o sobreiro, o pinheiro-manso, o alecrim e a lavanda. Paralelamente, exemplares de cada uma destas espécies foram plantados no recinto escolar, enriquecendo a nossa paisagem, o nosso ambiente e a nossa biodiversidade.

O objetivo principal da atividade foi, para além de ornamentar o nosso espaço escolar interior, celebrar estas datas significativas e valorizar, destacando, as nossas espécies vegetais. Além disso, procuramos consciencializar e sensibilizar os alunos e toda a comunidade escolar para a importância das práticas sustentáveis, tanto no ambiente escolar quanto em suas vidas.

Reconhecemos a necessidade urgente de proteger e preservar o nosso meio ambiente, e essa iniciativa foi uma forma de inspirar ações positivas em prol da sustentabilidade ao mesmo tempo que cuidamos daquela que é chamada de “segunda casa”, a nossa escola.

Francisco Manuel Ferreira 

Professor de Geografia

CIDADANIA

COMER BEM, VIVER MELHOR!

Barrinhas Saudáveis para Todos

No dia 1 de fevereiro decorreram durante a manhã, na sala de Audiovisuais, sessões de Educação Alimentar para  os alunos do 9.º ano. Esta atividade concretizou-se com o apoio   da APEE, que convidou a Nutricionista Samanta Colares e ofereceu os ingredientes para os  smoothies, que foram dados a experimentar a todos os presentes.

Durante as sessões, a Nutricionista explicou e exemplificou como os alunos podem comer melhor e ganhar hábitos alimentares saudáveis.

Estas sessões contaram com a participação dos alunos da Cozinha Experimental, que confecionaram e distribuíram por todos barrinhas de cereais saudáveis.

Maria José Vilas Boas

Coordenadora da Promoção da Educação para a Saúde

EDUCAÇÃO PARA ASAÚDE

SEMANA DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

Sentes-te DpF ou Sentes-te DpQ? 

Iniciativa: “Sentes-te Desperto para a Física?"

A Semana das Ciências Experimentais tem como objetivo envolver os alunos na divulgação  de atividades com caráter científico aos colegas mais novos, promovendo junto destes  o despertar do interesse por estas áreas do conhecimento.  

Neste âmbito, ao longo da semana, os alunos do 12.º ano de Química levaram até aos colegas do 7.º ano um conjunto de demonstrações experimentais que envolviam transformações químicas.

No dia 16 de Abril, no laboratório de Física, os alunos do 8.º 1.ª dinamizaram experiências simples, para os colegas do 7.º 4.ª e do 8.º 4.ª.

No dia 18 de Abril, na respetiva sala, os alunos do 9.º 1.ª dinamizaram atividades para os colegas do 7.º 2.ª. 

SEMANA DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

NOS EXOMUSEUS DO NOSSO BAIRRO

" O subsolo de Lisboa é um ficheiro imenso por explorar. É a nossa Torre do Tombo com muitos documentos ainda por identificar e tirar proveito deles."

 Arqueólogo António Marques

 Coordenador do Centro de Arqueologia de Lisboa

Sentes-te DpBG?


Realizaram-se duas saídas de campo na nossa freguesia, com alunos do 11.º ano de Biologia e Geologia.

Os alunos deslocaram-se ao geomonumento da Rua Aliança Operária e, depois, mais abaixo, ao geomonumento do Rio Seco.

Os geomonumentos, constituindo exomuseus, são referências da geodinâmica e da geohistória, reunindo interesse científico, pedagógico e cultural e geoturístico. Estes locais revelam a história geológica e os paleoambientes da região onde se situa atualmente a nossa cidade.

Na Rua Aliança Operária, junto ao complexo desportivo da Boa Hora Futebol Clube, os alunos observaram uma escarpa de basalto, uma rocha que ainda se utiliza nas calçadas de Lisboa e é explorada para a produção de britas, e ainda, espessas escoadas lávicas em forma de prismas.

O geomonumento do Rio Seco localizado numa antiga pedreira, materializa as rochas mais antigas de Lisboa num ambiente de transgressão marinha. Os alunos observaram, nos calcários compactos de cor branca, inúmeros fósseis, destacando-se a presença de rudistas (grupo de bivalves extintos, indicadores de ambiente recifal..

SEMANA DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

Consciencializar as pessoas jovens sobre a cidadania europeia

Programa criado pelo Parlamento Europeu no âmbito da cidadania

EUROESCOLAS  

"Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos"

No dia 11 de abril, no auditório do Centro de Juventude de Lisboa, teve lugar mais uma edição do concurso Euroscolas, organizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Este evento oferece aos jovens a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento das instituições da União Europeia e o seu papel como cidadãos europeus. Este ano, o tema em foco foi "Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos".

Francisca Gonçalves e Guilherme Gil destacaram-se ao enfatizar a importância dos valores individuais e sociais para promover uma convivência pacífica. Perante um júri, apresentaram o trabalho, demonstrando um profundo entendimento das dinâmicas europeias ao salientar as estratégias da União Europeia para promover a paz positiva. Além disso, partilharam os resultados de um questionário realizado com colegas, o qual revelou que o caminho para a paz deve ter em atenção o bem-estar dos cidadãos e a equidade nas relações humanas.

Com uma visão esclarecedora e comprometida, estes alunos não apenas se destacaram no concurso, mas também lançaram luz sobre questões cruciais que moldam o futuro da Europa. É também de salientar que os alunos obtiveram a classificação máxima no seu trabalho escrito.

José Carvalho

Professor de Economia

CIDADANIA

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - PROMESSAS E DESAFIOS

Carreiras em STE(a)M a todo o Vapor

A Professora Doutora Isabel Neto (Instituto Superior Técnico), especializada em Inteligência Artificial (IA) e Robótica, proferiu uma palestra/debate dirigida a alunos do Ensino Secundário -11.º e 12.º anos.  

A sessão intitulada “IA- Promessas e Desafios nas Várias Áreas do Saber”, foi organizada com o objetivo de fomentar a reflexão sobre a realidade da tecnologia e sua evolução a um ritmo acelerado.

 A convidada partilhou os seus conhecimentos sobre os conceitos base da IA, como “o que é a IA?”,  machine learning e deep learning; sobre os vários tipos de IA que existem, alguns dos quais os alunos já conheciam, como o ChatGPT; as suas várias aplicações em áreas importantes das nossas vidas, como na saúde, na educação e nas indústrias, assim como os impactos positivos, negativos, e desafios da IA na sociedade.

 Um dos momentos mais impressionantes foi quando Isabel Neto apresentou os seus três robôs, demonstrando o potencial da tecnologia atual. Explicou que a maioria dos seus robôs são utilizados para ajudar a promover a inclusão de crianças com baixa visão e cegueira nas escolas. Tais robôs foram estudados, introduzidos e apresentados em vários países, como os EUA e a Escócia.

A sessão terminou com várias questões e respostas que demonstraram grande entusiasmo e curiosidade. A especialista encorajou os alunos a seguirem carreiras em STEM* e a explorarem as engenharias tecnológicas como forma de contribuírem para avanços significativos na sociedade.

O evento foi tão bem-sucedido que deixou muitos alunos inspirados. Esperamos que a escola organize mais sessões semelhantes, com o objetivo de nos preparar para os desafios do século XXI.

   

*STEM é um acrónimo em inglês de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, que surgiu nos anos 1990, nos Estados Unidos, e que designa a integração das quatro áreas do conhecimento. 

Diana Marcus 

Aluna do 11.º ano -ECONOMIA  

Ana Hatherly, 2003

OLHAR, VER E INTERPRETAR

Abrir Caminhos Através da Arte

No dia 8 de maio, os alunos da turma 11º C2, tiveram a oportunidade de visitar e conhecer o Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Desta forma, os alunos, puderam observar a vasta coleção que atravessa milhares de anos de história, bem como conhecer melhor, em termos artísticos, as diferentes culturas e civilizações de onde provinham, como também os seus hábitos e costumes. A coleção contém pinturas, peças de cerâmica, esculturas, tapeçarias e pergaminhos, entre outros. As diferentes obras abrangem culturas e práticas orientais, ocidentais, islâmicas, entre outras.

Os alunos participaram na visita OVI – Olhar, Ver, Interpretar -, uma visita guiada que desenvolve as capacidades de observação e interpretação das diferentes obras de arte em grupo. Com o contributo dos vários alunos da turma, a interpretação das diferentes obras foi sendo detalhada e aprofundada, permitindo a expansão do conhecimento artístico dos alunos.

Ao longo da visita, foi possível observar grande parte da coleção Gulbenkian. No entanto a guia e o grupo se tivessem focado na observação de seis obras, de períodos históricos diferentes e suporte técnico-artístico diversificado. A guia realizou uma atividade interativa, em cada obra analisada, que consistiu na partilha de duas palavras-chave, que melhor caracterizassem a obra observada. Esta estratégia permitu que os alunos expressassem, verbalmente, os sentimentos e sensações transmitidas pelas obras.

No final da visita, foi pedido aos alunos para relacionarem as palavras sugeridas, apesar das diferentes épocas e culturas em que se inseriam, bem como os diferentes materiais utilizados para criar as obras de arte, de modo a construir um puzzle mental e significativo, para descrever as diferentes obras, permitindo estabelecer uma relação entre elas e possíveis “caminhos abertos” por estas. Assim, ficou clara a relação e, também, as diferenças, entre Olhar, Ver e Interpretar.

Após a conclusão da visita, ainda foi possível observar o resto da coleção, com as suas imensas e belas obras.

A visita foi realizada no âmbito do tema Estética (abordado no 11.º ano). A visita permitiu aos alunos clarificar as ideias sobre a Arte e os seus diferentes tipos e tomar consciência da importância da Arte para o Homem e da sua estreita relação ao longo dos séculos.

Manuel Avillez, 

Aluno do 11.º ano -CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS  

DISCIPLINA DE FILOSOFIA

UMA TARDE BEM PASSADA

No dia 3 de maio, decorreu, na nossa Escola, “Uma tarde de bem-estar!” para docentes e não docentes. Este evento incluiu uma Palestra sobre “Saúde Mental”, apresentada pelo Dr. Rafael Rocha, do Hospital Santa Maria, uma aula de dança, dinamizada pela docente Raquel Vaz e uma sessão experimental de Ioga, orientada pela Professora Ana Cleto.

Participou um número significativo de docentes e não docentes e todas atividades decorreram de forma animada, descontraída e empenhada.

A tarde terminou com a degustação de umas bolachas saudáveis de aveia, confecionadas pelos alunos que frequentam o ateliê Cozinha Experimental.

Uma convivência saudável é fundamental para manter o bem-estar físico e mental de todos!

Maria José Vilas Boas

Coordenadora da Educação para a Saúde

AM1 – Implementação de medidas de promoção do bem-estar da comunidade educativa 

PLANO DE AÇÃO DE MELHORIA 

PROGRAMA ERASMUS+ 

Acolhimento de grupo escolar: Ankara İl Milli Eğitim Müdürlüğü Turquia 

Mais um passo rumo à internacionalização da ESRDA.

Na semana de 7 a 10 de maio realizou-se mais um programa de Acolhimento Erasmus+, desta vez com a escola secundária: Ankara İl Milli Eğitim Müdürlüğü ( Turquia ). O programa promoveu o envolvimento nas atividades letivas das turmas do 9º1ª e 8º 5ª, na escola e na cidade de Lisboa. Ao longo da semana realizámos múltiplas ações para proporcionar ao grupo os conhecimentos, atitudes e comportamentos e competências-chave em consonância com os valores de cidadania, especialmente a europeia, da educação intercultural e apoiar o desenvolvimento de diferentes linguagens, língua inglesa, científica e tecnológica.

O grupo foi constituído por 6 jovens alunos, com a idade média de 13 anos, devidamente acompanhados por 6 alunos "guardiões" do 9º 1ª,e uma equipa de 3 professoras.

De destacar o envolvimento de todos diferentes elementos da comunidade educativa e projetos da escola para levar a bom termo mais esta tarefa de enriquecimento da ESRDA.

Rosa Monteiro

Coordenadora Erasmus+

ERASMUS+ 

50.º ANIVERSÁRIO DO  25 de ABRIL

No âmbito da comemoração do 50.º aniversário do “ 25 de Abril” foram expostos, em abril e maio, nos dois átrios da escola, vários trabalhos de cartazes com fotografias da época, imagens de pinturas murais, slogans, letras de poemas e/ou canções, feitos por alunos das turmas 9.º 1ª, 9º. 4.ª e 9.º 5.ª, bem como cartazes com imagens de grades e moldes de mãos de alunos da turma 9.º 3.ª, que serviram de suporte e meio de comunicação dos poemas “Exílio” e “25 de Abril” de Sophia de Mello Breyner Andresen, numa contraposição de palavras e valores relacionados com “ditadura” e “democracia”.

“Revolução” de Sophia Andresen, foi, por sua vez, o mote para a apresentação de um trabalho feito com a turma 11.º H2, com caixas forradas onde, foram colocadas frases, acompanhadas por imagens em linha de concordância com o seu conteúdo, de forma a montar uma estrutura tipo puzzle, podendo os alunos vir manusear as caixas e reconstruir o poema de Sophia.


Isabel Alarcão e Silva

Professora de História

A

ONLINE | 18 DE MAIO DE 2024