Resumo
Um projeto foi realizado como forma de avaliação na faculdade (Universidade Católica de Brasília). O manual tem como objetivo ensinar, de forma fácil e divertida, métodos básicos para as pessoas se protegerem em meios digitais.
Desafios
Saber uma forma de tornar o conteúdo divertido e de leitura fácil;
Como incluir pessoas de grupos em vulnerabilidade social no projeto (um dos requisitos avaliativos do projeto, então pensei na Lei Carolina Dieckmann);
Um meio para a implementação deste projeto.
Este foi um projeto de extensão proposto pela Universidade Católica de Brasília.
O projeto tinha alguns direcionamentos, como oito áreas temáticas, sendo elas: 1. Comunicação; 2. Cultura; 3. Direitos Humanos e Justiça; 4. Educação; 5. Meio Ambiente; 6. Saúde; 7. Tecnologia; 8. Produção e Trabalho. O manual contempla as áreas da "Educação" e "Tecnologia". Outro requisito foi que o projeto ajudasse a população em situação de vulnerabilidade social, abrangendo mulheres, crianças e adolescentes, idosos, população em situação de rua, pessoas com deficiência ou sofrimento mental e comunidade LGBTQIA+. Vejo que meu trabalho contemplará os seguintes grupos: mulheres, crianças e adolescentes, idosos e a comunidade LGBTQIA+. Além das questões já mencionadas, que precisam estar na elaboração do projeto de extensão, ele tem que ser implementado em um ambiente em que esses grupos estejam presentes.
Este foi um projeto de extensão proposto pela Universidade Católica de Brasília.
O projeto tinha alguns direcionamentos, como oito áreas temáticas, sendo elas:
1. Comunicação;
2. Cultura;
3. Direitos Humanos e Justiça;
4. Educação;
5. Meio Ambiente;
6. Saúde;
7. Tecnologia;
8. Produção e Trabalho.
O manual contempla as áreas da "Educação" e "Tecnologia". Outro requisito foi que o projeto ajudasse a população em situação de vulnerabilidade social, abrangendo mulheres, crianças e adolescentes, idosos, população em situação de rua, pessoas com deficiência ou sofrimento mental e comunidade LGBTQIA+. Além das questões já mencionadas, que precisam estar na elaboração do projeto de extensão, ele deve ser implementado em um ambiente em que esses grupos estejam presentes
Tendo em mente o que poderia ser projetado, comecei a pensar no layout do manual e em como torná-lo atrativo. Considerei qual linguagem utilizar, que tipografia facilitaria a leitura e quais cores seriam harmoniosas para o leitor. Realizei alguns testes, experimentando combinações de cores. O teste de usuário foi realizado de forma mais rudimentar com meus amigos. Cheguei à seguinte paleta de cores :
Com alguns elementos do layout prontos, foi a vez de decidir sobre quais tópicos abordar no manual. No início havia vários, mas não queria que ficasse muito denso de conteúdo, então coloquei os conteúdos de forma resumida e que transmitisse o objetivo de maneira simples de entender. O manual ficou dividido nos seguintes tópicos:
Medidas para dificultar a quebra de senha.
Verificação de dois fatores.
Internet gratuita e sem senha, será que não há cobrança mesmo?
Bons hábitos com a estação de trabalho para proteger suas informações.
Esta é a fase mais esperada de todas, o LANÇAMENTO. Nessa parte é onde eu documento o processo feito e preparo o ambiente onde este manual será implementado e disponibilizado para download.
Considerando que um dos requisitos do projeto é auxiliar grupos em situação de vulnerabilidade social, e que uma das inspirações para sua criação foi o caso ocorrido com Carolina Dieckmann, planejo divulgar em locais físicos com maior presença feminina. Além disso, farei a divulgação nas minhas redes sociais e para as pessoas do meu convívio em casa, trabalho e faculdade.
Manual de segurança pessoal em meios digitais
Leitura e Download