REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
HAYDT, Regina Célia Cazaux. Didática e Filosofia. Curso de Didática Geral. 8ª Ed, 5ª impressão. São Paulo: Ática, 2006. p.11-28
Regina Célia Cazaux Haydt é licenciada em Pedagogia e pós-graduada em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trabalhou como orientadora pedagógica na rede municipal de ensino de São Paulo por mais de 25 anos e ao longo de sua carreira publicou as seguintes obras: Curso de Didática Geral, Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem e Atividades Lúdicas na Educação da Criança.
Haydt introduz, no tópico Educação e ensino, a utilização da palavra educação em dois sentidos: social e individual. No sentido social, a educação assume o papel de transmitir conhecimentos, normas, valores, crenças, usos e costumes de um grupo social para as novas gerações. Surge, então, a escola como instituição social para atender a esse papel. Já no sentido individual, a educação processa o desenvolvimento das aptidões e potencialidades do indivíduo. Nesse caso, para que os interesses sociais e individuais estejam equilibrados, faz-se necessário a intervenção adequada do professor.
No tópico Conceito de Didática, a autora define Pedagogia como um estudo sistemático da educação, tendo a Didática como ramo específico do processo de ensino, em que o professor estimula o aluno para que haja realização do aprendizado. Outro elemento apontado é a existência de uma doutrina pedagógica: qual o tipo de concepção de homem e de mundo é adotado pelo sistema de educação, visto que é inegável a existência de uma relação direta com a Filosofia.
Recorrer ao passado se faz necessário para analisar a Evolução histórica da Didática, próximo tópico do livro. O tipo de aprendizagem baseado na memorização se aproxima dos conceitos de Aristóteles, de que o homem era uma espécie de tábua lisa onde tudo podia ser registrado. Nesse modelo o professor utiliza perguntas e respostas previamente prontas, sem espaço para o desenvolvimento da reflexão e compreensão.
Já Aristóteles enxergava o conhecimento como uma descoberta individual, estimulada por uma série de perguntas até que se chegasse a uma conclusão. Assim, chegamos a Comenius, considerado o pai da Pedagogia, que propõe o seguinte processo pedagógico: apresentar uma ideia ao aluno, mostrar a utilidade específica, mostrar referências externas e concretas, explicar os princípios gerais e depois detalhar até que o aluno compreenda completamente. Depois, vimos que Heinrich Pestalozzi defendeu a doutrina dos naturalistas. Aplicando essa teoria na educação, considera-se que a transformação da sociedade se dava por meio da educação e pela ordem psicológica do desenvolvimento infantil. Já Herbart contribuiu ainda mais para o novo rumo da Pedagogia, ao dizer que o aprendizado acontece pela assimilação e a necessidade de uma instrução educativa sequencial: preparação, apresentação, associação, sistematização e aplicação. Por fim, Dewey enfatiza as necessidades sociais do homem e considera que a educação é o meio pelo qual somos instruídos para nossa vida prática.
Tanto o resumo do capítulo quanto as leituras complementares apontam para a ideia central do texto: a Pedagogia é regida por uma teoria pedagógica que reflete uma concepção de homem e de mundo. A autora chega à conclusão de que a escola deve ter um caráter filosófico e que o professor precisa escolher, com responsabilidade, qual o modelo adequado de ensino para aplicar em sala de aula, levando em conta sempre a humanização.
A obra segue o método indutivo, sendo extraídas as conclusões a partir do material empírico particular observado. A autora sintetiza os conceitos de vários teóricos, afirmando a ideia de que os pressupostos didáticos atualmente adotados, na prática, foram elaborados progressivamente ao longo do tempo. O posicionamento da autora remete a uma abordagem humanista, em que não haja um método imposto de ensino, mas que seja centrado na auto-realização do homem, fortalecendo seu relacionamento interpessoal e na valorização de suas próprias experiências. Portanto, esse livro é indicado aos professores, pedagogos e estudantes de Licenciatura como guia de bolso para ampliar seus conhecimentos didáticos e melhorar o desempenho profissional.