Mais do que ousar em um novo estilo literário, até então incomum em sua obra, a escritora Clarice Lispector faz desta publicação um diário de bordo da sua vida: paixões, histórias, entrevistas, filmes e tudo o que participou de alguma forma de sua existência. Foram 468 crônicas publicadas aos sábados no Jornal do Brasil, entre 1967 e 1973. Entre elas as mais impressionantes são "Amor" e "O Ovo e a Galinha". O livro é dividido em dias, como se fosse um diário, mas sempre entre realidade e ficção. Retrata a vida cotidiana e os acontecimentos no Brasil daquela época que permeiam a narrativa, em meio aos devaneios permanentes que foram marca pessoal da autora.
Herculano, um viúvo moralista, inicia uma relação conturbada e repleta de sentimentos antagônicos com a prostituta Geni. Opondo-se a toda sua família, ele se casa com ela, que acaba se envolvendo com o filho do marido. Essa traição gera ainda outros incidentes, culminando na dissolução familiar. Apontada pela crítica como uma das peças mais amargas de Nelson Rodrigues, Toda nudez será castigada estreou em 1965, com Cleyde Yaconis como protagonista. Vale a pena ler essa peça que reflete, ainda hoje, os defeitos de uma sociedade brasileira alicercada no conservadorismo e hipocrisia.
Livro fundamental na literatura brasileira, o romance João Guimarães Rosa, publicado em 1956, foi escolhido pela Folha de São Paulo, pela Revista Época e por várias associações internacionais como um dos 100 maiores livros da literatura universal do século XX. Nesta obra de Guimarães Rosa, o sertão é visto e vivido de uma maneira subjetiva e profunda, e não apenas como uma paisagem a ser descrita, ou como uma série de costumes que parecem pitorescos. Sua visão resulta de um processo de integração total entre o autor e a temática, e dessa integração a linguagem é o reflexo principal. Para contar o sertão, Guimarães Rosa utiliza-se do idioma do próprio sertão, falado por Riobaldo em sua extensa e perturbadora narrativa.
A crítica moderna chama de trilogia realista os três romances que marcaram um novo estilo na obra de Machado de Assis, a saber Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899), e que decisivamente também inovaram a literatura brasileira, introduzindo o Realismo no Brasil e precedendo outros elementos da literatura contemporânea. Embora seja chamada de "realista", os críticos não deixam de notar que a riqueza de gêneros e elementos nessas obras também adere resíduos do Romantismo e impressionistas.
Fontes: Wikipédia. Imagens meramente ilustrativas.