Os Catalogos

Constam-se quatro entidades independentes:

Arquivo Documental da Quinta do Ferro, Trancoso

Biblioteca Antiga da Quinta do Ferro, Trancoso

Arquivo Documental da Quinta dos Buxeiros, Viseu

Collecção Militar Coroneis do Castro

A compilação de todos os catalogos foi realizada sob a coordenação da Dra. Cristina Nogueira e equipa da CulturAge, empresa que desenvolve projectos nas áreas do património cultural, história, museologia e curadoria, ciência da informação, arquivística e biblioteconomia. 

*** 

Consultar a organizaçāo das subsecções

Resumo de pessoas e seccoes 

O Arquivo Documental da Casa da Quinta do Ferro é um arquivo familiar no qual se encontra documentação produzida por indivíduos no decurso de diversas actividades quer funcionais quer sociais. 

É composto por vários núcleos de documentos relacionados com diversas Casas e Famílias situadas nos Distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco, nas localidades de Outeiro de Gatos, Vilar Torpim, Barcos, Castelo Mendo, Vilar Maior, Caria e Granja (Penedono) entre outras. Refectem aspectos históricos e são uma consequência das sucessivas ligações matrimoniais representando, em alguns casos, não só os ascedentes directos dos noivos como várias gerações ascendentes e respectivas Casas. 

Essas Casas tinham uma administração complexa e polarizada em torno das suas propriedades geridas, na sua maioria, de forma individual ou concentradas sobre a égide de uma família cuja organicidade repousava na sucessão geracional e no elo linhagístico dos seus diferentes membros, distribuídos pelos ramos colaterais que convergiam no tronco principal, neste caso a Quinta do Ferro. 

Esta característica possibilita a reconstituíção e estudo histórico não apenas da Família da Quinta do Ferro como de ramos das famílias Amaral, Quevedo, Metelo Pacheco, Gomes de Azevedo, Figueiredo Teles, Coutinho, Pessanha, Lemos Beltrão e outras, podendo esse estudo englobar as componentes genealógica, social, económica e cultural bem como o seu impacto na dinâmica regional dado que, tratando-se de famílias da nobreza de província, alguns dos seus membros possuiam uma participação política local significativa. 

Acumulada e conservada durante gerações, a documentação dessas casas convergiu para a Casa da Quinta do Ferro onde foi localizada em  baús de pele e madeira.

O presente catálogo resulta do trabalho de Organização e Tratamento Arquivístico do Arquivo Documental da Casa da Quinta do Ferro levado a cabo desde finais de Junho de 2007 até início de Abril de 2008.

A classificação dos registos ou documentos através da atribuição das referências de Secção e Subsecção. A Secção corresponde ao nome das Casas e Propriedades cuja administração foi tutelada pelos diferentes membros da família. Por sua vez, as Sub-secções correspondem a cada membro da família. A designação de cada uma resulta da combinação de iniciais do respectivo nome. Alguns membros da família surgem em várias secções devido à administração simultânea de várias propriedades ou Casas. 

As referências da Secção e subsecção compõem a cota arquivístiva juntamente com a Unidade Documental (UD), esta correspondendo ao n.º de inventário de cada registo (documento, Maço, livro ou caderno) sequêncial em cada Secção. Constatando-se a existência de documentação epistolar e administrativa, e admitindo que a sua leitura e estudo só é relevante em série e não isoladamente, optou-se pela constituição de maços para as seguintes tipologias documentais: recibos, cartas, relações de despesas e receitas, relações de trabalhadores, declarações de missas, remessas pelo correio, apontamentos vários. Nesse sentido, os documentos que integram os maços foram descritos em conjunto correspondendo a um único Registo ou Unidade Documental. 

 Na organização e sequência do Quadro de Classificação foi adoptado um esquema multinível que obedeceu ao seguinte critério: quantidade de documentação para as Secções e sequência geracional para as subsecções.

(-0- livros digitalizados, Sept, 2017)

Documentos com referencias a livros


(-0- documentos digitalizados, Sept, 2017)

Consultar a organizaçāo das subsecções


Catalogo Collecção Militar Coroneis do Castro

Composta por livros de assuntos militares (1725-1948) espalhados entre Quinta do Ferro e Quinta da Alvarinheira

INFORMACAO DE REFERENCIA:

Arquivo Documental da Quinta do Ferro, Trancoso

Biblioteca Antiga da Quinta do Ferro, Trancoso

Arquivo Documental da Quinta dos Buxeiros, Viseu

AUTHOR/COMPILER: Vasco Luís de Quevedo Pessanha 

and Cristina Luísa Tavares Nogueira

CulturAge (INPI n.º 575501), Coimbra - Portugal

www.culturage.pt , + 351 239152966 ,  info@culturage.pt

COMPILATION DATE: November, 2008

CONTACT: qtadoferro.trancoso@gmail.com