SEGURANÇA ELETRÔNICA
PROJETO - INSTALAÇÃO - MANUTENÇÃO
PROJETO - INSTALAÇÃO - MANUTENÇÃO
Um aspecto que torna a segurança eletrônica vantajosa são os custos. Embora seja necessário fazer um investimento inicial — que, dependendo dos recursos a serem empregados e do porte da empresa, podem ser bem elevados — em longo prazo acaba representando uma economia, pois haveria a necessidade apenas de manutenções periódicas.
Proteção em tempo integral
Esse é uma vantagem da tecnologia: pode fornecer seus serviços em tempo integral. A possibilidade de ter sistemas operando 24 horas por dia é bastante atrativa, pois, além de passar uma sensação de segurança maior, corre um risco menor de não identificar possíveis problemas.
Como qualquer sistema informatizado, a segurança eletrônica, apesar de eficiente, não está imune a falhas. Por isso, existem algumas desvantagens desse sistema. Vejamos:
Riscos de invasão
A possibilidade de que alguém invada o sistema sempre existe, principalmente quando eles utilizam a rede da empresa para o funcionamento. Hoje, os hackers e os softwares estão cada vez mais sofisticados e são capazes de invadir sistemas privados e comprometer seu funcionamento.
Fragilidade
Apesar de muito eficazes, a segurança eletrônica depende de uma fonte de energia para o funcionamento. Tal fato os torna um tanto quanto frágeis, caso haja uma interrupção na rede elétrica, por exemplo.
O modelo de segurança tradicional e que utiliza mão de obra humana ainda é bastante comum em todos os tipos de ambientes, como bancos, escolas, restaurantes, empresas públicas e privadas etc. Ultimamente há um grande número de empresas que se especializaram no fornecimento desse tipo de serviço de maneira terceirizada, dada a sua grande demanda.
Embora a tecnologia seja capaz de promover a segurança nas empresas, o modelo tradicional ainda apresenta algumas vantagens.
Flexibilidade
A possibilidade de adaptar os serviços às necessidades da empresa é um demonstrativo dessa flexibilidade. Assim, é possível aumentar e diminuir a quantidade de pessoal em determinadas épocas e setores.
É importante mencionar que, no caso da contratação terceirizada, a empresa contratante também pode cobrar e fiscalizar o desempenho dos funcionários.
Autonomia
O traço distintivo entre os sistemas eletrônicos e a segurança tradicional está nesse ponto. Uma equipe de segurança é capaz de identificar e agir em caso de necessidade de maneira totalmente autônoma.
Isso faz com que a segurança seja mais completa e ágil, evitando prejuízos em casos de assaltos, por exemplo.
Assim como a segurança eletrônica, a segurança tradicional tem as suas limitações. Vejamos algumas delas:
Limites de horário / Custo
A segurança realizada por pessoal tem que obedecer à legislação trabalhista, principalmente no que diz respeito à jornada de trabalho dos empregados.
Dessa forma, caso haja a necessidade de proteção integral, essa deve ser feita em turnos e por diferentes profissionais. Que pode gerar um custo um pouco maior.
Expostas algumas vantagens e desvantagens de cada um dos modelos, certamente você deve estar se questionando qual dos dois é o mais indicado na hora de proteger o patrimônio do seu negócio. Pois bem, é aqui que muitas empresas acabam comento erros, pois é bastante comum acreditar que um tipo de segurança substitui o outro.
Na realidade, tanto a segurança eletrônica quanto a convencional têm a sua importância na hora de proteger o patrimônio da empresa. Por isso, o mais aconselhável é fazer a conciliação dos dois tipos de serviços, aproveitando as vantagens de cada um e suprindo as suas falhas de maneira mútua.
Sistemas eletrônicos necessitam da intervenção humana na sua operação, assim como a equipe de vigilância é muito mais eficiente quando utiliza recursos tecnológicos para auxiliar no trabalho. Então, pense bem nisso e opte por conciliar os dois serviços!
PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS BASTA CLICAR NA IMAGEM ABAIXO: