A Paleontologia em Portugal conta com séculos de descobertas e publicações. Dado o espólio científico que os estudantes e investigadores têm de explorar sempre que iniciam novos estudos, considerou-se necessária a criação de uma base de dados que reuna toda a informação sobre a diversidade fóssil do nosso país.
A 19 de Maio de 2021, surgiu a base de dados Paleontologia Portugal (actual Portuguese Fossil Database), um projecto da autoria de Pedro Fialho, assente numa complexa análise bibliográfica com vista à recolha de dados relativos ao material fóssil descoberto em Portugal. Desenvolvido com o apoio e dedicação de uma equipa multidisciplinar de voluntários.
A 21 de Julho de 2023 iniciou-se o processo de migração de dados da primeira versão em Numbers (IOS) para Ninox (sistema online), mantendo-se a análise bibliográfica em simultâneo.
2 meses, 267% de financiamento da meta inicial de 500€!
Muito obrigado aos nosssos apoiantes: André Burigo, Andreia Garcia, Andreia Nepomuceno, António Boucinha, Beatriz Mascarenhas, Bruno Costa, Carla Mendes, Carlos A. Góis-Marques, Darío Estraviz-López, Evelyn Kustatscher, Família Cândido, Família da Silva, Família Sonae, Gabriel Lopes dos Anjos, Helena Cândido, João Grenho, João Reys Santos, João Vide Barbosa, John Iglar, José Prates e Marisa Santos, Luis Pereira, Maria Cristina Fialho, Miguel Nunes, Pais Fialho, Paula Ferreira, Pedro Correia, Pedro Fialho, Roberto da Silva, Rosalvo Poinhos, Samuel Lima, Sofia Patrocínio, Sofia Pereira, SPdP - Sociedade Portuguesa de Paleontologia, Tiago Pinto.
Contagens decrescentes - update 11/08/2025.