O Núcleo de Saúde do Partido dos Trabalhadores (PT) do Butantã surgiu em fevereiro deste ano, fruto da mobilização de militantes da saúde durante uma reunião do diretório zonal. A demanda inicial foi o apoio à eleição do Conselho Gestor do Hospital Municipal Maternidade Mário Degni (antigo Hospital Sara), o principal equipamento público municipal de saúde da região.
Com base no estatuto do PT, o núcleo tem como função reunir a militância em torno da saúde pública, organizando ações orientadas coletivamente para defender o direito ao acesso À saúde pública e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). É um espaço aberto a filiados e simpatizantes, o Núcleo de Saúde do PT do Butantã busca politizar o debate, ajudar na formação política e principalmente atuar nos territórios onde os militantes vivem e trabalham.
Entre suas primeiras ações, o núcleo elegeu três dos seis conselheiros titulares e duas suplentes para o Conselho Gestor do Hospital Municipal MAternidade Mario Degni. Também se engajou em pautas, como a luta contra a privatização da saúde municipal, a defesa da saúde da mulher, dos direitos reprodutivos, o enfrentamento da violência obstétrica, do combate ao racismo institucional e pela garantia plena dos serviços de aborto legal na unidade de saúde.
Atualmente, cerca de 20 militantes integram ativamente o grupo, entre usuários do SUS, médicos, enfermeiros, psicólogos e jornalistas. Os encontros ocorrem periodicamente e são divulgados de modo público nos espaços do PT. A próxima reunião será no dia 10 de maio, às 13h30, no Espaço da Baixinha, antes da reunião do Diretório Zonal. Já no dia 31 de maio, o Núcleo de Saúde do PT organizará uma roda de conversa e formação política sobre a saúde pública e o SUS.
Interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (11) 99900-0088, com o companheiro Alexandre Linares, ou buscar membros da executiva do Diretório Zonal do PT Butantã. O núcleo segue aberto a novos participantes dispostos a lutar por uma saúde pública de qualidade na região.