Psicoterapretas/os

Rede de psicólogas/os negros no Ceará

"‘Você pode nos ignorar, pode nos ignorar uma dessas pessoas na multidão, mas você não ignora 1500 pares de olhares sobre você’. Então é uma coisa que diz ‘estamos aqui’. Nós existimos”, Rosana Paulino sobre esta produção:"Parede da Memória", 1994/2015.

Apresentação

A ação nasceu da necessidade recorrente tanto vivida por mim (Manoel Maia, @_maia_neto) quanto de colegas psi próximos: a indicação de outras/os psicólogas/os na área clínica. A dificuldade se dava por alguns motivos, como uma abordagem em especial ou ser psicóloga mulher ou ser LGBTQIA+. 

Esse pedido se comunica com a necessidade de quem procura (maioritariamente pessoas negras) com temor OU de repetição de alguma violência racial no ambiente clínico OU de não serem entendidas/os em suas questões, nem se sentirem à vontade com psicólogas/os não-negras/os.

A partir disso, além de facilitar a indicação clínica de psicólogas/os negras/os para quem precisa de cuidados psi, esta ação tem objetivo de fortalecer a rede de "psicoterapretas/os" do Ceará, contribuindo com maior visibilidade ao trabalho destas/es profissionais.


Psicóloga/o,

Para participar dessa rede de indicações, segue o formulário:



Manoel Nogueira Maia Neto

Cuidador online, psicólogo clínico e acompanhante terapêutico

CRP 11/15308

@maianetopsi