O Programa PROLITERACIAS visa implementar e desenvolver, na escola, formação em Literacia da Informação e dos Média, junto dos alunos e professores, e outros elementos da comunidade educativa, que conduza, de forma sistemática e gradual, ao desenvolvimento de competências em ambas as literacias, que lhes permitam aceder, produzir, usar com rigor e ética, e avaliar criticamente informação.
OBJETIVOS DO PROGRAMA NA ESGC
Objetivo 1 - Promover a articulação com a direção, estruturas intermédias e docentes, a fim de definir práticas comuns para desenvolvimento de trabalho colaborativo no âmbito da literacia da informação e dos média;
Objetivo 2 - Capacitar os alunos com as competências necessárias de pesquisa e avaliação de fontes de informação, promovendo o uso responsável e ético da informação;
Objetivo 3 - Fomentar uma atitude e um uso conscientes dos média, promovendo a sua compreensão e o seu uso responsável, através de uma análise crítica e criteriosa.
Pretendemos dar resposta aos conhecimentos e capacidades descritos nas páginas 70 a 73, do documento Aprender com a Biblioteca Escolar, relativas à Literacia da Informação e dos Média para o ensino secundário. A intenção é promover atividades práticas, que desenvolvam estas áreas de forma gradual, seguindo as orientações do documento.
Documentos orientadores
A Biblioteca Escolar definiu um programa para a implementação da Literacia da Informação, a ser desenvolvido ao longo do ciclo do ensino secundário. Este documento segue o "Modelo para a elaboração de um programa para o desenvolvimento das literacias", disponível no site da RBE - Rede de Bibliotecas Escolares. Este trabalho partiu de uma prática experimental, que teve início no ano letivo 2023/2024 e de uma candidatura ao Programa "Proliteracias" da RBE, no ano seguinte.
A divulgação do programa de formação em Literacia da Informação está disponível no site da Biblioteca Escolar, nas redes sociais. Foi dado a conhecer nas reuniões de diretores de turma e diretores de curso e foi enviado por e-mail a todos os docentes da escola. Um exemplar idêntico foi divulgado para os CCH.