Sobre

Projeto SESA

Projeto vinculado ao curso de Arquivologia é aprovado em edital da FAPESQ e receberá recursos para investimentos em infraestrutura
25 de julho de 2018
O curso de Arquivologia do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi aprovado, com o projeto “Cooperação acadêmica, tecnologia e inovação científica: as relações internacionais no Projeto SESA”, em edital da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) destinado a melhorias na Infraestrutura de projetos desenvolvidos na UEPB.O objetivo do projeto aprovado é estabelecer o intercâmbio de experiências, via plataformas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), no campo da investigação na área de Ciência da Informação e da Arquivologia, bem como o registro e acesso a informações e conhecimento científico na internet e redes sociais.De acordo com a coordenadora do projeto, professora Eliete Correia dos Santos, o investimento será destinado à montagem da sala “SESA Multimídias”, que ficará a disposição do curso de Arquivologia e do Campus V, e será um avanço para a instituição contribuindo para o desenvolvimento de videoconferências, seminários, produção de conteúdo em imagens, áudio e vídeo com qualidade.O edital 005/2018/SEIRHMACT/FAPESQ/PB foi lançado com o intuito de apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos que visassem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Estado da Paraíba e do Brasil em áreas estratégicas para o Governo do Estado da Paraíba.De acordo com a proposta aprovada, o projeto será contemplado com financiamento de 25 mil reais que serão investidos em equipamentos como câmeras fotográficas, microfones, kits de iluminação e sonorização, lousa interativa. O período de execução das atividades está programado para ocorrer de agosto de 2018 a julho de 2020.
Sobre o projeto SESA
Nascido em 2007 como projeto-piloto de ensino de gêneros acadêmicos aplicado a um componente curricular do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) o projeto SESA buscava discutir a escrita acadêmica a partir do acompanhamento da produção de artigos científicos por parte dos discentes. Ainda em 2007 surgiram as primeiras discussões para a cooperação acadêmica do curso de Arquivologia da UEPB com a Universidade do Porto (UP). O projeto SESA articulou parcerias interdisciplinares e entre instituições nacionais e internacionais realizando o lançamento de livros de professores das duas instituições e a participação de professores na comissão científica do projeto. Com o tempo as parcerias foram aumentando e atualmente o projeto conta com parceiros de quatro instituições lusofônicas e 8 nacionais. Na UEPB participam professores de três departamentos e Campi (I, V e IV).Além de evento, cursos de oratória, excursões pedagógicas, mostras de linguagens, palestras, mesas-redondas e publicações de artigos, o SESA tem promovido lançamento de livros que são resultado das produções coletivas dos discentes e docentes vinculados ao projeto.Recentemente, em abril de 2018, foram lançados os cinco primeiros livros da Coleção “Diálogos Arquivísticos”, publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB). A coleção reúne os livros que são fruto dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Arquivologia e Sociedade (GPAS) e do “Seminário de Saberes Arquivísticos” (SESA): “Seminário de Saberes Arquivísticos – SESA Intercâmbio: cooperação acadêmica e mediações interdisciplinares”, “Arquivologia, história, tipologias e práticas profissionais”, “Seminário de Saberes Arquivísticos Intercâmbio (SESA): interfaces do aprendizado na universidade”, “Dez anos do Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA): memória e contribuição para a Arquivologia” e “Pesquisa em Arquivologia, Fronteiras e Perspectivas Epistemológicas”. As obras contam com produções de professores da UEPB, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico do Porto.
Texto: Juliana Marques
Fonte: http://centros.uepb.edu.br/ccbsa/projeto-vinculado-ao-curso-de-arquivologia-e-aprovado-em-edital-da-fapesq-e-recebera-recursos-para-investimentos-em-infraestrutura/
OBJETIVOS E METAS PROPOSTOS
Objetivo Geral:
Estabelecer a cooperação acadêmica de relações internacionais do Projeto SESA, via plataformas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem - AVA, no campo da investigação na área de Ciência da Informação e da Arquivologia, bem como o registro e acesso a informações e conhecimento científico na internet e redes sociais.
Objetivos Específicos:
• Desenvolver videoconferências, seminários, cursos intensivos e reuniões de investigações científicas.• Promover a organização de um evento científico para fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, visando a transferência de saberes e fazeres entre alunos, docentes e outros profissionais liberais.• Fortalecer a parceria entre os grupos de professores pesquisadores brasileiros e portugueses para o desenvolvimento do conhecimento sobre a discussão dos saberes arquivísticos e da área de Ciência da Informação.• Incorporar o uso de novas tecnologias da informação para promover inovação, intensificação e integração entre os envolvidos no projeto SESA.
OBJETIVOS E METAS ALCANÇADOS
O projeto SESA é contínuo e todos os objetivos propostos já foram alcançados, porém vale destacar alguns pontos sobre cada um deles:• Desenvolver videoconferências, seminários, cursos intensivos e reuniões de investigações científicas. Conseguimos fazer vários trabalhos e participação como palestrantes em vários seminários e, no processo, conseguimos mais parceiros para o projeto SESA, a exemplo a UNIRIO e a UFF.• Promover a organização de um evento científico para fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, visando a transferência de saberes e fazeres entre alunos, docentes e outros profissionais liberais. Esta meta foi atingida com um evento internacional do projeto que aconteceu na Universidade de Coimbra, em março deste ano, com data para continuidade em 2021, na Universidade do Porto, 2023 no Arquivo Público em Luanda- África, 2025 na UNIRIO.• Fortalecer a parceria entre os grupos de professores pesquisadores brasileiros e portugueses para o desenvolvimento do conhecimento sobre a discussão dos saberes arquivísticos e da área de Ciência da Informação. Além do evento IX SESA, o grupo cumpriu a meta de fazer as atas do evento em parceria com o Portal e Conferências da Universidade Federal da Paraíba, uma edição especial dos melhores trabalhos na Revista Archeion e a memória do evento na Revista PBCIB.• Incorporar o uso de novas tecnologias da informação para promover inovação, intensificação e integração entre os envolvidos no projeto SESA. O grupo está utilizando o Google Sala de Aula, criou um canal do Youtube com palestras dosparceiros, entrevistas, etc. Nós tínhamos as entrevistas filmadas, entretanto não tínhamos conseguido fazer a edição. Agora, o canal já está com 10 vídeos que estavam para serem editados. Com um mínimo de estrutura, conseguimos organizar, descrever o material. O canal será lançado agora em março, mas já podemos disponibilizar o link para o acesso.
https://www.youtube.com/channel/UCR1kqth0_BPWXMGtoP9ID_Q