Comunicação Popular em Defesa do Rio Doce

O projeto de extensão "Comunicação Popular em Defesa do Rio Doce: tecendo uma rede de informações sobre os impactos socioambientais e econômicos do rompimento da barragem de Mariana", é vinculado ao "Programa Boa Vizinha Rio Doce" da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares, tem por objetivo criar uma rede colaborativa de democratização de dados e informações que possam ser utilizados em benefício dos atingidos e atingidas pelo desastre socioambiental da Samarco / Vale / BHP Billliton.

Somando esforços, podemos facilitar e incentivar pesquisas na região da Bacia do Rio Doce de modo a melhor entender as mazelas deixadas pelo rastro da "lama". A nossa luta se torna mais forte nessa colaboração entre foz e nascente, população e academia, cada um fornecendo informações sobre todas as ações de reparo e todos os prejuízos causados pelo desastre.

Nesta rede, cada qual pode oferecer o que sabe fazer de melhor, atendendo às demandas apresentadas na rede. Buscamos promover um acesso direto de todos os envolvidos, de forma que nenhuma informação, dado ou história esteja distante demais para ser analisada ou divulgada.

Nesta página é possível acessar as produções do projeto, o calendário de eventos, chamadas para eventos de colaboradores e seus sítios online, e um fórum online onde todos os contribuintes podem se comunicar.

A lama atingiu a fauna, a flora, o Watu, e todos que vivem ao longo do Rio. Somos muitos, somos fortes e estamos juntos!

Junte-se a nós! Deixe suas informações no formulário abaixo caso esteja interessado em receber nossas informações ou participar de nossa rede!

Ererré!

O Rio? É doce.

A Vale? Amarga.

Ai, antes fosse

Mais leve a carga.


Entre estatais

E multinacionais,

Quantos ais!

A dívida interna.

A dívida externa

A dívida eterna.


Quantas toneladas exportamos

De ferro?

Quantas lágrimas disfarçamos

Sem berro?

Carlos Drummond de Andrade

(1902-1987)