Durante a semana inicial, tentamos contatar todos membros do grupo, que originalmente teria 7 pessoas e nos reunimos. Tivemos um desistente da matéria e não conseguimos contatar alguém, então sobraram 5 membros no projeto. Durante a reunião, construímos o esqueleto do site, através do Google Sites, o Termo de Abertura e começamos o planejamento do projeto. Também assistimos as vídeo-aulas propostas para a semana.
Lições Aprendidas: Aprendemos os princípios de como um projeto é planejado, criado, e realizado. Além disso, aprendemos o que é um Termo de Abertura. Também desenvolvemos nossa habilidade de criar sites usando a plataforma da Google.
Semana 2 - 17/10/2021 a 23/10/2021
Assistimos as aulas síncronas e assíncronas propostas pelo professor. Em seguida, realizamos nossa segunda reunião, onde nela corrigimos os erros apontados pelo professor no site inicial e na descrição das atividades semanais realizadas na primeira semana.
Além disso, o grupo decidiu adotar uma estratégia organizacional onde todos os integrantes realizam as atividades semanalmente e de forma conjunta, dessa forma não sobrecarregaremos nenhum membro e todos desenvolvem conhecimentos sobre as múltiplas áreas envolvidas no desenvolvimento do projeto.
Ademais, seguindo as orientações passadas nas aulas, desenvolvemos o Work Breakdown Structure do projeto, que também foi disponibilizado no site do projeto criado pelo grupo.
Lições aprendidas: Importância de planejar racionalmente as atividades visando o alcance do produto: qualificação profissional. Aprendemos também a definição de WBS e como fazê-lo usando o Gant Project. Por fim, refletimos sobre a forma como dividiríamos as atividades passadas semanalmente, para alcançarmos o melhor entendimento e desenvolvimento do projeto.
Semana 3 - 24/10/2021 a 30/10/2021
Assim como realizado durante a semana anterior, iniciamos as atividades da 3ª semana assistindo todas as aulas síncronas e assíncronas propostas pelo professor e, a partir das indicações e comentários realizados pelo mesmo, realizamos a correção dos erros identificados no site do grupo, na descrição das atividades semanais e principalmente no desenvolvimento do WBS.
Durante a semana, nos reunimos em uma vídeo-chamada através da plataforma Google Meet em prol de realizarmos as novas atividades determinadas pelo professor no cronograma, sendo ela principalmente e construção de uma rede de atividades, em busca de nos auxiliar na organização e desenvolvimento de todo o projeto.
Além disso, assim como já citado anteriormente, nessa vídeo-chamada também nos dedicamos a realizar algumas alterações na WBS desenvolvida na semana anterior, seguindo as recomendações feitas pelo professor, e à adição dos links do site do professor e do projeto, nas respectivas escritas presentes na página inicial do site do grupo.
Lições aprendidas: Pelo fato de termos realizados melhorias e mudanças em partes do projeto (WBS e site), desenvolvemos ainda mais conhecimento acerca da utilização das dois ferramentais, tão importantes para uma boa organização de todo nosso projeto. Ademais, também entendemos que com uma rede de atividades, a questão organizacional se torna muito mais simples e fácil, devido ao fato de que essa ferramenta nos auxiliará no desenvolvimento de todo o planejamento do projeto, gerando um maior controle e organização sobre as atividades.
Semana 4 - 31/10/2021 a 06/11/2021
Como costumeiramente realizado de forma semanal pelo grupo, iniciamos as atividades assistindo todas as aulas disponibilizadas pelo professor, de forma síncrona e assíncrona, e realizando todas as mudanças indicadas pelo mesmo acerca de alguns erros presentes nas atividades já desenvolvidas anteriormente.
Em relação as atividades destinadas a 4ª semana da projeto, o grupo se reuniu por meio de uma vídeo-chamada através da plataforma Google Meet e dedicou-se ao desenvolvimento do Planejamento de Riscos e da Matriz de Riscos, dado que ambos os ferramentais têm por objetivo nos auxiliar a identificar, analisar e categorizar quais seriam exatamente os riscos que podem estar envolvidos ao longo do desenvolvimento do projeto.
Ademais, como já citado anteriormente, nós dedicamos a realizar a correção de alguns erros identificados e apontados pelo professor na aula assíncrona, presentes tanto na WBS (Work breakdown structure) do grupo, como principalmente na rede de atividades que havia sido desenvolvido da semana anterior.
Lições aprendidas: Através do feedback obtido através da aula assíncrona disponibilizada pelo professor, conseguimos compreender de forma mais clara quais seriam as utilidades encontradas no desenvolvimento da rede de atividades do projeto e toda a sua importância para o seguimento desse desenvolvimento. E por fim, também pudemos entender a importância de sempre pensarmos e analisarmos de forma profunda todos os riscos que podem estar presentes ao longo do projeto, em prol de prevermos qualquer problema futuro que possa vir a surgir.
Semana 5 - 07/11/2021 a 13/11/2021
Nesta 5ª semana, os integrantes do grupo acabaram ficando sobrecarregados com a realização das atividades gerais, visto que foi necessário - assim como nas semanas anteriores - realizar a correção de alguns erros identificados e apontados pelo professor em sua aula assíncrona disponibilizada. Diferentemente das outras semanas, essa necessidade de realizar alterações gerou alguns problemas já que as mudanças requeridas pelo professores eram em pro processos desenvolvidos tanto na 3ª semana, quanto na 4ª semana.
Dessa forma, decidimos começar as atividades da semana corrigindo os erros já citados anteriormente. Para isto, assistimos as aulas síncronas e assíncronas, contendo o feedback do professor, e nos reunimos através de uma vídeo-chamada na plataforma Google Meet, na terça-feira. Nesse momento, nos dedicamos a corrigir o Plano de Riscos, principalmente fazendo correções no que diz respeito a dois pontos centrais: quais seriam os responsáveis pelas tarefas e riscos e a realização de sua classificação de forma menos genérica.
Um dos integrantes do grupo, responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento do Gantt, atrasou-se para a reunião semanal do grupo, pois teve alguns imprevistos pessoais e dessa forma, acabamos tendo que prolongar a realização da vídeo-chamada para que pudéssemos realizar as mudanças e atividades envolvendo o software. Além disso, também aproveitamos a presença de todos os integrantes para realizar as correções em relação à Rede de Atividades, realizando a troca da rede desenvolvida manualmente pelo grupo por outra que é gerada automaticamente por meio das informações presentes no Gantt, como solicitado pelo professor.
Lições aprendidas: Através das indicações do professor com relação a necessidade de realizar algumas alterações nos processos desenvolvidos, pudemos compreender ainda mais a importância de desenvolvermos maiores conhecimentos acerca da utilização dos instrumentais envolvidos no desenvolvimento do projeto, como o próprio Gantt, sendo estes muitas vezes capazes de nos fornecer conteúdos mais completos e automáticos, capazes de nos poupar tempo para dedicarmos a outras atividades. Ademais, através do desenvolvimento do Plano de Gestão de Qualidade, entendemos a relevância de realizarmos uma boa divisão das fases do projeto, capazes de dividir de forma mais expressiva e definida quais seriam as questões-chave e as ações a serem tomadas em cada período, além de também nos mostrar a importância de dividirmos essas fases para cada integrante do grupo.
Semana 6 - 14/11/2021 a 20/11/2021
Durante a sexta semana, pela primeira vez desde o início do projeto, não foi preciso realizar nenhuma correção em relação à semana anterior. Além disso, como os documentos do projeto já haviam sido finalizados, só restava prosseguir com o nosso planejamento.
Dessa forma, a semana foi mais tranquilo e com menos atividades a serem realizadas. Começamos a realizar os estudos de manipulação de dados com o R liderados principalmente pelo Francisco, enquanto as questões relacionadas a estatística descritiva e estatística inferencial foram lideradas pelo Gianpaolo. Nesse sentido, para a realização de todos os estudos citados, estamos acompanhando a sequência de vídeo-aulas desenvolvidas e disponibilizadas pelo professor João Arantes. Fora isso, também respondemos o questionário para a avaliação de desempenho, conforme o planejado.
Em relação a possíveis problemas, não tivemos grandes dificuldades aparentes, devido ao fato de todas as nossas dúvidas terem sido solucionadas a partir das vídeo-aulas disponibilizadas pelo professor.
Lições aprendidas: Inicialmente, pudemos compreender ainda mais a necessidade e utilidade de construir um ótimo planejamento ao longo de todas as semanas do projeto, visto que foi exatamente essa bom planejamento que nos permitiu ter uma semana mais tranquila e com menos atividades, podendo assim focar nos estudos direcionados a Olimpíada. Além disso, com o próprio início destes mesmos estudos, desenvolvemos - mesmo que de forma ainda inicial - alguns conhecimentos em relação à utilização do software R, assim como relembramos conceitos já estudados anteriormente, como a estatística descritiva e inferencial.
Semana 7 - 21/11/2021 a 27/11/2021
A sétima semana foi , assim como a sexta, relativamente calma. Continuamos nossos estudos em estatística descritiva e referencial, seguindo o planejamento construído anteriormente. Além disso, resolvemos, com certa facilidade, o segundo desafio semanal proposto pelo professor.
Também nos reunimos para discutir o desafio dessa semana e compartilhar os conhecimentos aprendidos com o resto do grupo, além de fazer as rotineiras atualizações semanais no site e no Gantt Project do projeto. Dessa forma, nossa reunião semanal foi mais enxuta que a de costume. Em relação aos estudos, os integrantes Gianpaolo e Fernando inicialmente apresentaram certas dificuldades em relação ao software R, mas com a ajuda do Francisco e do Felipe, as dúvidas foram esclarecidas.
Lições aprendidas: Assim como realizado na semana anterior e descrito acima, pudemos continuar a desenvolver novas habilidades por meio dos estudos e posteriormente do manuseamento dos softwares envolvidos no projeto (R e Gantt Project). Ademais, seguindo o nosso cronograma desenvolvido, conseguimos relembrar alguns conteúdos já aprendidos na graduação por meio das vídeo-aulas disponibilizadas pelo professor.
Semana 8 - 28/11/2021 a 04/12/2021
Seguindo a tendência das últimas semanas do projeto, a oitava semana foi ainda mais complexa do que as demais, devido às dificuldades encontradas nos exercícios enviados e propostos pelo professor. Em relação aos novos exercícios, enfrentamos muita dificuldade naqueles relacionados aos conteúdos ligados à estatística inferencial, principalmente na interpretação dos mesmos, visto que estudamos esta matéria na universidade no semestre passado e por conseguinte, não são conteúdos que estão presentes em nossa memória.
Ficamos confusos principalmente nos últimos exercícios do questionário (7,8 e 9), relacionados aos testes de hipótese. Nesse sentido, devido às dificuldades encontradas, os integrantes Francisco e o Felipe foram os responsáveis pela resolução destes exercícios semanais, haja vista que apresentavam uma maior facilidade no assunto.
Lições Aprendidas: Devido as dificuldades encontradas na realização dos exercícios propostos pelo professor, conseguimos compreender ainda mais a necessidade de revisar todos os conteúdos disponibilizados no site do projeto, além de buscar recordar conteúdos anteriormente estudados na universidade em prol de nos auxiliar ainda mais na realização dos exercícios.
Semana 9 - 05/12/2021 a 11/12/2021
Durante esta semana, mantivemos a rotina estabelecida de trabalho. Continuamos o planejamento de estudos e fizemos o questionário semanal, além de se reunir para atualizar o site e discutir sobre a atividade feita. Comparado a semana passada, a semana 9 foi consideravelmente menos trabalhosa, devido à prática do grupo no R e nas questões semanais, propostas pelo professor, além do fato de que a matéria de econometria e os questionários semanais, estão caminhando juntos, em relação ao conteúdo ensinado. Dessa forma, estamos colocando em prática no software o que estamos aprendendo. Porém, dito isso, tivemos dificuldade para responder a questão 4 do desafio semanal e não conseguimos chegar ao mesmo resultado dos gabaritos para maioria das amostras, refletindo também no gabarito das demais questões. Além disso, alguns conteúdos cobrados no questionário são de matérias que vimos nos semestres anteriores, que não estão muito presentes em nossas cabeças, trazendo uma maior dificuldade na realização dos exercícios.
Lições aprendidas: Continuamos desenvolvendo nossas habilidades em R e estatística através do estudo do conteúdo disponibilizado pelo professor. Ademais, ao ter dificuldades em resolver as questões, acabamos procurando mais conteúdo externo, ampliando nosso conhecimento e o leque de fontes de informação, nos tornando melhores cientistas de dados.
Semana 10 - 12/12/2021 a 18/12/2021
Durante a 10ª semana do projeto, realizamos o seguimento da rotina desenvolvida anteriormente. Nesse sentido, nós dedicamos à realização do novo questionário por meio do software do R Studio, onde o grupo encontrou algumas dificuldades em relação aos conteúdos voltados para estatística, visto que apesar de serem conteúdos já estudados ao longo de nossa formação, esse estudo foi realizado há um certo tempo, além da realização da atividade em um novo formato - através do R - também ter dificultado ainda mais a realização. Uma pequena dificuldade encontrada foi em relação aos dados apresentados na classe 'chr', mas facilmente convertemos para 'num', permitindo a continuidade da análise.
Portanto, mesmo com as dificuldades apresentadas em alguns temas específicos de estatística, o grupo conseguiu realizar todas as atividades propostas através do software R Studio, principalmente por meio dos conhecimentos disponibilizados pelo professor.
Lições aprendidas: Durante a manipulação dos dados, reaprendemos os conceitos de estatística inferencial tais como o teste Anderson-Darling, teste de Barlett, ANOVA, Tukey e plotagem de boxplot e interações entre fatores (3 dietas para homens e mulheres). Ainda exploramos as ferramentas condicionais do R (if, else) e as.data.frame para retornar resultados em que p.value>0.05, facilitando a leitura e automatizando rotinas na medida de nosso conhecimento incipiente em R. Para esse recurso utilizamos as orientações do livro "The Book of R" de Tilman Davies, encontrado no site de recursos para as olímpiadas de Data Science do professor João Arantes.
Semana 11 - 02/01/2022 a 08/01/2022
Ao longo da 11ª semana, assim como o grupo vinha fazendo anteriormente ao recesso do final de ano, seguimos realizando as atividades que foram enviadas e propostas pelo professor, por meio do software do R Studio. Porém, em comparação com a semanas anteriores, as atividades desta semana foram realizadas com maior facilidade pelos integrantes do grupo, visto que não encontramos grandes dificuldade como vínhamos tendo anteriormente, talvez pela menor complexidade dos exercícios. Além disso, seguindo o cronograma previsto no projeto, o grupo já está se preparando para o início das Olimpíadas que acontecerá nas próximas semanas.
Lições aprendidas: Nessa semana, aprendemos e desenvolvemos o conceitos de teste Chi-quadrado. Além disso, continuamos o aprendizado da manipulação de R, cada vez nos acostumando mais com os comandos e com a linguagem em geral.
Semana 12 - 09/01/2022 a 15/01/2022
Nessa semana, diferentemente do que vinha sendo realizado em semanas anteriores, deixamos um pouco de lado a realização dos estudos dos conteúdos disponibilizados ao longo de todo o projeto pelo professor e nós dedicamos a realização das questões referentes ao início das Olimpíadas.
Nesse sentido, o grupo apresentou algumas dificuldades na resolução destas mesmas questões por meio do software do R Studio, visto que essa nova atividade apresentou certo nível de dificuldade superior em comparação com às atividades resolvidas ao longo de todo projeto. Entretanto, conseguimos superar essas dificuldades e chegamos a um resultado o qual estamos satisfeitos.
Além disso, com o início da realização das Olímpiadas, demos por concluído boa parte do Projeto Bravo, na medida em que já passamos pelas fases de Iniciação, Planejamento, Execução e Controle e agora o Encerramento.
Lições aprendidas: Durante a execução do projeto desenvolvemos hard e soft skills. Melhoramos nossa capacidade de comunicação, engajamento, trabalho em equipe em geral, o que resultou em forte entrosamento da equipe qualquer que tenha sido o meio de comunicação (síncrono ou assíncrono). Relembramos conceitos importantes de estatística descritiva e inferencial e aprendemos a conduzir um projeto desde sua elaboração até sua conclusão, auxiliados pelo software GanttProject. Como protagonista, devemos destacar o R Studio, cujas ferramentas se mostram de fácil utilização, desde que se dedique tempo suficiente, que foi o caso dos participantes da Equipe BRAVO!
Semana 13 - 16/01/2022 a 22/01/2022 - FIM DO PROJETO
Chegando no fim do projeto, estamos aliviados e satisfeitos com o decorrer do mesmo. Conseguimos fazer sem conflitos e de forma organizada e agradecemos à oportunidade de participar dessa jornada. Ademais, o professor João nos passou uma tarefa final envolvendo a reflexão da experiência do projeto com as seguintes perguntas:
- O projeto se desenvolveu conforme o planejado?
Desde o começo do projeto, fizemos um planejamento de se encontrar todas as semanas a fim de atualizar o site, conforme foi pedido pelo professor. Durante as 13 semanas, com esforço, conseguimos realizar as reuniões semanais em todas elas sem muita dificuldade, o que reflete o nosso bom planejamento e dedicação para a realização do projeto. Além do nosso planejamento para os encontros semanais, nos projetamos também para o estudo de estatística com a finalidade de realizar com excelência os desafios propostos pelo professor, que também correu bem e não nos proporcionou conflitos.
- Quais foram os maiores desafios?
Os aspectos relacionados às atividades assíncronas (as aulas gravadas, os encontros dos membros, etc.) representaram um desafio constante, pois essa modalidade de ensino não é (e nem será) a melhor forma para conduzir o processo de formação dos alunos, uma vez que não há o acompanhamento tampouco a disciplina exigidos para o melhor aproveitamento do conteúdo. Soma-se à esse desafio as permanentes interrupções típicas da rotina doméstica, potencializando a dificuldade de concentração e prejudicando o rigor que a academia requer.
Outro desafio foram os conteúdos abordados, sobretudo a estatística inferencial. Alguns reviram, outros estudaram pela primeira vez, mas as aulas disponibilizadas pelo professor foram suficientes para não só para compreender o conteúdo, mas principalmente para aplicá-lo.
Porém, o desafio maior certamente foram as olimpíadas, quando colocamos à prova todo nosso conhecimento adquirido durante o curso. Nela pudemos sentir que o conteúdo do curso estava consolidado, no entanto, o desafio se revelou nos momentos de decisões exigidas nas questões dos jogos.
- Quais foram as lições aprendidas?
Tivemos diversos aprendizados durante o curso. No começo, aprendemos muito sobre projetos em si. Como funcionam, como são realizados, quais são os objetivos e métodos mais eficientes, etc. Nessa fase, gostaríamos de destacar a introdução à ferramenta GanttProject, que foi muito útil durante nosso planejamento e execução.
Depois que a primeira fase estava estabelecida, avançamos aos estudos de estatística em R. Aprendemos como usar o software RStudio e nos esforçamos para nos acostumar com a linguagem. Nesse quesito, nós, os demais integrantes do grupo, devemos muito ao integrante Francisco, que, como tinha o maior interesse e habilidade com a ferramenta, foi nosso grande tutor e guia na programação. Fora isso, o aprendizado/retomada das matérias de estatística foi relativamente constante e calmo, sem nenhum ponto muito notável.
Por último mas não menos importante devemos mencionar as soft skills. Nossa capacidade em trabalhar em equipe, dividir tarefas, nos comunicar em equipe, etc, aumentou muito conforme o decorrer do projeto. À medida que íamos nos conhecendo melhor, nossa harmonia melhorava e com ela a facilidade de realizar as tarefas que fomos atribuídos.
- O que vocês recomendariam aos alunos das próximas turmas?
Uma recomendação que logo de cara nós daríamos aos novos alunos da matéria é a de que haja organização nas equipes e que todos participem. Por se tratar de uma UC que não tem prova e ser avaliada por meio das atividades semanais, pode ser que algumas equipes tenham membros menos ativos por focarem mais em outras matérias da grade, mas isso é um erro, pois as tarefas do grupo ficam nas mãos de poucas pessoas. O comprometimento de todos os participantes é indispensável para um bom aproveitamento e uma boa aprendizagem da matéria.