A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE CAÇAPAVA iniciou suas atividades em 31 de maio de 1959 sob a inscrição de Sociedade Beneficente de Caçapava com objetivo de oferecer cursos profissionalizantes a todos os munícipes. Posteriormente o nome foi alterado para Associação Beneficente de Caçapava.
A Associação integra a rede de Serviços Assistenciais oferecidos à população da cidade de Caçapava e configura-se como uma associação civil, beneficente, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, que atende à população em geral, sem distinção de raça, cor, condição social, credo político ou religioso, protagonista como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos à mulheres que enfrentam os desafios da Maternidade em situações de Vulnerabilidade, por conta de sua condição social e emocional.
Tem como missão disponibilizar informações sobre direitos e participação, oportunizando o exercício de cidadania favorecer a melhoria da qualidade de vida, a valorização da autoestima, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, fornecendo oportunidades para que se sintam capazes de desenvolver suas habilidades, potencialidades e protagonismo social.
Atualmente atende 50 gestantes com idade entre 13 e 59 anos, com lista de espera, que necessitam do acolhimento humanizado e profissional oferecido na Instituição no pré-natal, após o nascimento, estendendo-se ao período pós-parto até o sexto mês de vida do bebê.
Durante a participação das futuras mamães no Projeto elas recebem orientações quanto a importância do acompanhamento médico durante toda a gestação, como cuidar de sua saúde, higiene, e de seu filho através de palestras e encontros presencial e online, sobre seus direitos, pois, muitas mulheres ainda desconhecem seus direitos pela falta de informação, ou seja, conhecer seus direitos dentro de seus limites e possibilidades.
São realizados atendimento individual e/ou grupal, na modalidade online e presencial casos em que haja necessidade e encontros quinzenal em grupos com a psicóloga e a Assistente Social, abordando diversos temas relacionados ao período gestacional.
As gestantes além do acompanhamento com as técnicas do Projeto, recebem apoio jurídico, kit Enxoval no 8º mês de gestação, possibilidade de cesta básica mensalmente e todo o material dos 02(dois) cursos ofertados gratuitamente, adquiridos pela Instituição através de doações, campanhas etc....bem como as certificações dos cursos escolhido pela gestante.