A3

7 de fevereiro:

Nesta aula foi-nos apresentado o projeto e os seus objetivos. Também nos foi entregue e apresentado o guião do projeto.

Para além disso, visualizamos um documentário sobre a indústria conserveira em Portugal. Este documentário foi bastante interessante e ao vê-lo aprendemos bastante sobre esta indústria no nosso país e a sua importância na economia portuguesa, mais especificamente nas exportações.

8 de fevereiro:

Hoje soubemos os grupos de trabalho e decidimos as respetivas funções.

Organizador: Francisco Botelho, porque já o tinha sido noutro trabalho e gostou/desempenhou bem a função;

Porta-voz e mediadora: Ana Rita, porque se expressa bem oralmente e já tinha sido mediadora noutro trabalho;

Secretária: Matilde Teixeira, porque gosta da área da informática;

Assinamos todos um contrato onde prometemos dar o nosso máximo ao grupo e trabalhar arduamente até ao final do trabalho para que o projeto final seja o melhor que conseguirmos, sempre respeitando e ajudando-nos.

Realizamos também a atividade "Brainstorming" onde debatemos em que consiste a indústria transformadora. Para esta atividade, utilizamos uma cartolina (como se fosse uma parede) e vários post-its onde escrevemos e organizamos várias palavras que para nós remetessem para a indústria transformadora. Na opinião do grupo o "Brainstorming" não foi muito produtivo visto que não tínhamos conhecimento suficiente sobre o tema, o que nos fez sentir confusos e até frustrados.

13 de fevereiro

Hoje escolhemos a industria que vamos trabalhar: A indústria militar.

Escolhemos esta indústria (por unanimidade) porque achamos este tema interessante e com bastante conteúdo para abordar e debater. Também porque achamos que é um assunto pouco falado e de grande importância para a humanidade visto que um pequeno conflito pode acabar na morte de vários cidadãos e assim podemos ter a noção da grandeza da produção de armas no mundo.

No fim da aula realizamos o diagrama de Gantt (de grupo) com o objetivo de nos organizarmos melhor e sermos mais competentes e eficientes.

14 de fevereiro

Hoje, começamos a pesquisar informação sobre a nossa indústria (militar), embora não tenhamos encontrado muita informação, não acabando as pesquisas necessárias. Encontramos alguns sites com informação sobre a sua importância na economia mundial e portuguesa. Visitamos também o site do exército português onde encontramos informações dos seus treinos e armas entre outros.

15 de fevereiro

Hoje, continuamos as nossas pesquisas que foram mais produtivas. Encontramos mais informações sobre a origem das armas de fogo/nucleares, empresas/fábricas que produzem armas (incluindo as funções que existem numa fábrica deste tipo de indústria) e o impacto na saúde e no ambiente. Encontramos também imagens alusivas ao nosso tema, bem como gráficos e vídeos.

20 de fevereiro

Prosseguimos com as nossas pesquisas nas quais encontramos mais informações sobre o impacto que esta indústria tem na saúde. Começamos também a organizar todas as informações recolhidas, a tratar do texto da informação (de forma a ficar o mais correto e simples possível) e a separar o essencial do desnecessário.

21 de fevereiro

Hoje a aula não foi tão produtiva visto que só tivemos acesso a computadores (para terminar as pesquisas) quase no final da aula. Mesmo assim, começamos a debater o produto que iríamos apresentar, embora ainda não tenhamos a certeza de qual vai ser.

22 de fevereiro

Na aula de hoje estamos a pôr os diários de bordo em dia (isto durante a primeira hora) e a corrigir alguns dias antigos. Na segunda hora começamos a trabalhar o produto final (escolhido pelo grupo por unanimidade) que irá ser um cartaz com um friso cronológico que inclui um pequeno jogo.