Das habilidades à orientação:
Instrumento para mensuração de Habilidades Culinárias Domésticas na Atenção Primária à Saúde

Conheça nosso projeto

O objetivo desta pesquisa é elaborar um instrumento que permita aferir as Habilidades Culinárias Domésticas de profissionais da Atenção Primária à Saúde (médicos, nutricionistas, enfermeiros, agentes comunitários) em conformidade com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira.

O nome do instrumento é EHAPS: Escala de Habilidades Culinárias Domésticas da APS (Atenção Primária à Saúde).


As Habilidades Culinárias Domésticas são um conjunto de domínios relacionados à prática de cozinhar, com foco no preparo de refeições dentro de casa.

No instrumento da pesquisa, os participantes serão avaliados a partir de cinco domínios, explicados a seguir:


  1. Planejamento das compras e do preparo de refeições
    Considera a realização de compras dentro do orçamento, a escolha de ingredientes e a organização do tempo para o preparo de refeições.

  2. Criatividade culinária
    Compreende a capacidade de ser inventivo para preparar refeições a partir de alimentos, suas partes não convencionais (cascas, talos, sementes, etc.) e sobras de preparações culinárias disponíveis.

  3. Habilidades de preparo e multitarefas
    Compreende a capacidade de executar técnicas culinárias de corte e cocção e a capacidade de realizar tarefas simultaneamente ao ato de cozinhar.

  4. Percepção sensorial
    Compreende a capacidade de julgar sensorialmente ingredientes (ex: paladar, textura, visão, aroma) e suas combinações (ex: uso e adequação de ervas e temperos).

  5. Confiança
    Compreende o quanto um indivíduo se sente autossuficiente e seguro para empregar ações relacionadas ao ato de cozinhar.

Por que é importante avaliar essas habilidades dentro do SUS?

A promoção da Alimentação Adequada e Saudável é uma das prioridades dentro das estratégias de promoção da saúde no SUS.

O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda que trabalhadores envolvidos com a promoção da saúde procurem incluir a culinária como tema de encontros e conversas com a população, além de apoiar o desenvolvimento de habilidades pessoais para promover práticas alimentares apropriadas para cada indivíduo ou grupo social.

Público-alvo

O público-alvo do projeto são profissionais da Atenção Básica à Saúde que lidam diretamente com informações de Promoção de uma Alimentação Adequada e Saudável (médicos, enfermeiros, nutricionistas, agentes comunitários de saúde, entre outros).Eles são convidados a responder uma versão preliminar da escala, de modo a garantir que ela seja válida e confiável.

Forma de participação

A escala em elaboração está disponível na forma de questionário on-line e será enviado por e-mail, junto com o termo de consentimento, aos profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica no município de São Paulo.

Ela também está disponível neste link e leva em torno de 15 a 20 minutos para ser respondida: bit.ly/ehaps

Por que é importante participar?

A participação na pesquisa vai colaborar para a criação de ferramentas que possibilitem aprimorar a atuação profissional na Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nas Unidades de Atenção Primária à Saúde.

Quem é responsável pelo estudo?

Este é um projeto de doutorado da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

O projeto na íntegra pode ser acessado aqui.

Clique aqui para conhecer a equipe.

Você tem dúvidas? Quer saber mais sobre a pesquisa?

É possível nos encontrar através do email: projetohcd@gmail.com