SOBRE O PROJETO

Nossa História

Visando extrapolar a atuação da extensão universitária, no ano de 2017 teve seu início o Projeto Energia Amiga - Unijuí, que tem na sua essência o objetivo de levar às crianças e jovens do ensino fundamental os conhecimentos sobre energia elétrica.

Em 2017, o projeto foi elaborado baseado em dois pilares: segurança em eletricidade e eficiência energética. Já em 2018, foram colocadas em prática as ações e estudantes de escolas de Ijuí/RS participaram de diálogos, atividades práticas, concurso de redação e desenho e foram apresentados com a primeira edição do Livro Descobrindo a Eletricidade. 

Ao final de 2018, percebeu-se que o projeto havia cativado a atenção de todos os participantes, e diante deste resultado, a continuação do projeto foi naturalmente planejada. Com a vivência e resultados das ações de 2018, o projeto Energia Amiga recebeu uma nova linha de estudo,  um novo público alvo a ampliou a região de atuação. 

As ações planejadas para 2019 e 2020, incluem a abordagem dos temas: segurança em eletricidade, eficiência energética e resíduos tecnológicos, tendo como público alvo. As atividades Projeto Energia Amiga tem como público alvo estudantes do ensino fundamental e o comércio e entidades sociais e individuais que zelam pela correta aplicação da logística reversa. O projeto abrange a região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, local de atuação da Unijuí.

Em 2021 e 2022 o Projeto Energia Amiga tem como objetivo ampliar a sua atuação. As ações serão realizadas em cidades do noroeste do RS, em Balsas (MA), Portugal e Espanha.  

Ações com as Escolas

O Projeto Energia Amiga desenvolve ações com estudantes do ensino fundamental,  visando disseminar os conceitos sobre consumo consciente da energia elétrica, uso seguro das instalações elétrica e resíduos tecnológicos. As atividades passam por diálogos, experimentos práticos, concurso de redação e desenho e a doação de livros da Coleção Descobrindo a Eletricidade.

Ações com Entidades

O Projeto Energia Amiga realiza palestras, reuniões e campanhas com as entidades públicas e privadas que compõe e representam o comércio, e entidades sociais e individuais que zelam pela correta aplicação da logística reversa de resíduos tecnológicos.