Oficina 01- Língua, discurso e memória na escola: O objetivo é realizar uma análise dos discursos apresentados nos livros didáticos que interferem na construção da identidade e no campo simbólico do cotidiano escolar. Atentos para a compreensão das diferentes memórias que não são representadas na história tradicional, observando as memórias e a oralidade como documentação: críticas e implicações de seu trabalho e a possibilidade de resgate das múltiplas experiências sociais.
Oficina 02- História e cultura afro e indígena: A provocação desta oficina são as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico Raciais Propomos realizar reflexões sobre os aspectos caracterizadores da formação cultural brasileira: história e memória dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas. As diversidades culturais delineadas através das singularidades nas línguas, nas religiões, nos símbolos, nas artes e nas literaturas.
Oficina 03- Linguagem e novas tecnologias no espaço escolar: Entre as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, duas abordam com mais ênfase as questões referentes à inovação e tecnologia. A competência número 4 estipula o uso de diferentes linguagens, inclusive a digital, para expressar e partilhar informações. E na 5ª competência está determinada a utilização e criação de Tecnologias Digitais de forma crítica, reflexiva e ética. As novas tecnologias é uma aliada na articulação de conhecimentos e podem contribuir muito com o processo educacional nas escolas, mas para esta ação é fundamental ter clareza das práticas e fazeres pedagógicos no espaço escolar. A oficina tem como proposta dialogar com a utilização das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem.
Oficina 04- Leitura e silêncio: diferentes materiais de linguagem: Na escola, em geral, trabalha-se com exemplares de linguagem bastante uniformes, impedindo assim que os alunos conheçam suas habilidades nos processos de compreensão. Nossa proposta é de expor, em atividades de leitura, o aluno, a diferentes materiais e explorar as diferentes possibilidades que distintos textos (pinturas, desenhos, músicas, escritos,etc.) oferecem à prática da interpretação. Diferentes materiais podem ajudar o aluno a se conhecer melhor na sua relação com a linguagem e responder melhor às demandas de compreensão.
Oficina 05 - Literatura e gênero na escola: Construir discussões sobre literatura para além do espaço acadêmico, para que se possa dialogar sobre a importância da abordagem das questões de gênero através da literatura. Demonstrar a relevância da literatura e da leitura em sala de aula. Realizar a leitura e discussão de contos e crônicas de escritoras brasileiras e africanas. A escolha dos textos terá relação com a variedade de temas sobre gênero: violência contra a mulher; relacionamentos afetivos; maternidade; sexualidade; corpo; raça, entre outros.
Oficina 06- Linguagem, oralidade e escrita: