Fonte imagem 1 : www.jornalcontabil.com.br
Semana 1 - 16/04 a 23/04
Esta foi a primeira semana da idealização do projeto. Após a definição do tema a ser desenvolvido entre os grupos da classe, criamos este site na plataforma Google. Com ele, estruturamos aspectos fundamentais a serem apresentados sobre o projeto e, por fim, definimos o representante do grupo.
Definimos, através de reunião virtual entre os representantes do projeto, o Caio Rodrigues como o representante. Além disso, estabelecemos que, já que estamos no começo, as funções e atividades dos demais integrantes seriam definidas ao longo do desenvolvimento do projeto.
Nesta semana, aprendemos a estruturar o site e iniciamos o uso da ferramenta GanttProject. Entretanto, conforme mencionado no parágrafo acima, um plano estruturado com divisão de tarefas para cada membro (o que possibilita a elaboração de um projeto mais complexo no software) será desenvolvido em breve.
Por enquanto não foram encontrados problemas, mas pontos que podem ser melhorados. Como por exemplo a comunicação, que vem sendo feita por WhatsApp, mas que ainda não está tão presente como deveria, visto o início eminente do projeto.
Também não foi definido um tema com o qual todos gostaríamos de trabalhar, sendo difícil escolher dentre a gama disponível para o desenvolvimento da pesquisa e, consequentemente, do projeto.
Semana 2 - 23/04 a 30/04
Na segunda semana aprendemos como funciona um projeto e seus aspectos teóricos principais, e entendemos mais sobre a importância do uso de um diagrama de Gantt.
Realizamos nossa primeira reunião virtual. Durante esta última, definimos as funções de cada integrante do projeto: Caio será o gerente de projetos, André é o revisor e analista, Rafaela é a pesquisadora e analista e Luis é o coordenador do Gantt e designer do website.
Iniciamos o uso da ferramenta GanttProject que possui o diagrama para controlar o avanço do projeto e elaborar documentos necessários.
Por fim estabelecemos, por meio da apresentação de diversas possibilidades de temas e posterior votação entre os membros, as principais fontes de pesquisa que embasarão nosso projeto. Também gravamos um vídeo apresentando o projeto, seus objetivos e plano de execução ao professor (inserido na aba "vídeos").
Semana 3 - 30/04 a 07/05
Na terceira semana do projeto, realizamos uma reunião na terça-feira (04/05) para realizar ajustes no termo de abertura do projeto, bem como finalizá-lo para efetuar a entrega na quinta-feira, como padrão de entregas.
Para concluir a elaboração de nosso termo de abertura, o grupo precisou reconhecer seus limites para a atribuição de tarefas mensais e, também, iniciar planejamento para a organização da WBS e das subtarefas que serão atribuídas aos integrantes. Desta forma, buscamos atingir o principal objetivo proposto na elaboração deste projeto: organizar um planejamento adequado a todos os integrantes do grupo, paralelamente à entrega de uma pesquisa completa e satisfatória.
O termo de abertura do projeto está disponibilizado na aba documentos. Neste documento apresentamos tanto nossas qualidades quanto defeitos e reconhecemos em quais pontos devemos dar maior ênfase dadas as dificuldades de elaboração e aplicação.
Semana 4 - 07/05 a 14/05
Na quarta semana do projeto, discutimos sobre os comentários de feedback feitos pelo professor João Arantes e analisamos como conseguiríamos melhorar nosso projeto e efetuar as ideias propostas. Fizemos, então, algumas alterações no site, implementando links necessários para uma melhor compreensão da nossa proposta e revisamos o conteúdo anteriormente postado.
Paralelamente, cada integrante seguiu com suas atividades designadas, Caio supervisionando o andamento geral do projeto e gerenciando as tarefas gerais do grupo, André revisando o conteúdo do site e pesquisando novos materiais para a pesquisa, Luís atualizando o Gannt program e preparando o WBS para a entrega semanal e Rafaela analisando os dados e conteúdos referentes ao trabalho e buscando novas fontes para seu desenvolvimento.
Lições aprendidas: Nessa semana aprendemos que mesmo depois de uma seção do projeto ter sido concluída, podemos retornar para melhorias e avaliações, visando sempre um aperfeiçoamento das partes para que a conclusão do produto final seja também estabelecida da melhor forma. Desse modo, reconhecemos que as fases do projeto podem se sobrepor e acontecer simultaneamente.
A teoria aprendida nos ajudou também a entender melhor como podemos usar metodologias para um melhor desenvolvimento do projeto, analisando incialmente os documentos para depois arquitetarmos a estrutura do trabalho e implementá-lo. Assim, nossa análise dos documentos e dados referentes aos índices de corrupção no MERCOSUL nos auxiliou a compreender melhor como vamos nos organizar e quais grupos de países vamos estudar por semana.
Progresso Gantt:
Semana 5 - 14/05 a 21/05
Pode-se afirmar que a quinta semana de nosso projeto foi uma das mais produtivas! Neste período, o levantamento de dados inerente à pesquisa e ao produto final de nosso projeto começou a tomar forma. De acordo com o cronograma Gantt, cada membro estruturou sua base de pesquisa e preparou uma pequena apresentação para ser apresentada na reunião semanal.
Durante a reunião em si, houve intensa troca de informações e relatos que resultou em diretrizes claras para o andamento de nossa pesquisa, bem como definição de alterações no modo de execução do trabalho: foi acordado que as pesquisas referentes a cada país estudado (concomitantemente com a análise e síntese da metodologia utilizada para cálculo do índice de Percepção da Corrupção - IPC) seriam realizadas paralelamente, por diferentes membros.
Tais alterações em nosso cronograma resultaram em mais tempo, que será utilizado para organização e aperfeiçoamento de nossas pesquisas, estética do produto final e, outrossim, design do site.
Lições referentes à gestão em si: a distribuição das tarefas e gerenciamento de tempo, de forma que este último seja aproveitado ao máximo, são cruciais. A pesquisa de tema pela qual optamos nos possibilita atribuição simultânea de análise entre os membros, sem que a orientação da pesquisa em si – e, por consequência, seu resultado - seja afetada. Com isso, a etapa de coleta de informações deverá ser concluída algumas semanas antes do que foi previsto na fase inicial de nosso projeto. Isto, na prática, altera a duração probabilística de nosso projeto de uma maneira otimista e, também, possibilita maior folga entre as tarefas. Destarte, atenuam-se os riscos de que estas últimas sejam realizadas em períodos conflitantes, possibilitando maior controle do caminho crítico de nosso projeto de acordo com as diretrizes apresentadas, respectivamente, nas páginas 44 e 51 do livro guia Elaboração e Gestão de Projetos.
Lições referentes à pesquisa: com o levantamento dos arquivos do Índice de Percepção de Corrupção (aplicado aos países do MERCOSUL) nos últimos 8 anos, constata-se relativa estabilidade na pontuação e posicionamento no ranking geral das nações entre estes Estados, com exceção de algumas alterações abruptas que foram constatadas, conforme planilha abaixo.
Sabemos, até o presente momento, que a Transparência Internacional recolhe dados de treze instituições diferentes para basear as medições do IPC, sendo que estas instituições estão majoritariamente ligadas ao sistema financeiro. Nosso próximo passo será: identificar os fatores que causaram as alterações bruscas, citadas no parágrafo anterior, através da ótica do Índice.
Progresso Gantt:
Semana 6 - 21/05 a 28/05
Na sexta semana, realizamos um encontro virtual para estruturar a rede de atividades do projeto utilizando a ferramenta GanttProject.
Como solicitado para entrega essa semana, Caio e Luis gravaram um vídeo para informar o andamento do projeto e sobre as principais dificuldades encontradas, bem como o ponto forte da organização do projeto, que se encontra na aba vídeos.
Realizamos a primeira atividade prevista que era o entendimento do indicador utilizado no índice que estamos nos baseando. O Índice de Percepção da Corrupção (IPC) é o principal indicador de corrupção do mundo. Este índice utiliza diversas fontes para trazer dados que complementam esta classificação de corrupção. Para que seja considerada uma fonte válida é preciso que possua ao menos uma metodologia fidedigna, que seja de uma instituição confiável e que mantenha constância em suas avaliações. O IPC utiliza dados de 12 instituições de diversos países. Ao avaliar superficialmente, utilizando o mapa com o nível de corrupção mundial, vimos que a América do Sul não é bem vista neste quesito.
Começamos a buscar outras fontes também para encontrarmos os demais motivos para a inconstância na pontuação do Brasil e Argentina, os primeiros países a serem analisados. Está claro que essa análise dos países citados ultrapassará um pouco da data limite de término, devido ao fato de que se trata de nossa primeira análise. Ao estruturarmos o entendimento sobre os índices de corrupção brasileiros e argentinos, conseguiremos aplicar o mesmo padrão para os próximos países, assim facilitando o cumprimento do projeto.
Alteramos o foco da pesquisa para todos os países da América do Sul, pois apenas análise do Mercosul não incluiria Venezuela e Guiana Francesa.
Lições aprendidas: Entendemos que a rede de atividades de um projeto consiste em elencar as atividades de forma lógica e compreendemos também como é possível definir o início e término de cada atividade, assim podendo, ao final do cálculo, saber qual é o caminho crítico do projeto. O professor João Arantes nos guiou em relação a construção desta rede pelo GanttProject.
Progresso Gantt:
Semana 7 - 28/05 a 04/06
Na sétima semana nos comunicamos por WhatsApp para definir como faríamos para apresentar o plano de riscos e corrigir as entregas que foram equivocadas.
Para essa semana devemos entregar a rede de atividades e o gráfico do Gannt atualizando o progresso da semana, como também fazer o relatório de riscos de acordo com as diretrizes definidas pelo professor orientador (anexado na aba documentos).
Nesta semana finalizamos o estudo da corrupção nos dois primeiros países, Brasil e Argentina, e iniciamos a pesquisa do Uruguai e do Paraguai, na qual estamos um pouco atrasados, visto que deveríamos finalizar esta pesquisa na semana em questão. Ainda não começamos a publicar no site do produto final, mas em breve publicaremos, pois queremos revisar todos os textos elaborados de maneira que não tenhamos posicionamento político, apresentando apenas os fatos recolhidos em pesquisas que serão referenciadas para afastar equívocos deste tipo.
Lições Aprendidas: Nesta semana desenvolvemos o pensamento a respeito do relatório de risco e aprendemos que é muito difícil pensar nos riscos que podemos ter com o projeto, mesmo já tendo inserido no plano de atividades, pois pensar a respeito disso requer um olhar mais abrangente, como agente externo do que como autores e desenvolvedores do projeto. Assim, é necessário imaginar infinitas possibilidades para elaborá-lo, tentando ser, talvez até um pouco realista demais, se aproximando muito do pessimismo a respeito de nossa gestão e do trabalho desenvolvido e criado.
Progresso Gannt:
Semana 8 - 04/06 a 11/06
Na oitava semana de elaboração do projeto, nos ocupamos de realizar e desenvolver o plano de gestão de qualidade para a atividade semanal. Nos comunicamos por Whatsapp para melhor definirmos os responsáveis pela elaboração do conteúdo do plano e estabelecemos um cronograma para cada um dos membros do grupo escrever as atividades semanais do projeto de maneira alternada.
Nesta semana iniciamos os estudos e análises referentes à corrupção na Bolívia e no Chile, realizamos cerca de 30% das pesquisas e seguimos levantando bibliografias de diferentes fontes, buscando uma visão mais imparcial sobre o tema. Estamos também desenvolvendo os textos desse novo bloco de países de maneira a padronizar os tópicos levantados para cada grupo.
Lições aprendidas: Aprendemos a importância de uma boa comunicação entre todos os membros do grupo e que devemos sempre ter algumas informações fundamentais compartilhadas, como onde estamos, que problemas estamos enfrentando e quais ações podemos tomar, assim em conjunto podemos nos organizar melhor e seguir com o planejamento, sempre armazenando nossas comunicações para a organização do projeto.
Progresso Gannt:
Semana 9 - 11/06 a 18/06
Levando em conta as recentes determinações do professor no que diz respeito às alterações no escopo do projeto, o grupo realizou uma reunião de caráter emergencial para definir quais serão os próximos passos do andamento de nossas pesquisas. Concluímos que o máximo a ser feito é adaptar as informações coletadas ao formato de artigo, sintetizando os dados das pesquisas e reformatando nosso produto final. Ademais, o grupo continuou as pesquisas relacionadas aos países condizentes com a Semana 9 (Peru e Colômbia).
De modo geral, as pesquisas estão nos eixos e nenhum problema grave desandou o projeto.
Lições aprendidas: os integrantes tomaram a decisão de realizar revisões nos textos até agora coletados com o objetivo de identificar eventuais plágios e/ou exposições de informações tendenciosas. Redobramos nossa atenção com as citações utilizadas, bem como com as fontes que utilizamos para nossas buscas.
Progresso Gannt:
Semana 10 - 18/06 a 25/06
Nesta semana houve o congresso acadêmico na universidade, e graças a intensa dedicação ao evento não obtivemos progresso no projeto, o professor também não cobrou nenhuma entrega para esta semana, então na próxima semana teremos de compensar por não ter realizado tarefas nesta semana.
Semana 11 - 25/06 a 02/07
Com a mudança no escopo do projeto realizado pelo professor, estamos agora focando na realização de um artigo, compilando nossas pesquisas sobre cada país da América do Sul.
Iniciamos o processo de revisão das pesquisas por meio de divisão de países para cara integrante do grupo, podendo assim, ter um controle melhor do conteúdo a ser exposto no artigo sem sobrecarregar ninguém.
Lições aprendidas: Entendemos a importância de um bom planejamento e organização para um bom andamento de projeto, através do plano de gestão de qualidade podemos levantar questões-chave que devem ser consideradas e quais ações deveriam ser tomadas por quem e quando em cada uma delas, podendo assim surgir retrabalhos a serem descobertos e realizados.
Progresso Gannt:
Semana 12 - 02/07 a 09/07
Todos os integrantes já iniciaram a produção do texto a ser colocado no artigo e as tarefas de gestão do projeto se aproximam do fim, já que, com o artigo finalizado restará apenas a entrega do produto final, e como não se trata mais de um site, não será necessário pensar em diferentes formas de torná-lo atrativo para visitantes, mas a preocupação de tornar o artigo um produto de igual qualidade se mantêm.
Dessa forma cada integrante já levantou suas referências e está, na medida do possível, nas retas finais da produção do artigo, visto que ainda há a revisão do artigo para ser realizada, bem como a aprovação das partes dos outros integrantes que será feita por todos os membros para garantir um produto de boa qualidade.
Lições aprendidas: Nesta Semana aprendemos a realizar o levantamento de fontes para usarmos como referência, bem como a escrever um artigo sem expressar opiniões, mas sim, fazer apontamentos com base em fatos concreto, utilizando de outros artigos, livros ou até mesmo de notícias, desde que referenciadas para garantir que é confiável.
Progresso Gannt:
Semana 13 - 09/07 a 16/07
Na décima terceira semana do projeto, mantivemos contato através do Whatsapp para compartilharmos informações relevantes e que poderiam ser utilizadas em nossa bibliografia, finalizamos o artigo sobre a Corrupção nos países da América do Sul e realizamos um processo de correção e revisão geral para conferir se abordamos todos os pontos pretendidos no projeto, realizando a entrega final através do Moodle. Também fizemos correções no site, como indicado no feedback da semana anterior, removendo a aba de produto criado.
Lições aprendidas: Na última semana aprendemos como lidar com a parte final de um projeto, como realizar a revisão e garantir que tudo esteja de acordo com o pretendido no escopo do projeto. Mesmo com a mudança do formato para artigo, o grupo soube lidar bem com a organização e divisão de tarefas, percebendo que a melhor maneira para a escrita seria dividindo os países entre os integrantes, mas com todos participando da revisão geral.
Em relação a resolução de conflitos abordada nas vídeo-aulas, o grupo não apresentou grandes conflitos a serem superados, todos concordaram com o o objetivo do projeto e apesar da interdependência na escrita do artigo, todos cumpriram com suas partes, possibilitando a entrega.
Progresso Gannt:
Semana 14 - 16/07 a 23/07
Entrega do artigo
Semana 15 - 23/07 a 30/07
O artigo idealizado pelo grupo recebeu um feedback positivo, conseguimos utilizar análises baseadas em dados e sem vieses.
Considerações finais: a participação neste curso e a idealização do projeto nos proporcionou uma ótimo conhecimento sobre trabalho em grupo, organização e identificação de problemas.
Tivemos que definir funções para cada integrante e manter uma comunicação clara para que não houvesse interferências inesperadas durante o projeto.
Utilizando ferramentas, planos, estabelecendo objetivos e gerenciando o tempo pudemos manter o projeto organizado.
Buscamos também a identificação de problemas criando relatório de risco e gerenciando possíveis conflitos que poderiam aparecer no decorrer do projeto.