‘’Há um mundo que grita parado.
Que reclama, gesticula, se entristece, se angustia...
Mas permanece: estático.
Esse mundo não percebe, que palavras sem caminhada,
Não estremecem as estruturas de injustiças historicamente enraizadas.
Da indignação, há sempre vozes que juntas podem ecoar mais alto, e aí quem sabe...
Não fazer nascer a or no asfalto...’’. - Franco de Castro
O [Re]considere é um coletivo independente, sem fins lucrativos, que abraça a Educação como causa. O coletivo foi criado no final de 2013 em Niterói (RJ), dentro do Projeto Construindo Saber, a partir de um grupo plural de educadores, artistas e comunicadores sociais incomodados com o sistema de ensino defasado que impera nas salas de aula país afora: mercadológico, hierárquico, com crianças e adolescentes enfileirados, sem voz e protagonismo.
Em 2016, o Reconsidere realizou seu projeto mais audacioso, denominado: ‘’Reconsidere - A Viagem’’ – onde visitou e documentou doze iniciativas alternativas de educação em seis países da América do Sul que fogem do modelo convencional. Viabilizado através de um financiamento coletivo na internet o projeto ‘Reconsidere - A Viagem’ deu origem à websérie “O que eles têm para nos dizer?”, que mostra a diversidade dessas experiências educativas na América do Sul, através de um episódio de cada projeto visitado, explicando suas propostas metodológicas, como se constroem as relações interpessoais nesses espaços, as dificuldades que travam, a relação de suas práticas com a transformação da realidade e, principalmente, a escuta às crianças.
A websérie concorreu ao prêmio de melhor documentário no Rio WebFest 2017 - um festival internacional de webséries - e vem participando de inúmeros festivais de cinema no Brasil. As produções audiovisuais, traduzidas para espanhol, português e inglês, já alcançaram cerca de 70.000 pessoas por todo o mundo - com destaque para a nossa participação e interlocução em diferentes países da América do Sul levando essas discussões.
A web-série: “O que eles têm para nos dizer?” já tem 8 episódios lançados no canal do [Re]considere no Youtube. Caso queira acompanhar de perto o nosso trabalho, segue abaixo as nossas produções e a potência da América do Sul!
Em 2022, o coletivo promoveu diversos cineclubes em 3 escolas (IFRJ, campus Niterói, UMEI Vale Feliz e Escola Democrática), a partir da Lei de Incentivo da secretaria de cultura de Niterói, criando canais de diálogo, escuta e reflexões com profissionais de educação, famílias e estudantes.
Ação nas Ruas - 2014
Ação nas Ruas - 2015
Nossa antiga sede!
Entrevistas em São Paulo - 2015
Ocupação CIEP Cantagalo - 2015
Ocupação CIEP Cantagalo - 2015
Conane - 2015
Exposição Escola Prisão - 2015
Encontro do Ministério Público - 2015
Unicamp - 2015
Peru - A Viagem - 2016
Chile - A Viagem - 2016
Ocupação IEPIC - 2016
Rio Web Fest 2017
Encontro de Coletivos de Niterói 2017
Cinedebates 2019
Mutirão de 2019
Mutirão de 2020
Cinedebates 2022