SEMANA 1 - 11/10 a 15/10
Execução Inicial - Iniciamos o projeto a partir de uma reunião em que pudemos nos conhecer e levantar os principais desafios à serem superados durante o trabalho. Criamos um grupo nas redes sociais para nossa comunicação, demos andamento ao início do site do projeto e criamos o termo de abertura com as principais informações sobre o trabalho. De forma inicial, decidimos que na primeira semana os integrantes do grupo iriam ter contato com todas as áreas de conhecimento que abrangem o projeto (estatística e manipulação de dados), ao passo que tal contato inicial dará a oportunidade de identificarmos afinidades com tais áreas, e assim teremos mais segurança na divisão de tarefas que faremos na próxima semana.
Lições aprendidas - Dado o grande número de atividades que iremos desempenhar, ficou claro para o grupo a necessidade de organização e divisão de tarefas. Cada integrante do grupo precisará estar alocado no estudo da área que mais possui afinidade, dessa forma conseguiremos atingir a excelência que desejamos ao longo de todo o processo.
SEMANA 2 - 18/10 a 22/10
Retrato e Temáticas - Resolução e Discussão de Ideias para o desenvolvimento saudável do grupo e do projeto per si, além de, como planejado, Distribuição de tarefas e cargos para a realização das atividades de forma mais independente e sistemática dos indivíduos do grupo de trabalho.
Resolução e Discussão de Ideias - Ao nos reunirmos em mais uma segunda-feira, como determinado anteriormente, pudemos compartilhar nossas ideias acerca do parecer e proceder das atividades gerais do grupo, além de compreendermos melhor o intuito da atividade proposta pelo curso e o possível decorrer dela. Conseguimos traçar um ideal de trabalho, porém, ainda de forma muito fluida, visto que estamos apenas no início do projeto.
Distribuição de Tarefas e Cargos - Nesse mesmo encontro, fomos capazes de definir diretrizes para cada membro do grupo, com cargos nomeados e atividades específicas determinadas, a fim de aumentar a sistematização dos trabalhos, a independência dos membros do grupo e a fluidez dos resultados. Um sistema de responsabilidade e supervisão foi desenvolvido para dois meios distintos do projeto, o de design, organização e estruturação do projeto e da apresentação áudio-visual do mesmo, e o de estudos vinculados de estatística e da linguagem de programação “R”. Além disso, um cargo de Gerente Geral do Projeto foi designado a um dos membros, que permeará os dois meios do projeto e atuará como um moderador e organizador dos mesmos.
Lições Aprendidas - Nossas discussões de ideias levaram-nos a entender que mesmo com a separação de cargos e tarefas, ainda é de sumário dever e responsabilidade de cada um dos membros de estar a par, além de poder atuar ou ajudar em cada detalhe do projeto, tornando o trabalho menos hierarquizado, porém, mais “democrático” para/com cada um destes membros.
SEMANA 3 - 25/10 a 29/10
Atividades da Semana - Nesta semana de forma não tão usual, no reunimos na terça feira ao invés de segunda. Como os integrantes do grupo possuem horários e disponibilidades distintas, por vezes temos dificuldades em realizar a reunião semanal com todos presentes. De forma objetiva, debatemos e conversamos sobre a Rede de Atividades a ser realizada na semana, e percebemos que não seria algo de grande dificuldade dado que já tínhamos discutido anteriormente a linha do tempo do projeto e as divisões das funções dentre nosso grupo. Também conversamos sobre a nossa evolução no estudo da estatística e manipulação de dados via R, bem como os desafios de dominar uma ferramenta que outrora era pouco conhecida por nós. Pouco a pouco, nosso grupo vem ganhando forma e coesão para que o trabalho aconteça com excelência e produtividade.
Lições aprendidas - Em mais uma semana se execuções e discussões, ficou claro que nosso empenho no estudo da analise de dados precisa ser mais intenso, dado que está se aproximando a data em que precisaremos iniciar as execuções e disputar as olimpíadas. Também conseguimos perceber que com um pouco de flexibilidade dos participantes do grupo, conseguiremos nos reunir todas as semanas mesmo com as diferentes agendas e disponibilidades dentre os integrantes.
SEMANA 4 - 01/11 a 05/11
Atividades da Semana - Nesta semana nos reunimos como de costume para realizarmos uma discussão acerca da realização do Plano de Riscos. Na reunião, realizamos o levantamento e a análise dos principais riscos referentes a execução do nosso projeto, resultando em uma maior previsibilidade e segurança em todos os próximos passos a serem executados. Conjuntamente, o grupo vem estudando estatística e R através das vídeo-aulas contidas no site do professor João Alberto, desta forma nos preparando para a execução das atividades relacionadas a analise de dados e principalmente a Olimpíada.
Lições aprendidas - O Plano de Riscos trouxe ao grupo uma sensação de segurança, pois através de sua execução, conseguimos antecipar as principais possibilidades negativas que estamos expostos na execução do trabalho, bem como levantar as possíveis ações de mitigações caso tais riscos se tornem realidade. Através disso, conseguimos compreender que o levantamento e a analise dos principais riscos são essenciais para a segurança do projeto. O grupo também vem apresentando evolução no manejo do software R e sua implementação para a análise de dados.
Como consta abaixo no Gantt Project do Projeto Charlie, seguimos com o planejamento apresentado em nosso plano de atividades.
SEMANA 5 - 08/11 a 12/11
Atividades da Semana - Nesta semana, nos reunimos na Quarta-Feira para realizar o desenvolvimento do Plano de Gestão de Qualidade. Durante a reunião, esclarecemos os passos necessários, desde o planejamento até encerramento das atividades, para esclarecer a proposta e gerenciar de forma correta o bom andamento do projeto, além de como e quando realizar tais passos por meio de ações diretas dos membros do grupo responsáveis direta ou indiretamente por cada setor. Adicionalmente, discutimos acerca do encerramento dos estudos de Estatística Descritiva e do início próximo dos estudos de Estatística Inferencial. Nos deparamos com o primeiro teste requisitado pelo professor e pretendemos atualizar o cronograma e reunir o grupo para realizar a atividade.
Lições Aprendidas - A Reunião foi produtiva em relação aos estudos e o Plano de Gestão de Qualidade trouxe para o grupo um alicerce de atividades, semelhante à Rede de Atividades, mas de forma mais abrangente. Podemos contar com a resolução dos passos propostos, tornando o projeto mais palpável com uma sensação de que: “caso X ocorra, sabemos que para manter a qualidade do projeto, o membro ou os membros Y devem realizar Z”. Isso, com certeza, mantém o trabalho de cada membro mais fluido e concede um fundamento mais resistente para a qualidade final do projeto.
Como consta abaixo no Gantt Project do Projeto Charlie, seguimos com o planejamento apresentado em nosso plano de atividades.
SEMANA 6 - 15/11 a 19/11
Atividades da Semana - Nesta semana nos reunimos com o objetivo de organizar a realização da primeira atividade envolvendo o R. Durante a conversa, os integrantes do grupo conseguiram discutir a respeito da evolução nas habilidades que envolvem tratamento de dados. Ficou claro para todos os participantes que a ferramenta não é complicada, e com um pouco de dedicação todos conseguiremos uma expressiva evolução. De forma conjunta, também conseguimos colocar em prática as divisões internas que tínhamos planejado para a execução das atividades no R, de forma que ficou evidente a importância da organização durante todo o processo.
Lições aprendidas: Essa semana foi marcante de certa forma, pois foi a semana que quebramos os tabus a respeito do R. Conseguimos, mesmo que de forma básica, manejar os dados sem tantas dificuldades. O teste foi interessante pois nos motivou a estudar ainda mais, e nos tornarmos melhores para os próximos desafios do projeto.
Como consta abaixo no Gantt Project do Projeto Charlie, seguimos com o planejamento apresentado em nosso plano de atividades.
SEMANA 7 - 22/11 a 26/11
Atividades da Semana - Essa semana nos reunimos para conversamos sobre o andamento do projeto e sobre os erros cometidos na semana passada. Não tínhamos entendido ao certo como realizar as atualizações do Plano de Atividades na semana passada, essa semana alinhamos e definimos como isso poderia ser realizado. A realização do segundo desafio foi conforme o primeiro: mais uma vez percebemos a facilidade de utilizar o R, e também sua fácil empregabilidade na análise de dados. Por fim, respondemos o formulário enviado pelo professor sobre eventuais dúvidas sobre a execução do projeto. Assim como nas ultimas semanas, o grupo tem se dedicado ao estudo do R e da estatística, a fim de obter um resultado satisfatório na Olimpíada a ser realizada ano que vem.
Lições aprendidas: Essa semana conseguimos nos encontrar e corrigir erros realizados na semana passada, conseguimos entender o que precisa ser feito e o porque não tínhamos entendido na semana passada. O grupo também vem apresentando uma boa evolução no tratamento de dados com o R, já se tornando uma ferramenta familiar para todos os integrantes.
Como consta abaixo no Gantt Project do Projeto Charlie, seguimos com o planejamento apresentado em nosso plano de atividades.
SEMANA 8 - 29/11 a 03/12
Atividades da Semana - Nesta nova semana, nos reunimos como de usual. Debatemos acerca do progresso dos estudos e confirmamos os resultados de aprendizado de cada membro as tarefas relativas ao Teste 3. Os projetos de estudo de cada membro é idêntico, mas a individualidade no entendimento de cada membro é uma variável mais volátil que acaba gerando um descompasso geral no progresso de assimilação do conteúdo. Mesmo assim, não está se apresentando como um problema ou erro, visto que nenhum membro está atrasado. Em geral, estamos todos, nesse momento, na metade do conteúdo de estatística inferencial.
Vale a pena ressaltar também, que o grupo já vem obtendo familiaridade com o conteúdo de Regressão Linear e uma boa relação com o R, visto que a UC de Econometria I cobra ou vem cobrando justamente esses pontos de estudo.
Lições aprendidas: Nesta semana, apenas confirmamos e repetimos o que já vínhamos fazendo, tendo poucos problemas e quase nenhuma novidade ou ressalva. Mesmo assim, pudemos aprender melhor sobre a coordenação de nosso trabalho em equipe, através da comparação entre nossos progressos individuais de estudo e da realização das atividades propostas para a semana. Também pudemos confirmar a efetividade da divisão de tarefas e o bom andamento do projeto até então.
Como consta abaixo no Gantt Project do Projeto Charlie, seguimos com o planejamento apresentado em nosso plano de atividades.
SEMANA 9 - 06/12 a 10/12
Atividades da Semana - Nesta semana nos reunimos com o intuito de resolver os problemas a cerca da atualização semanal do nosso Plano de Atividades, e também organizarmos a realização do teste semanal. Nas últimas semanas tivemos erros recorrentes na atualização do andamento do nosso projeto, depois de alguns apontamentos do professor, decidimos nos reunir para discutirmos possíveis enganos e desalinhamentos internos à nossa equipe. Decidimos delegar a função da atualização do gráfico Gantt à Laura Morgana e a Júlia Minzoni, pois são as integrantes do grupo que mais dominam a ferramenta Gantt Project, e o Gustavo Velez ficou responsável por coletar as atualizações e inseri-las no semanário. Combinamos também que caso voltemos a ter este mesmo problema, iremos agendar uma reunião com o professor para um melhor alinhamento.
Paralelamente, os integrantes Inara Camargo, Juan Rubens, Leonardo Yudi e João Moia iriam se reunir para a realização do teste semanal. Os integrantes seguem no estudo dá estatística inferencial se aproximando do tópico de regressão linear.
Lições Aprendidas - Nesta semana ficou evidente a necessidade da equipe se reunir para o debate de ideias e problemas. Percebemos que só conseguimos resolver os entraves e evoluir o processo quando todos estão engajados e participando das discussões internas. Seguimos também evoluindo no manejo de dados via R e no domínio da teoria estatística.
Como consta abaixo no Gantt Project do Projeto Charlie, seguimos com o planejamento apresentado em nosso plano de atividades.
SEMANA 10 - 13/12 a 17/12
Atividades da Semana - Nesta semana não houve reunião geral do grupo, apenas os membros de um determinado setor para a realização de suas atividades próprias. Isso porque seguimos o planejado em nossa última reunião geral, para solucionarmos os possíveis problemas da semana e realizarmos o teste semanal. Seguindo esse plano, na última avaliação de desempenho, fomos capazes de, segundo as notas do professor, solucionar os problemas recorrentes nas atividades semanais e na atualização do site. Assim, decidimos manter as mesmas propostas e métodos nessa semana.
Em síntese, as integrantes Laura Morgana e a Júlia Minzoni, por serem, como dito na última atualização, as integrantes do grupo que mais dominam a ferramenta GanttProject, atualizaram o gráfico do planejamento de atividades, enquanto, nessa semana, o João Moia realizou a atualização e alocação de informação no semanário online do projeto.
Da mesma forma que na última semana, os mesmos integrantes do projeto: Inara Camargo, Juan Rubens, Leonardo Yudi e João Moia reuniram-se e realizaram o teste semanal. Os integrantes começam, agora conjuntamente, os estudos do conteúdo de regressão linear.
Nessa semana, ao nosso ver, não tivemos problemas na atualização do projeto no site ou nos conteúdos programáticos, portanto, nos abstemos de requisitar uma reunião com o professor.
Lições Aprendidas - Nesta semana, passamos a nos acostumar a um novo método de realização das atividades, tanto em relação à atualização do site quanto aos testes. Percebemos, com o feedback da última semana, que pudemos resolver os impasses e evoluir no projeto após uma reunião geral e resolução conjunta dos problemas apontados pelo professor. Portanto, pretendemos dar o máximo para mantermos o mesmo padrão de qualidade, senão melhor.
Da mesma forma que semana passada, também seguimos aperfeiçoando o entendimento acerca do programa R e o domínio da teoria estatística.
Como consta abaixo no GanttProject do Projeto Charlie, seguimos com o planejamento apresentado em nosso plano de atividades.
SEMANA 11 - 02/01 a 07/01
Atividades da semana - Nessa semana tivemos grandes baixas, com mais de 71% do grupo sofrendo com problemas diversos de saúde simultaneamente a nossa organização ficou mal resolvida e não concluímos muitas tarefas que deveriam ser realizadas e concluídas, por função disso, sofremos um atraso nos estudos e nos envios, o que por sua vez levou uma falta de conclusão semanal.
Visto a falta de comunicação do grupo e os integrantes na volta desse recesso, optamos por executar nossas atividades no final de semana e na semana posterior, por suposto não vimos a míngua de marcar o encontro síncrono com o professor.
Como conversado após o feedback do professor, combinamos de nos concentrar no final de semana para concluirmos parcialmente a realização dos estudos dessa semana. Deixando a outra metade para a semana posterior, ainda assim, nos atentando para não atrapalhar a realização das olimpíadas.
Como é visto no gráfico do GanttProject (vide imagem anexa à baixo) o grupo realizou pouco para o pedido/programado dessa semana, entretanto, não sofreremos grandes atrasos em nossos estudos, sequer em nosso planejamento para as olimpíadas.
Lições Aprendidas – A falta de comunicação e casos de covid, síndromes gripais e outros casos médicos fez com que o grupo entendesse que a comunicação entre os integrantes era realmente necessária, mas ainda superamos as desavenças conseguimos entender o estudo teórico de estatística inferencial.
SEMANA 12 - 10/01 a 14/01
Atividades da Semana - Nessa semana, realizamos um encontro síncrono na segunda-feira, no qual discutimos sobre o desafio proposto na semana anterior, que não foi realizado por conta de problemas internos e desorganização da equipe. Separamos as tarefas de cada integrante, de forma a colocar em dia as tarefas com atraso. Além disso, outra pauta do encontro foi a realização da olimpíada, mediante todo o conhecimento adquirido pelos membros ao longo do curso. Realizamos cada uma das questões propostas pelo professor utilizando o software R, escolhemos as alternativas e o integrante responsável enviou de acordo com as instruções.
Também realizamos as últimas atualizações do website, de forma a prepará-lo para a avaliação final e o encerramento do curso.
Lições aprendidas - Essa semana aprendemos a importância do planejamento e da organização em um projeto, sobretudo na criação de um plano de riscos e nas alternativas para supera-los. Tentamos aplicar isso para contornar o não cumprimento das atividades da semana passada e obtivemos êxito.
Além disso, nos aprofundamos ainda mais no software R, para a realização dos exercícios da olimpíada.
Segue abaixo o desenvolvimento semanal, como apresentado no plano de atividade, pelo GanttProject do projeto Charlie.
SEMANA FINAL - 17/01 a 21/01
1- O projeto se desenvolveu conforme o planejado?
Sim, tivemos uma boa dinâmica de produção, onde todos os integrantes do grupo tiveram uma parcela considerável de participação e formação do resultado final. Conseguimos ao longo do semestre melhorar nossas competências no campo da análise de dados via R, e também completar todas as atividades referentes ao gerenciamento do nosso projeto.
2- Quais foram os maiores desafios?
Os maiores desafios foram a aprendizagem referentes a novas ferramentas, como o R e o Gantt Project. Nosso grupo ainda não tinha tanta experiência no uso dessas ferramentas e tivemos algumas dificuldades no início, que foram solucionadas com sucesso com a utilização de todo o material didático fornecido pelo professor.
3- Quais foram as lições aprendidas?
Acredito que a principal lição aprendida pelo grupo é que com planejamento e uma boa divisão de tarefas, um projeto que inicialmente parece ser muito complexo acaba ficando leve e prazeroso de ser realizado. Entendemos também o quão importante é a participação e o engajamento de todos na realização das atividades.
4- O que você recomenda aos alunos da próxima turma?
Recomendo que utilizem ao máximo todos os materiais disponibilizados ao longo da matéria, pois eles ajudarão muito na execução das atividades, também é interessante sempre analisar o projeto que o professor disponibilizar como modelo ideal, e tentar chegar mais próximo possível dele. Também é de suma importância uma divisão eficiente de todas as tarefas para os integrantes do grupo.